TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades do 5s

Por:   •  31/5/2015  •  Artigo  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  2.676 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DO METODO 5S EM OFICINAS MECANICAS

Diogo de Oliveira Macêdo

Marcley

Estudo apresentado à matéria de Introdução ao Trabalho Cientifico do 2º Semestre do curso de engenharia mecânica da Universidade de Salvador - UNIFACS

1. INTRODUÇÃO

Grande parte das oficinas mecânicas, sendo Concessionarias, Microempresas, Centros Automotivos, de qualquer dimensão, sofre com perda de tempo, desperdício de Fluidos, perda de ferramentas e peças, desorganização, agressão ao meio ambiente e em algumas vezes, um ambiente de trabalho tenso. Dentre inúmeras formas de otimizar a forma de trabalho, unir os colaboradores e manter o ambiente de trabalho agradável, o 5S é o método de gestão de qualidade mais rejeitado, apesar de ser o mais conhecido pelos mecânicos. Todos conhecem seus benefícios e ideias, mas raros são os profissionais que de fato adotam esta pratica na vida profissional.

2. TEMA

Dificuldades encontradas nas Oficinas Mecânicas que implantam o método de qualidade 5S.

3. PROBLEMAS

3.1. Porque nas Oficinas mecânicas existe resistência a aplicar o 5S?

3.2. Qual tipo de funcionário rejeita a aplicação?

3.3. Quais partes do método 5S implicaria diretamente no cotidiano dos funcionários?

3.4. Qual atitude a gestão poderia tomar para enfrentar estas dificuldades?

3.5. Quais benefícios trariam a adoção deste método?

4. HIPÓTESES

4.1. A principal dificuldade encontrada na implantação do método de qualidade 5S em oficinas mecânicas em âmbito nacional é o fato do próprio método forçar a alteração da forma de trabalho de alguns profissionais. Sendo necessário uma grande disciplina para manter-se dentro das regras, estes profissionais não conseguem adaptar-se ao Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke (5S). Existe ainda a falta de interesse e desconhecimento de alguns gestores, que não sabem como aplicar o método, de uma forma homogênea, que desperte o interesse de todos.

4.2. É notável que os profissionais que mais são resistentes às diretrizes do 5S são os mais antigos, cujo, não foram apresentados de forma correta ao método e não conhecem seus benefícios, enxergam apenas como um obstáculo, um protocolo a ser seguido sem motivação.

4.3 A essência do 5S é a Organização, Limpeza e Disciplina. Portanto, o programa em si é uma reeducação na forma de trabalho. A necessidade de organizar ferramentas, usar EPI’s, padronizar procedimentos e manter estas mudanças constantes, é um desafio aos profissionais. Para alguns, que tem mais de 20 ou 30 anos no mercado, trabalhando sem estas regras, esta adaptação é uma complicação.

4.4 O primeiro passo que a gestão da oficina tem que tomar para a implantação, é o aprendizado. É necessário aprender a Filosofia do 5S para prega-lo de forma correta. Existem empresas especializadas em implantação de 5S que podem guiar o gestor interessado, a manter os procedimentos dentro dos padrões. Praticas didáticas, exemplos no dia-a-dia, ajudam os profissionais a enxergarem os benefícios e se interessarem em mantê-los, facilitando a aplicação.

4.5 Segundo um estudo apresentado em 2005, no XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, os benefícios que o programa de 5S traria a empresa seriam: Maior participação e envolvimento das pessoas nos programas de qualidade existente na empresa; − Maior flexibilidade dos funcionários; − Relação entre os funcionários mais agradável; − Melhoria dos layouts e dos esquemas dentro da fábrica; − Ganho de espaço físico; − Melhor apresentação do ambiente de trabalho quanto a limpeza e higiene, bem como dos próprios funcionários, que passaram a ter uma maior preocupação com a higiene pessoal; − Incorporação dos conceitos do programa no dia-a-dia e em reuniões; − Desenvolvimento de uma visão crítica por parte dos próprios funcionários da empresa.

5. OBJETIVOS

A pretensão desta pesquisa é mostrar que o 5S é um método efetivo que faz diferença, positivamente, no cotidiano das Oficinas. A adaptação, que seria a maior dificuldade, é apenas um caminho para uma forma de trabalho melhor, otimizada. A adoção do método 5S traz benefícios para toda a empresa, qualquer que seja sua dimensão, entre atitudes sustentáveis, economia e consequentemente, maiores lucros. Mostrar o quão vantajoso e simples é o método, é o principal objetivo desta pesquisa e apontar algumas dificuldades que podem ser superadas com ideias e iniciativas simples.

6. JUSTIFICATIVA

Neste estudo, foram apontadas dificuldades na aplicação do 5S em Oficinas Mecânicas. Segundo o estudo de Implantação apresentado em 2005 no XXV encontro de Engenharia de Produção, Programas de qualidade vem sendo um caminho adotado por empresas de diferentes segmentos, principalmente nas industrias, para agregar qualidade de valor em seu produto final, além de ser o primeiro passo para implantação de um programa de qualidade completo. O mesmo estudo mostra a ideia de OSADA, 1992:

“’A grande virtude do programa, além de ser uma introdução para outros programas de qualidade, está na mudança de comportamento dos funcionários envolvidos e a busca de um ambiente de trabalho agradável. Sendo assim, as empresas têm visto no programa uma forma de integração dos funcionários e padronização das atividades, por isso ele tem sido amplamente difundido. (OSADA, 1992) ”.

É clara a necessidade da adoção de programas de qualidade, entretanto, existem dificuldades a serem superadas para a implantação destas filosofias. Estas dificuldades estão diretamente ligadas a cultura da empresa ou dos funcionários, que não conseguem alterar a forma de trabalho que já estão habituados a realizarem em anos de serviço. “...as dificuldades encontradas para a implantação da ferramenta 5S [...] tem grande peso causado pelo entrave do nosso desenvolvimento cultural, que é voltado para o excesso de liberdade e avesso a normas e disciplinas. ” (CREONICE, ELISABETH E HELDER, pg. 7). Esta dificuldade cultural em oficinas mecânicas é bem mais gritante. Infelizmente faz parte da imagem do mecânico, as roupas sujas e ferramentas espalhadas no chão. Estas dificuldades podem ser combatidas de diversas formas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com