TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES BIOLÓGICAS ATIVIDADE DE ESTUDO DE CASO

Por:   •  9/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

BASES BIOLÓGICAS

ATIVIDADE DE ESTUDO DE CASO

Caracterizada por provocar sangramentos no interior de uma articulação (denominado hemartroses) hemorragias musculares, em outros tecidos ou cavidades, a doença hemofilia pode ser dolorosa para o paciente e, caso não seja tratada adequadamente, as hemorragias podem causar lesões irreparáveis na capacidade física.

O enfermo hemofílico apresenta sintomas como febre, lesões ósseas e manchas roxas desencadeadas pelos sangramentos intramusculares e nas articulações. Nos pacientes mais graves podem até sangramentos ao executar tarefas simples do dia-a-dia, como exemplo, caminhar.

A hemofilia é perigosa e colocar o paciente em eminente risco de vida, uma vez que podem haver sangramentos intracraniano com sintoma de confusão mental, perda de consciência, convulsões e dores de cabeça.

Classificada em A e B, ambas são causadas por baixo nível ou ausência das proteínas do sangue que controlam as hemorragias. A hemofilia A é causada por uma deficiência de fator VIII e a hemofilia B é causada por uma deficiência de fator IX. Portanto, clinicamente, não existe diferença entre os dois tipos de hemofilia – apesar do tipo A ser a mais comum do que o tipo B.

A hemofilia é uma condição hereditária, mas cerca de 30% dos casos ocorrem sem história familiar.

Doença genética recessiva, a hemofilia hereditária é ligada ao cromossomo X que causa uma desordem no mecanismo de produção da coagulação sanguínea.

Os possíveis genótipos e fenótipos dos portadores de Hemofilia:

Genótipo: XhY, XhXh / Fenótipo: Hemofílico

Genótipo: XHXh / Fenótipo: Portador de Hemofilia

Genótipo: XHY, XHXH / Fenótipo: Indivíduos normais

A hemofilia é rara e o diagnostico é feito através de um teste genético, que permite estabelecer melhores estratégias terapêuticas.

A hemofilia é tratada pela administração do fator da coagulação em falta no sangue obtidos do plasma humano ou por meio de técnicas de engenharia genética.

Cuidados que o hemofílico deve ter são: não fazer uso de medicamentos sem orientação médica, evitar atividades físicas que ofereçam atrito com outras pessoas, ter extremo cuidado para evitar ferimentos e lesões, avisar que é hemofílico quando fizer algum procedimento e seguir as recomendações médicas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza gratuitamente o tratamento para hemofilia.

REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Hemofilia. Biblioteca Virtual em Saúde - BVSMS. Brasilia-DF. Disponível em: https://bityli.com/ekJFm. Acesso em: 25 abr. 2022.

NUNES, Cássia. Hemofilia. Fiocruz. Rio de Janeiro-RJ. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/hemofilia.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.

LEMOS, Professor Dr. Layon Zafra. Bases Biológicas. Paranavaí-PR: Edufatecie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com