TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E PROJETO DE PRODUTO

Por:   •  14/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

Engenharia de Produção – Planejamento e controle da produção

jefferson luiz de oliveira silva - 249892013

PORTFÓLIO I – Desenvolvimento e Projeto de produto

Planejamento do Produto

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

jefferson luiz de oliveira silva

PORTFÓLIO I – Desenvolvimento e Projeto de produto

Planejamento do Produto

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção  da Faculdade ENIAC para a disciplina de Desenvolvimento e Projeto de Produto.

Profº  Cristiano Pereira

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

Inovação e Risco // A Regra dos três macacos

Resumo I

Analisando o processo em que o mercado se encontra atualmente, é natual que as empresas busquem novidades e enxerguem oportunidades em todas as necessidades dos consumidores, empreendendo e otimizando os produtos

Através de um método que nasceu com os japoneses, desenvolveu-se no dias de hoje produtos confeccionados para uma duração inferior do que algunas anos atrás, isso é um processo proposital justamente para que as compras destes atinjam margens lucrativas superiores e a demanda de cada empresa acompanhe o mercado.

Desta forma, a inovação passa a ser essencial para o crescimento das companhias, e um assunto merecedor de atenção, visto que a concorrência é crescente e a competição acirrada para seu espaço no mercado. Segundo citação de Baxter, o projeto de produto caracteriza em uma corrida onde é necessário seguir com boa velocidade, driblar obstaculos, viabilizar o melhor percurso e se atentar para não ser ultrapassado, conseuentemente também nasce a inovação.

Sendo um procedimento novo, a inovação gera riscos e medos, que é preciso ser supervisionado constantemente, evitanto situação desagradavéis e principalmente perdas ou custos desnecessários, para isso é importante estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, identificando se o produto esta bem aceito no mercado, se há algum aspecto que é preciso ser modificado ou até mesmo se o custo para a fabricação é viável, pois as estatísticas apontam que cada três boas ideias, apenas uma delas tornam-se aceitas e bem-sucedidas.

Da mesma forma que se pode ter resultados positivos, a inovação quando for fracassada gera resultados ruins, por isso sua inviabilidade de ser apontada o quanto antes para que o indice de perdas não seja tão superior quanto as de investimento.

Questões

1 – Quais são os principais interessados em um desenvolvimento de novos produtos segundo Baxter?

Resp.: São eles: os consumidores, pois desejam produtos melhores e com novidade; os vendedores pois desejam diferenciações e vantagens competivivas; os engenheiros de produção que almejam a simplicidade e facilidade na montagem e fabricação e os empresários que com pouco investimento desejam retorno rápido.

2 – Qual é o segredo de uma inovação bem-sucedida?

Resp.: O gerenciamento do risco é o segredo para o sucesso de uma inovação, devendo estar especialmente atrelado nas metas e noretorno que o produto esta gerando, considerando até mesmo sua eliminação no mercado.

3 – Aponte a importância da inovação para a economia.

Resp.: Sendo um ingrediente vital para os negócios, a economia do mercado depende de empresas competindo entre si e superando os resultados alcançados por outras empresas, com o intuito de introduzir novos produtos e evitando que os competidores mais agressivos abocanhem parte do mercado.

Resumo II

Neste tema, Baxter quer apontar com mais amplitião a importância de um bom gerenciamento de risco, evidenciando cada etapa e atenção que deve-se ter entre a ideia do produto, sua execução e o espaço em mercado.

A regra dos três macacos vem para somar e complementar a ideia de inovação e dos ricos que as empresas correm conforme proposto em resumo anterior, além de alerta na questão da criatividade que é geradora de grandes ideias, também podemos extrair do texto as prncipais ferramentas conceituada para que o sucesso da produção de um produto inovador venha a tona.

Não exergar o pecado é o primeiro subtitulo enfatizado por Baxter, que relata a importância de acompanhar seu produto no mercado, e enxergar uma possível falha na produção do projeto pode ser vital, levando em conta o fracasso, perda de dinheiro e tempo, isso enfatiza como é essencial que a sensibilidade trabalhe junto com o projeto, evitando a “perda total” do produto quando lançado no mercado.

Acompanhando essa linha de racíocinio, o autor caracteriza “Não ouvir o pecado” como um ponto que deve estar ainda mais alerta, pois impor as metas de projeto não são suficientes se as mesmas não forem rigorozamente acompanhadas e avaliadas, segundo a visão evidenciada no livro, verificar o que está acontecendo e acompanhar aquilo que foi realizado com o que esta previsto é o único meio de descobrir se o projeto esta no rumo certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com