Curso De Agrimensura Com Georreferenciamento Semestral
Por: Elaine Alvarenga • 14/5/2024 • Trabalho acadêmico • 569 Palavras (3 Páginas) • 48 Visualizações
PROJETO FINAL SOBRE
AGRIMENSURA COM GEORREFERENCIAMENTO ESTUDO DE CASO
C&T- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
TAUBATÉ-SP
ELAINE CRISTINA DE ALVARENGA
CURSO DE AGRIMENSURA COM GEORREFERENCIAMENTO SEMESTRAL
04/2024
[pic 1]
SÃO PAULO, 02 de ABRIL de 2024
1INTRODUÇÃO
Este trabalho, tem como finalidade, a análise de um estudo de caso de levantamento topográfico Georreferenciado, realizado na cidade de Taubaté-SP, a partir daí, analisar as características do terreno, fornecendo dados básicos à execução dos projetos.
Durante o levantamento, foram utilizadas Estação Total Leica e receptores geodésicos, GPS l1 / l2, dupla frequência, para levantamento das dimensões, características físicas, Latitude, Longitude e Altitude do terreno estudado. Os resultados obtidos foram processados e analisados para fornecer um panorama completo da área, incluindo curvas de nível, medidas de declividade e outros detalhes relevantes para a realização de projetos de infraestrutura.
No decurso deste trabalho, aborda daremos o processo de levantamento topográfico, desde a escolha dos métodos e equipamentos até a análise dos dados coletados.
Isto posto, espera-se que este estudo de caso contribua para o aprimoramento das técnicas de levantamento topográfico e para a compreensão da importância dessa etapa no desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura.
TRABALHO DE CAMPO
Primeiramente fazemos um cuidadoso planejamento para definir o objetivo do levantamento, escolhendo a técnica e equipamentos a serem utilizados, para definir a metodologia a ser adotada.
A segunda etapa é fazer o reconhecimento do imóvel, uma visita prévia ao local para identificação das características do terreno, alimentação de dados do local.
Definimos então, onde será estabelecido e demarcado os pontos de apoio, que serão utilizados como referência durante o levantamento.
Instalamos os aparelhos de GPS nos postos de apoio pré-definidos.
Efetuamos o levantamento de campo, realizando as medições no terreno utilizando, com os equipamentos como estação total e nível topográfico.
Coletamos de dados topográficos como altitudes, distâncias e coordenadas.
No escritório efetuamos os processamentos dos dados, com os tratamento dos dados coletados para transformar as medições brutas em informações topográficas precisas
Enviamos os dados dos GPS para processamento em 72 horas no site do IBGE.
Combinamos as informações dos dados da estação total e dos dados processados pelo IBGE.
Elaboramos a planilha ODS, que é um memorial descritivo do imóvel rural, contendo todas as informações técnicas necessárias para a correta identificação e localização do mesmo.
Enviamos dentro do sistema do SIGEF/INCRA, toda a documentação técnica, juntamente com o requerimento de Georreferenciamento, para análise e validação das informações.
Após a aprovação do Georreferenciamento pelo INCRA, o imóvel rural estará devidamente cadastrado no SIGEF, com suas informações georreferenciadas atualizadas e disponíveis para consulta e utilização pelos órgãos competentes.
Elaboramos os materiais convencionais, como planta e memorial descritivo, que serão enviados ao Cartório de Registro de Imóveis, para averbação do Georreferenciamento na matrícula
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Isto posto, foi possível concluir que o levantamento topográfico Georreferenciado realizado no estudo de caso apresentou resultados satisfatórios e condizentes com os objetivos propostos. A utilização de tecnologias modernas e precisas permitiu a obtenção de informações detalhadas e precisas sobre o terreno em questão, contribuindo para a elaboração de projetos e planos de intervenção de forma mais precisa e eficiente.
...