TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

Por:   •  14/6/2022  •  Monografia  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO


ATIVIDADE AVALIATIVA

  1. Na etapa de projeto conceitual é definido como o novo produto será feito para atingir o benefício básico demandado pelo mercado. Nessa etapa, é possível usar a Análise das Funções do Produto, a Análise da Tarefa e a Análise do Ciclo de Vida do Produto como métodos estruturados para a geração dos conceitos. Comente sobre o uso de cada um deles.

R.: Através da análise da tarefa é possível perceber formas de utilização que podem não ter sido notadas pela equipe de desenvolvimento, é uma análise da percepção do consumidor e como ele avalia o produto. Essa análise é realizada observando como os usuários utilizam o produto, é possível que cada usuário o utilize de uma forma, é algo subjetivo do indivíduo, ele irá usar de acordo como se sente mais confortável  ergonomicamente ou que ache mais prático. Através da análise é possível identificar pontos de melhoria e implementação do projeto.

A análise das funções do produto nos permite identificar, até mesmo em processos de utilização simples. É feito uma árvore funcional que demonstra as etapas principais e secundárias acerca de como acontece cada etapa do processo. Com os resultados é possível observar e realizar mudanças de ordem superior ou pequenas mudanças incrementais.

A análise de ciclo de vida do produto abrange todos os estágios do processo, desde o recebimento da matéria prima até seu descarte final. Através dessa análise é possível obter todos os custos associados a cada etapa de produção, mapear seu processo de modo a identificar comportamentos padrões e identificar oportunidades de melhoria tanto ambiental como ao processo geral.

  1. Explique sobre a importância de se aplicar a Engenharia de Valor ao invés da abordagem tradicional da análise de custos para a redução de custos no desenvolvimento do produto.

R.: A Engenharia do Valor é um método que permite à organização desenvolver novos produtos, inovar e melhorar os processos existentes e seus componentes. Enquanto que a análise de custos é um método abrangente que envolve redução de custos do início ao fim do projeto, ele analisa funcionalidades do produto e competitividade.

  1. O método da subtração do preço-teto, utilizado para realizar o planejamento financeiro e justificar uma oportunidade de produto, consiste em definir a meta do custo de fabricação a partir da subtração entre o preço-teto e os diversos custos envolvidos no processo. A definição do preço-teto, por sua vez, pode ser feita utilizando-se do mapa preço-valor ou por meio da elaboração da escala vertical. Em qual situação se justifica o uso da escala vertical?

  1. Que procedimento pode ser adotado pela equipe de projeto para assegurar que o projeto do produto esteja adequado do ponto de vista ergonômico?

R.: Através da análise da tarefa, onde também é examinada a interface homem- produto, é importante observar cautelosamente como as pessoas realizam a tarefa, a partir desses resultados você consegue tirar os principais elementos para o projeto de modo que seja adequado ergonomicamente.

  1. Que ferramenta pode ser utilizada no planejamento do produto para assegurar que a qualidade requisitada pelo consumidor seja realmente atendida? Justifique.

R.: Sugiro a utilização da casa da qualidade, através dela vai ser possível desdobrar as necessidades do consumidor em requisitos técnicos e em consequências dos resultados obtidos, são elaboradas metas para cada atributo analisado a fim de garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas.

  1. Supondo que você faça parte de uma equipe de PDP, você optaria por realizar testes de falhas ou análise de falhas ou ambos? Por quê?

R.: Realizaria análises de falha, de modo a compreender do geral ao particular, onde é observado os pontos mais valorizados pelo consumidor e é identificado as potenciais falhas dessa função. Todas as possíveis falhas analisadas são transformadas em indicadores de risco, onde será possível reconhecer as falhas esperadas e como evitá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com