TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do Ciclo de Vida

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Centro de Tecnologia e Geociências - CTG

Departamento de Engenharia de Produção | Semestre Letivo : 2020.3  

Disciplina: Sistemas de Gestão Ambiental |Professora: Gisele Sena

3° Exercício Escolar

Avaliação do Ciclo de Vida


Aluna: Carolina Coutinho

Introdução

Visto que a preocupação ambiental - e mais especificamente, a preocupação com resíduos de produtos, poluição de processos e escassez de matérias-primas -  é cada vez maior, ferramentas que geram dados que sirvam de apoio para decisões de ações que diminuam ou acabem com esses impactos ambientais são necessárias. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) considera a produção de produtos e serviços desde a extração de matérias-primas até a disposição de rejeitos e para onde eles vão no final.

Neste trabalho, foquei em trazer os conceitos básicos referentes à estruturas de uma avaliação de ciclo de vida e alguns exemplos práticos da sua aplicação.


Desenvolvimento

Definição teórica

A avaliação do ciclo de vida, ou ACV, é uma ferramenta de avaliação de impacto ambiental de produtos e processos, que considera todo o ciclo de vida, desde a aquisição de matérias-primas até a disposição final. Assim sendo, a ACV é considerada uma ferramenta de suporte à tomada de decisão, de forma a observar quais estágios apresentam maior impacto ambiental e buscar alternativas mitigadoras ou substituições que diminuam esse impacto. Anteriormente a ACV era feita de modo que análises semelhantes chegavam a resultados totalmente diferentes, por isso percebe-se a necessidade de uma normalização, gerando a série de normas ISO 14040 (COLTRO,2007; MIRANDA, 2012; WILLERS et al., 2013).

[pic 2]

O estudo de ACV é dividido em 4 etapas:  definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação de impactos e interpretação de resultados.

[pic 3]

Na etapa de objetivo e escopo temos a definição: da razão por trás da análise e qual aplicação pretendida; das funções, fronteiras e unidade funcional; e dos parâmetros de avaliação, como qualidade dos dados, métodos de alocação, categorias de impacto, pressupostos e limitações.

[pic 4]

Na etapa de análise de inventário de ciclo de vida (ou ICV), são levantados dados sobre o sistema, e as entradas (energia, matéria prima, materiais auxiliares, produtos, coprodutos e resíduos) e saídas (descargas para ar, água e solo) são quantificadas.

Na etapa de avaliação de impactos do ciclo de vida (ou AICV), as informações resultantes da etapa de análise de inventário são interpretadas e relacionadas à impactos ambientais específicos, reduzindo os dados numerosos do ICV.

E finalmente, na etapa de interpretação de resultados, os dados gerados na ICV e na AICV são combinados com o objetivo e escopo já definidos para chegar à conclusões e gerar recomendações (MORAGA, 2017; MIRANDA,2012; COLTRO, 2007; WILLERS et al., 2013).

Em 2002 foi fundada a Associação Brasileira de Ciclo de Vida, que atua através da realização de conferências com o intuito de promover e consolidar o uso da ferramenta.

Usos práticos - exemplos

  • Um exemplo de aplicação é no setor da construção. No artigo de Moraga (2017), o ACV é utilizado para analisar os impactos ambientais de uma unidade habitacional do programa Minha Casa Minha Vida, com enfoque nos aspectos termoenergéticos.

    [pic 5]
  • O ACV pode ser utilizado também para análise de toda uma matriz energética, como Miranda (2012) faz em sua dissertação, onde é calculado o fator de emissão de GEE (gases de efeito estufa) da matriz elétrica brasileira.
  • Um conceito muito ligado ao ciclo de vida é a logística reversa, como Rocha (2020) demonstra ao analisar a logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) e seus impactos ambientais positivos e negativos da logística reversa de REEE de pequeno porte na Região Administrativa de Campinas.
  • Já Nobrega et al. (2019) analisa resíduos sólidos domiciliares, onde a maior parte dos resíduos recicláveis é composta por papel e papelão (análise mundial, nacional e local), e o ACV analisa os procedimentos da coleta seletiva da Associação de Catadores de Resíduos de João Pessoa.

    [pic 6]
  • Temos ainda o estudo de Morita et al. (2017), que foca na cadeia produtiva do jeans brasileiro, desde a extração da fibra até o acabamento da peça confeccionada.


Conclusão

É possível então, concluir que embora recentes, diversos estudos em áreas variadas já estão sendo realizados no Brasil, comprovando a possibilidade ampla de aplicações. Ao conscientizar os demais alunos sobre o que é o ciclo de vida de um produto e como construirmos um modelo plausível do fluxo de produção, espera-se promover uma mudança nos hábitos de consumo e na seleção de produtos.

Vimos ainda que a avaliação do ciclo de vida pode ser considerada uma ferramenta de tomada de decisão, ou seja, não basta apenas saber o que acontece, deve-se agir e melhorar o cenário visando uma cadeia produtiva mais sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (255 Kb)   docx (965.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com