TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Processos na Fabricação de Produtos Alimentícios

Por:   •  17/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.163 Palavras (25 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 25

Controle de Processos na Fabricação de Produtos Alimentícios. Um estudo de Caso em uma fábrica de Biscoitos de Polvilho Doce/Sal em Imperatriz - MA. 

João Periera Bastos

Araguaina-TO

Nov/2017

João Periera Bastos

Controle de Processos na Fabricação de Produtos Alimentícios. Um estudo de Caso em uma fábrica de Biscoitos de Polvilho Doce/Sal em Imperatriz - MA. 

.

Araguaina-TO

Nov/2018

RESUMO

Controle de Processos na Fabricação de Produtos Alimentícios (Biscoitos-Polvilho)

O presente projeto teve como tema: Controle de Processos na Fabricação de Produtos alimentícios (Biscoito-polvilho), tipo sequilhos conhecidos na fábrica de biscoitos: D’MILA, que possui como matéria prima o amido extraído da mandioca, sendo uma excelente fonte de carboidratos como: cálcio, fósforo e principalmente vitamina C, com teor de umidade bastante baixo. A partir dos dados coletados na pesquisa aliado a um processo simples de produção adotado, foi possível conhecer todos os parâmetros a partir da sua produção inicial até a produção final, como a demanda necessária produzida, além de todos de os modelos de equipamentos empregados na produção e mão-de-obra utilizada. Atualmente uma das principais preocupações da fábrica de biscoitos de polvilho em questão, está associada à diminuição de seus custos, onde a empresa garante e procura manter uma melhor qualidade e segurança na fabricação de seus produtos, ou seja, além dos custos estarem associados à sua produção, a empresa mantém permanentemente o controla dos níveis de qualidade dos produtos fornecidos a potenciais consumidores. Para tanto, a produção de determinados biscoitos, que seja de massa ou de polvilho, deve estar dentro dos parâmetros exigidos pela ANVISA, em sua resolução RDC Nº 216/2002, onde determina as regras e regulamento necessários técnicos de procedimentos operacionais padronizado, no intuito de garantir as condições higiênico e sanitárias do alimento produzido. Assim, a produção de biscoitos de polvilho, deve garantir o cumprimento das especificações definidas pela ANVISA na fabricação do produto final. Neste enquadramento procedeu-se um estudo estatístico que teve por objetivo conhecer o desempenho do processo de produção dos biscoitos de sal, doce, tipo sequilhos fabricados pela empresa:  D’MILA, situada na cidade de Imperatriz - MA. Ainda assim, foram conhecidos alguns parâmetros, nomeadamente necessários na fabricação dos biscoitos de polvilho como: peso, espessura, diâmetros, humidade, cor, comprimento, largura, empacotamento e armazenamento. O controle no processo de fabrico dos biscoitos tipo polvilho, é uma ferramenta poderosa, que permite a identificação de variabilidade nos processos de produção.

Palavras-chave: Controle de Processos na Fabricação de Produtos Alimentícios (Biscoitos-Polvilho)

1. APRESENTAÇÃO    

        A apresentação deste projeto é parte da trajetória de nosso aprendizado como Graduandos no Curso de Engenharia de Produção.  Durante todo esse percurso, como acadêmico (as) e no enfrentamento da conclusão deste TCC sobre Controle de Processos na Fabricação de Produtos Alimentícios (Biscoitos-Polvilho).

        O presente tema tem ainda por objetivo, analisar a produção de biscoitos tipo sequilhos doce e de sal, além de conhecer as formas nutricionais e seus ingredientes empregados na fabricação final de seus produtos.

Nesse contexto, vale ressaltar a história da fábrica de biscoitos D’MILA, implantada em1.984 na cidade Imperatriz-MA. Formada por uma estrutura adequada para os serviços de fabricação de biscoitos, atendendo não só a população local como cidades circunvizinhas e outras cidades do Sul do Maranhão, Sul do Pará, e Norte do Tocantins e, até mesmo de outros estados do Brasil.

A fábrica de Biscoitos de polvilho D’MILA, conta com uma estrutura adequada: Escritório, Depósito, Almoxarifado, Armazenagem, Setor de Produção, Transporte de seus produtos.

Finalizando assim essa apresentação para os conteúdos a serem discutidos em ao longo do desenvolvimento desta dissertação com explanamento sobre o Controle de Processos na Fabricação de Produtos Alimentícios (biscoitos-polvilho).

A empresa ao longo desses anos tem experimentado um sólido crescimento, sendo representado pela duplicação da sua produtividade e da ampliação da atuação comercial, que hoje abrange um raio de 2.00km, entre as cidades comercializadas.


2. INTRODUÇÃO

A palavra biscoito deriva do (latim, panis biscotus), que significa ‘cozido duas vezes’, isto porque a origem está no aproveitamento de pedaços de bolo colocando-os novamente no forno, para ficarem mais crocantes.

Hoje em dia, a palavra biscoito é sinónima de bolacha, estando ao critério de cada um, segundo a designação que lhe, melhor atribuir.

Para Ceryno e Possamai (2008), as empresas buscam melhores níveis de produção para adquirir maior competitividade no mercado.

A identificação dos desperdícios e a sua eliminação pode ser uma estratégia que propicia para a empresa um menor custo e consequentemente ganhos competitivos. Para isso é necessário entender completamente seus processos produtivos tornando assim possível realizar a sua racionalização

As exigências de mercado, proporcionam que as empresas estejam sempre repensando o modo de produzir e vender os seus produtos, visando não somente lucro e crescimento; não objetivando somente em manter resultados de ganhos.

Segundo Brito; Dacol (2008), em consequência disso busca-se uma melhoria nos processos produtivos a fim de se evitar possíveis falhas e desperdícios em fábricas com produção de larga ou pequena escala de perdas.

Já para Amorim e Rocha (2012), os mesmos afirmam que as empresas devem dedicar-se ao aprimoramento de processos que podem trazer-lhes melhorias pois são esses que garantirão a sua permanência no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (327.6 Kb)   docx (684.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com