TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Otimização do Projeto de Desenvolvimento do Produto

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.480 Palavras (26 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Artur Wajnberg

 Otimização do projeto de desenvolvimento do Produto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Artur Wajnberg

Otimização do projeto de desenvolvimento do Produto

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Veiga de Almeida como parte dos requisitos necessários para a aprovação no Curso de Engenharia de Produção

Orientador: Marcio Suzano

 

 RESUMO

Atualmente, em empresas que desejam conquistar mercados novos e manter os já existentes é necessário manter a qualidade, para isso a certificação NBR ISO 9001 faz com que os caminhos fiquem mais curtos com relação ao sucesso. Em um laboratório de desenvolvimento o principal requisito a ser atendido da norma é o 7.3 que fala de projeto e desenvolvimento, onde é preciso registrar os estágios do projeto, as análises críticas e as responsabilidades e autoridades do projeto. Em um laboratório de suporte técnico de pigmentos, de uma indústria química, (certificado pela NBR ISO 9001:2008) o fluxograma atual, apesar de atender as necessidades da norma, é extremamente complexo, e com um número elevado de análises críticas, o que prejudica a velocidade do desenvolvimento, além de ser confuso com relação etapas do processo em si. Por isso foi feito um estudo de metodologias que poderiam facilitar a construção de um possível novo fluxograma de projeto e desenvolvimento. Foi realizado um estudo do fluxo atual e posteriormente foi feita uma proposta de novo fluxograma baseado no Stage-Gate e no Funil das decisões e também no funil das decisões. Com as etapas de desenvolvimento definidas através das metodologias e com o número de análises críticas coerentes foi possível a criação de um fluxograma mais simples, atendendo todas as exigências do Requisito 7.3 NBR ISO 9001:2008.

Palavras-chave: NBR ISO 9001:2008, Stage-Gate, Desenvolvimento.

Sumário

  1. Sumário .................................................................... 05
  2. Objetivo .................................................................... 06
  3. Justificativa .............................................................. 06
  4. Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP)... 07
  5. Metodologia Stage-Gate .......................................... 11
  6. Metodologia .............................................................. 14
  7. Resultados e Discussões ........................................... 15
  8. Conclusão .................................................................. 16

1 INTRODUÇÃO

Desde que o homem criou a primeira ferramenta, nos primórdios da evolução e após essa criação houve a necessidade de melhoria para que a ferramenta se tornasse mais ágil ou eficaz a história da qualidade se iniciou. Pode-se definir qualidade como melhoria de um produto ou serviço de modo que este atenda ou supere as necessidades do cliente, e para que isso ocorra se faz necessário um processo de desenvolvimento e produção de alta qualidade, ou seja, é necessário que se tenha um controle dos processos iniciais para que o produto final alcance o sucesso. Em um mundo globalizado e altamente competitivo, as empresas iniciaram uma corrida em busca da melhoria da qualidade de produtos e serviços a fim de conquistar e se manter no mercado. A Norma NBR ISO 9001:2008 é atualmente o mais importante padrão de qualidade, pois é um padrão mundial que pode ser aplicado a qualquer tipo de produto, serviço e tamanho de organização. (KNOWER, 2012) A implementação da norma oferece não somente a possibilidade de ampliar mercado, mas também de organização dentro da empresa e controle de processos. (BOLTON, 2012). No desenvolvimento de novos produtos é preciso que a empresa tenha rapidez e ao mesmo tempo, que os produtos sejam tolerantes a falhas, duráveis e de fácil manutenção, atendendo as exigências, cada vez maiores, dos clientes. Um laboratório de desenvolvimento de novos produtos que precise ser certificado pela ISO 9000 deve ter um fluxograma de projeto e desenvolvimento de fácil entendimento, ou seja, as etapas do processo de desenvolvimento em si precisam estar bem determinadas, ou seja, devem estar bem descritas, com os papéis das pessoas participantes bem definidos. Através da análise dos resultados das auditorias internas, é possível verificar necessidade de otimização do fluxograma de projeto e desenvolvimento utilizado atualmente na área a ser estudada.  Atualmente existe uma série de metodologias possíveis de serem utilizadas como ponto de partida para a melhoria do fluxograma atual, porém além de atendar as necessidades da NBR ISSO 9001:2008 e da área, também é necessário que se atendam às exigências da empresa, utilizando uma metodologia reconhecida pela mesma. Uma forma eficaz de controlar os processos de desenvolvimento é através da metodologia Stage-Gate, que é utilizada pela empresa em questão, em diferentes áreas, essa metodologia criada em 1986 pelo Dr. Robert G. Cooper e pelo Dr. Scott J. Edgett. O método consiste em dividir os processos de desenvolvimento em portões (gates) e estágios pré-definidos, a cada etapa concluída é necessária aprovação de um gerente ou um líder de projeto. Em conjunto com a metodologia Stage-Gate, existem algumas propostas de utilização conjunta com o Funil das Decisões, metodologia desenvolvida por Clark e Wheelwright por volta de 1993 que é uma forma de manter o foco e eliminar ao máximo os riscos e as incertezas, diminuindo assim as chances de insucesso do projeto.

2. Objetivo

2.1. Objetivo Geral

 O objetivo do trabalho em questão é avaliar e identificar os pontos que podem ser melhorados em um fluxograma de projeto e desenvolvimento de um laboratório de suporte técnico de uma empresa multinacional e fazer uma proposta de novo fluxograma baseado em metodologias encontradas na literatura para a criação do mesmo. Na ISO 9001, requisito 7.3 está determinado quais documentos devem ser arquivados e em que momento, bem como as fases pelo qual o projeto deve passar, desta forma na elaboração da proposta de novo fluxograma deve-se considerar os parâmetros obrigatórios. E aliando-se a ISO 9001 será mostrado como a metodologia Stage-Gate e Funil das decisões pode simplificar um fluxo de projeto e desenvolvimento tornando-o funcional, intuitivo e principalmente efetivo para o fim ao qual foi desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (284.3 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com