TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coca cola

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Estadual De Feira De Santana

Departamento de Ciências Exatas-DEXA

Engenharia de Alimentos

Tensão superficial

Método do Peso da Gota

Amábile Ferreira Rocha

Feira de Santana-Ba

Fevereiro de 2016

[pic 2]

Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Ciências Exatas-DEXA

Disciplina: EXA 415- Físico-Química II

Docente: Tereza Simonne Mascarenhas Santos

Tensão superficial

Método do Peso da Gota

Amábile Ferreira Rocha

Relatório a ser apresentado à Universidade Estadual de Feira de Santana, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Físico-Química II, orientado pela professora Tereza Simonne Mascarenhas Santos, no curso de Engenharia de Alimentos.

Feira de Santana-Ba

Fevereiro de 2016

  1. INTRODUÇÃO
  1. Aspectos gerais sobre tensão superficial

                 Quando as moléculas que se encontrem no seio do líquido interagem isotropicamente com as adjacentes, atuando sobre elas uma força resultante nula. No entanto, as moléculas que se encontram à superfície, ou seja, na interface líquido-gás, vão interagir muito menos com as moléculas do gás do que com as moléculas do líquido, o que resulta numa força total atrativa dirigida para o interior do líquido. A força resultante que atrai as moléculas da superfície de um líquido para o seu interior torna-se o principal obstáculo para a formação de bolhas, gotas e a nucleação de cristais em líquidos. Como estas forças de coesão tendem a diminuir a área superficial ocupada pelo líquido, observamos freqüentemente gotas adotarem a forma esférica. Pela mesma razão ocorre a formação dos meniscos, e a conseqüente diferença de pressões através de superfícies curvas ocasiona o efeito denominado capilaridade. A esta força que atua na superfície dos líquidos dá-se o nome de tensão superficial e, geralmente, quantifica-se a mesma determinando-se o trabalho necessário para aumentar a área superficial. Permitindo avaliar a energia das forças intermoleculares, sendo ela a medida da resistência do filme que parece cobrir a superfície de um líquido ou até mesmo a tendência das moléculas da superfície de serem puxadas para o corpo do líquido.

A tensão superficial surge nos líquidos como resultados do desequilíbrio entre as forças que atuam sobre as moléculas da superfície em relação às que se encontram no interior da solução, pois os líquidos tendem a adotar formas que tornam mínima a sua área superficial, de modo em que o número máximo de moléculas fica no interior da fase líquida, envolvidas pelas moléculas vizinhas e com elas interagindo. Por isso, as gotículas de líquido tendem a ser esféricas, pois essa forma é a que tem a menor área superficial para um dado volume.

A superfície livre de um líquido diminui com a passagem das moléculas de sua superfície para seu interior. Considerando o trabalho realizado por moléculas que realizam esse movimento, as forças atrativas realizarão sobre elas um trabalho positivo, surgindo então definição, para porções infinitesimais da área da superfície (dA), relacionada ao trabalho (dw) como,

,[pic 3]

Ou, integrando a equação e isolando o [pic 4]

[pic 5]

Onde  representa o coeficiente de tensão superficial do líquido, sendo expresso em unidades de energia por unidade de área ou força por comprimento[pic 6]

            As implicações deste fenômeno são bem mais amplas e estão diretamente relacionadas a muitas situações industriais, como os processos de fermentação, formação de gelo durante o resfriamento de alimentos e estabilidade de emulsões e espuma, bem como às funções vitais, como a tensão superficial nos pulmões. Da mesma forma, o processo de tingimento nas indústrias têxteis necessita da adição de uma substância que diminua a tensão superficial.

  1. OBJETIVOS

        Determinação da tensão superficial da água pelo método do peso da gota.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

    3.1 Materiais utilizados

Equipamento

Quantidade

Capacidade

Balança analítica

01

-

Bureta

01

25 mL

Béquer

20

50 mL

Termômetro

01

0 – 100ºC

  1. Reagentes
  • Água – H2O;

  1. Métodos (Método do Peso da Gota)
  1. Procedimento
  • Prender uma bureta em um suporte universal;
  • Pesar seis béqueres vazios e anotar os valores;
  • Encher a bureta com água destilada a temperatura ambiente;
  • Medir a temperatura da água com auxílio de um termômetro;
  • Recolher 10 gotas de água no béquer 1, previamente pesado;
  • Repetir o procedimento 2 vezes (com outros dois béqueres);
  • Anotar o volume e a massa correspondente às gotas recolhidas;
  • Repetir o mesmo procedimento usando água destilada gelada
  • Determinar o peso e o volume de uma gota;
  • Calcular  e obter f;      [pic 7]
  • Calcular tensão superficial(γ) através da equação.
  1. DISCUSSÃO E RESULTADOS
         4.1) Procedimento

Através da lei de Tate foi possível utilizar os dados experimentais para o cálculo da tensão superficial da água. Essa lei rege que  no momento em que a gota se desprende do tubo, a força peso gerada pela formação da gota se iguala às forças da tensão superficial que sustentam essa gota e atuam ao longo da circunferência que permance em contato com o restante do líquido. Sabe-se, entretanto, que a gota não se desprende na extremidade da bureta, mas sim, abaixo. Portanto, não se tem certeza se o liquído presente na parte inferior do tubo será ou não arrastado pela gota, daí, a massa real da gota será a massa ideal multiplicada por um fator de correção (f), então:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (305.9 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com