TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA

Pesquisas Acadêmicas: DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  1.029 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório 4 – Dispositivos de Entrada e Saída

Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I /O) são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados.

O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.

Há dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores.

4.1 Principais tipos de tecnologias de entrada e saída disponíveis no mercado

Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.

Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura, etc.) e óculos (para realidade virtual).

Os principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD e disco rígido.

4.2 Tipos de transmissão em computadores e dispositivos móveis

O tipo de transmissão de dados serve para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. Computadores em rede ficam interligados por meio de fios elétricos, fibras ópticas, ondas de rádio ou raios de luz e nas redes com fio, pode-se utilizar o par trançado ou cabo coaxial.

4.2.1 Cabo de Par Trançado

O cabo de par trançado é formado de pares de fios entrelaçados, separados por material isolante, que normalmente são recobertos por uma proteção de PVC (Poly Vinyl Chloride).

Cada par constitui um condutor positivo (normalmente um fio de cor laranja, verde, azul ou marrom) e negativo (normalmente de cor branca), que ao serem dispostos como estão geram um campo eletromagnético que faz o papel de barreira contra interferências externas, reduzindo a diafonia (ruídos provocados pelos sinais elétricos que trafegam em sentidos opostos).

4.2.2 Par Trançado

Em redes de computadores encontramos três tipos de cabos de par trançado, que são classificados quanto à sua amperagem: nível 3 (para redes de até 10 mbps, padrão 10BaseT para redes Ethernet), nível 4 (16 mbps, padrão 16BaseT, pouco utilizado) e nível 5 (100 mbps, padrão 100BaseT).

O primeiro é mais comum, sendo o mais indicado para a maioria das instalações, como LANs que interligam salas de aula e escritórios.

4.2.3 Cabo de Par Trançado não Blindado (UTP)

Geralmente combina quatro tipos de pares de fios dentro da mesma capa externa. Cada par é trançado com um número diferente de voltas por polegada. Esse trançamento evita o ruído elétrico dos pares adjacentes e de outras interferências do meio.

Embora ele pareça externamente com os cabos de telefone, estes não servem para transportar dados

4.2.4 Cabo de Par Trançado Blindado (STP)

A maioria dos Cabos de Par Trançado Blindado (STP - Shielded Twisted Pair) utilizam umencapsulamento de PVC, o que, no entanto, não é indicado em instalações próximas a dutos de ar, já que este material emite gases tóxicos quando é inflamado (nesses casos outro material deve ser utilizado, normalmente teflon).

4.2.5 Cabo Coaxial

O cabo coaxial é constituído de dois condutores dispostos axialmente (na forma de eixo), separados entre si e envoltos por material isolante.

O condutor interno, mais rígido, é feito de cobre e pode ser torcido ou sólido (o condutor sólido é mais indicado em redes locais, já que os dados fluem com mais facilidade num meio homogêneo). O condutor externo é uma malha metálica que, além de atuar como a segunda metade do circuito elétrico, também protege o condutor interno contra interferências externas (campos eletromagnéticos estranhos). Quando esta malha externa é feita de alumínio o cabo coaxial é dito cabo coaxial grosso (especificação RG-213 A/U), ou de banda larga, pois possui uma resistência de 75 ohms, transmitindo dados numa velocidade de até 10 mbps (megabits por segundo) à freqüência de 10 GHz (gigahertz).

4.3 Características dos dispositivos de entra e saída utilizadas em Ultrabooks.

Leitor de cartão SD: Depois do miniSD, o próximo passo foi o microSD, um cartão de memória ainda menor. E põe menor nisso. Com o tamanho aproximado de uma unha, é atualmente o formato de cartão de memória comercialmente disponível com as menores dimensões. Tem cerca de um quarto do tamanho de um cartão SD padrão.

E assim como seu antecessor, o miniSD, o microSD continua com as mesmas características do cartão SD padrão. Basta um adaptador para ele também ser utilizado em qualquer dispositivo que suporte cartões SD.

Saída VGA ou conector VGA: é encontrado tanto em cabos, para a conexão do PC ao dispositivo de saída, quanto em placas de vídeo, monitores e TVs.

No cabo temos a versão “macho” do conector, pois é a parte que possui vários pinos para a transmissão das imagens, enquanto que nas placas de vídeo e dispositivos de saída há a versão “fêmea” que é parte que possui pequenos furinhos, onde será encaixado o cabo.

Saída Fone de ouvido e Entrada para Microfone: é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos aonde se necessita de comunicação de sinais (por exemplo, entre um computador e um periférico).

Conexões USB: trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples, fácil e rápida a conexão de diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com