TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Por:   •  18/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO ABC - UNIAN

ENGENHARIA MECÂNICA

7º e 8° SEMESTRE / NOTURNO

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

ASSUNTO / TEMA:

COPO MULTI COMPARTIMENTO

DISCIPLINA:

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

DATA ENTREGA:

30/11/2016

PROFESSOR:

Caio César de Moraes

ALUNO(S):

Nome

RA

Edmar Alves Pereira

1299342800

Fernando Pereira

1299129532

Gregory Fattore Patrizzi

8072835245

Sérgio Roberto Correia do Nascimento

8484301500

Jacques Vinícius Duran

3772686075

São Bernardo do Campo

- 2016 / 2 -

SUMÁRIO

RESUMO        3

INTRODUÇÃO AO PRODUTO - CONCEITO        4

NECESSIDADE DO PRODUTO        5

BENCHMARKING        6

GERAÇÃO DE CONCEITOS        6

ANTEPROJETO        7

ESBOÇO        7

PROJETO (UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE SOLIDWORKS 2016)        8

DETALHAMENTO        9

CONCLUSÃO        10


RESUMO

Trabalho este que desenvolve e insere na prática, teorias vistas e ainda por ver da matéria desenvolvimento de produto, muito utilizado não só nas disciplinas correlacionadas, mas no mercado de trabalho. A partir destes, estamos formando toda nossa base de solução em problemas e desenvoltura frente a análises que fundamentam a criticidade do engenheiro.


INTRODUÇÃO AO PRODUTO - CONCEITO

Praticidade no dia a dia e em qualquer lugar que o usuário vá!

O utensílio é indicado para líquidos como sucos, porém, a criatividade está a gosto, podendo ser carregado com qualquer solução ou até soluto, como por exemplo, medicamentos, vitaminas, suplementos, pequenos petiscos sem que exista contato entre os compartimentos e com a certeza de garantia de higiene no uso e no armazenamento. Seja na escola, ida ao trabalho ou no retorno da academia, nosso cliente terá sempre por perto o que necessita.

O Copo Multi Compartimento foi elaborado em material resistente e serve para acondicionar diversos tipos de consumíveis. Possui cinco compartimentos separados e vedados que permitem diferentes substancias e com segurança para a saúde, pois é confeccionado com material não tóxico.

O conceito do Copo Multi Compartimento consiste em um recipiente com divisórias isoladas com acesso através do bico bebedouro presente na tampa. A tampa se encaixa no corpo vedando-o e oferece giro clicado para acesso preciso à cada compartimento totalizando o giro de 360°. Cada compartimento possui capacidades padrões em tamanho P (100ml – totalizando 500ml), M (200ml – totalizando 1L) e G (300ml – totalizando 1,5L).

NECESSIDADE DO PRODUTO

A ideia foi originada observando a necessidade, principalmente de crianças que frequenta escolas em turnos e de período integral, às quais possuem em media quatro intervalos para lanchar.

Os alunos e seus pais sofrem com a organização, excesso no descarte dos alimentos devido embalagens que incitam o consumo imediato e o critério financeiro, levando em consideração que a cada intervalo, por aluno, uma bebida é consumida.

Retratando a cena, imaginamos que a cada intervalo para lanchar o aluno compra na própria escola ou traz de casa algum tipo de suco de caixinha, aquele com canudinho que contem em geral 200 ml ou em latas de 300 ml aproximadamente, a comum lata de refrigerante. Porém, o mesmo aluno se depara com a difícil missão de tentar guardar o que não consumiu para o próximo intervalo. Diante desta dificuldade, não há alternativas além de uma nova compra ou trazer de casa uma bebida para cada intervalo.

Observando esta oportunidade e com público alvo identificado, desenvolvemos nosso produto, o Copo Multi Compartimento, capaz de proporcionar praticidade, qualidade e economia para o nosso cliente.

Alguma observações com a voz do cliente:

“Meu filho sempre toma todo o suco no primeiro intervalo e no segundo compra outro”

“Eu fico com sede no meu segundo intervalo, minha mãe não deixa eu levar 2 sucos”

“Eu tenho dificuldade em manter a dieta do meu filho, se deixar ele toma 1L de refrigerante por intervalo”


BENCHMARKING

  1. Dificuldade em disciplinar a ingestão de líquido dos filhos devido às embalagens atuais não possuírem marcações ou limitações da quantidade.
  2. Disponibilizar recurso para tornar igualitária a ingestão de líquidos durante o dia
  3. Disponibilizar recurso para manter dietas balanceadas

GERAÇÃO DE CONCEITOS

A partir das observações realizadas dos requisitos, produtos em mercado, expectativas, montamos planos de superação do produto:

  1. Material atóxico para confortável manuseio e fácil limpeza

Utilizaremos Polipropileno por entender ser o material mais adequado, atóxico, fácil remoção de resíduos, excelente propriedades isolantes, inodoro, alta estabilidade dimensional, utilizada para produtos alimentícios.

  1. Vedação segura para transporte e manuseio

O projeto mecânico será a alma do produto, avaliado criteriosamente as dimensões finais de forma a garantir vedação, além da qual faremos testes de estanqueidade por amostragem para certificar a qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (231.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com