TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE EMBUTIDOS E DERIVADOS DE CARNE SUÍNA

Por:   •  13/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.356 Palavras (22 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 22

https://doi.org/10.47456/bjpe.v6i7.33081[pic 1][pic 2]

[pic 3]

DIAGNOSTICO PRODUTIVO DE UMA EMPRESA DE EMBUTIDOS E DERIVADOS DE CARNE SUÍNA

PRODUCTIVE DIAGNOSTICS OF A COMPANY OF EMBUTIDES AND SWEAT DERIVATIVES

Diego Bayerl Hupp1, Luiz Henrique Oliveira de Souza2, Marcelo Candeias Rovetta3& Vicente Lorenzoni Montibeler4

1 2 3 Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo.

1* revistabjpe@gmail.com 2 revistabjpe@gmail.com 3 revistabjpe@gmail.com

[pic 4]

ARTIGO INFO.[pic 5]

Recebido em:

Aprovado em:

Disponibilizado em:[pic 6]

PALAVRAS-CHAVE:

Diagnóstico. Embutidos. Salame. Linguiça. Bacon.

KEYWORDS:

Diagnosis. Embedded. Salami. Sausage. Bacon.[pic 7]

*Autor Correspondente: Autor, B. J. P. E.

RESUMO[pic 8]

O desenvolvimento da qualidade e eficiência em uma organização é de extrema importância,  sendo um grande diferencial em uma organização. Dessa forma, com o desenvolvimento e aumento do consumo de alimentos cárneos é extremamente importante uma produção mais eficiente, permitindo atingir a demanda do mercado. Em vista disso, esse artigo tem como objetivo analisar, identificar e apresentar melhorias em relação a uma empresa de pequeno porte, localizada no Oeste do Estado do Paraná, produtora de alimentos embutidos, como salame, salsicha e bacon, sendo responsável por atender toda a demanda desses produtos em sua região. As informações foram coletadas por meio de estudo de um TCC produzido por Dal’sotto (2016), em conjunto com a aplicação dos conhecimentos e ferramentas da gestão da qualidade total. E os resultados indicam que a empresa apresenta um grande problema com o layout de sua fábrica que ocasiona um atraso na produção de seus produtos, gera uma perda da eficiência e gastos desnecessários.


ABSTRACT

[pic 9]

The development of quality and efficiency in an organization is of utmost importance, being a great differential in an organization. Thus, with the development and increase in the consumption of meat foods, more efficient production is extremely important, allowing to reach market demand. In view of this, this article aims to analyze, identify and present improvements in relation to a  small company, located in the West of the State of Paraná, producer of embedded foods, such as salami, sausage and bacon, being responsible for attending all the demand for these products in your region. The information was collected through the study of a  TCC produced by Dal’sotto (2016), together with the application of the knowledge and tools of total quality management. And the results indicate that the company has a major problem with the layout of its factory, which causes a delay in the production of its products, generates a loss of efficiency and unnecessary expenses.

[pic 10]

[pic 11]

INTRODUÇÃO

De acordo com Harari (2019) a Revolução Industrial se iniciou na segunda metade do século XVIII, na Grã-Bretanha, sobretudo na Inglaterra, com os aperfeiçoamentos da máquina a vapor, que asseguram novo elemento energético, superior à força da água, do vento e dos animais. Segundo Luís Edmundo Moraes (2017), este fenômeno e suas consequências só foram visualizados em períodos mais posteriores da história, sendo um grande exemplo disso a criação de multinacionais e a criação de grandes indústrias dos mais diversos tipos, sendo uma delas a indústria de produtos embutidos.

Segundo Miele & Machado (2010) a carne suína (principal produto na produção de embutidos) é uma importante fonte de proteína para a alimentação humana, o que levou a este ramo industrial experimentar um aumento no consumo ao longo dos últimos anos. Dessa forma, a produção mundial chegou perto das 100 milhões de toneladas, na qual a China é responsável pela produção de quase metade desse montante, enquanto o restante é dividido pela União Europeia (EU), Estados Unidos (EUA) e Brasil. Além disso, o terceiro maior produtor e o quarto maior exportador de carne suína é o Brasil, sendo que em 2012, o país exportou 581 mil toneladas, com um faturamento de U$ 1,49 bilhão de receita cambial (ABIPECS, 2012- 2013). Desse modo, a indústria tem buscado usar seus recursos disponíveis de modo mais eficiente, a fim de conseguir um aumento da produtividade, redução de custos, confiabilidade no atendimento e queda nos prazos de entrega. Também de acordo com Henrique Elias (2008), mesmo empresas de pequeno porte, buscam qualidade na produção, para conseguirem entrar no mercado nacional ou até mesmo no internacional.

Não tão obstante, o conceito que as pessoas têm sobre a carne suína, remete muito ao passado quando a carne era produzida com baixíssima preocupação em aspectos como a higiene e apresentavam alto teor de gorduras e colesterol, sendo seu consumo exacerbado relacionado a problemas de saúdes como o colesterol alto, ataque cardíaco entre outros (Magnoni & Pimentel, 2006). Sendo que, segundo Calil (2011) no passado a criação do suíno era precária, tendo com base de sua alimentação, sobras consumidas por humanos e da agricultura. Além disso, os animais eram criados soltos, tendo contato com lixões e esgotos. Os suínos criados não eram de raças elaboradoras com foco em produção de carne, assim gerava um acumulo de gordura excessiva, no entanto esse problema não acontece nos tempos modernos, Além de que hoje os suínos são criados em sistemas que os deixam em um local adequado e limpo, anulando praticamente a possibilidade de se contaminarem (Ortigara, 2009).

Dessa forma, o presente artigo tem como justificativa, a necessidade de mostra a melhorias que podem ser feitas em uma empresa de pequeno e médio porte, que produz embutidos, sendo que os dados da indústria foram retirados de um TCC feito por Dal’sotto (2016). As melhorias foram feitas analisando as simulações dos processos, apontando assim melhorias que podem ser feitas para aumentar a eficiência da indústria, visto que pode significar vantagens competitivas ao promover a melhoria contínua dos resultados da empresa. Cabe à empresa introduzir o processo de mudança no ambiente de trabalho, além de cultivar uma cultura voltada para a eliminação de desperdícios e otimização dos processos. A melhoria empresarial passa pela elaboração de um sistema de gestão, prevendo redução do tempo gasto na produção que gera menos desperdício de materiais. O corpo do projeto surgiu a partir da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (946.6 Kb)   docx (589.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com