TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO EM VIA PERMANENTE ATRAVÉS DE INSPEÇÕES COM O CARRO CONTROLE – ESTUDO NA REGIÃO DE AÇAILÂNDIA

Por:   •  3/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO EM VIA PERMANENTE ATRAVÉS DE INSPEÇÕES COM O CARRO CONTROLE – ESTUDO NA REGIÃO DE AÇAILÂNDIA.

 Autor: ERIVAN NASCIMENTO FERNANDES

Orientador: DANIEL FERNANDES DE NOBREGA

Área de Afinidade: MANUTENÇÃO FERROVIÁRIA – VIA PERMANENTE

Modalidade de Trabalho: ESTUDO DE CASO

Açailândia - MA

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

1.1Introdução        

2. JUSTIFICATIVA        4

2.1Justificativa        

3. OBJETIVOS        4

3.1 Objetivos

4. FUNDAMENTAÇÃO        5

4.1 Fundamentação        5

5. METODOLOGIA        5

5.1 Metodologia        5

5.2 Cronograma        6

6. REFERÊNCIAS        7

1. INTRODUÇÃO

1.1 Introdução

O sistema ferroviário é um meio de transporte eficaz e desempenha um papel importante na economia de um país. O modal ferroviário é adequado para transportar grandes quantidades de carga de baixo valor agregado, a grandes distâncias e a um baixo custo (DIAS, 2012; CHOPRA; MEINDL, 2011). Possui maior segurança contra acidentes e roubos, pouco gasto de energia e rotas exclusivas.

Apesar de suas vantagens, o modal ferroviário também apresenta algumas limitações: a velocidade de transporte é mais lenta, o percurso é pouco flexível e, em alguns casos, tem altos custos de carregamento e descarregamento (DIAS, 2012). Chopra e Meindl (2011) acrescentam, ainda, que existe um alto custo fixo a ser investido em ferrovias, locomotivas, vagões e terminais.

De acordo com Castro (2002), a história do transporte ferroviário, no Brasil, pode ser descrita em três ciclos. Entre 1850 e 1900, houve o financiamento das ferrovias por capital privado inglês, principalmente, em função do transporte de café, no Estado de São Paulo. Em uma segunda onda (1900 a 1980), essas estradas foram nacionalizadas e passaram a ser controladas pelo Estado. Nessa época, foi criada a Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). A partir dos anos 90, iniciou-se o terceiro e mais recente estágio da malha ferroviária, com o início das concessões no setor ferroviário, como uma forma de captar recursos privados. O modelo de concessões do setor ferroviário à iniciativa privada resultou, até o momento, em um aumento da participação desse modal de 19% para 28% das movimentações de carga, segundo a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

Com a recuperação e crescimento do mercado brasileiro pós crise atualmente, surge a necessidade de transportar grandes volumes de cargas com maior eficiência. Um fator determinante dessa eficiência é a qualidade da linha através da qual se está circulando, já que esta, entre outros fatores, determina a velocidade máxima autorizada para a circulação das composições ferroviárias. E a partir dessa premissa introduz-se um estudo sobre a estratégia de manutenções em via permanente através de inspeções com o uso do Carro Controle para mapear trechos com maior prioridade e criticidade e assim direcionar a equipe de manutenção de via permanente, com o propósito de garantir a condição geométrica ideal.

2. JUSTIFICATIVA

2.1 Justificativa

A estratégia de manutenção de uma ferrovia depende de inúmeras variáveis, principalmente do orçamento disponível, das características da via e da carga transportada, além das metas da empresa quanto ao volume de transporte e disponibilidade da via. O alto custo de manutenção de estruturas ferroviárias é um fator que limita os investimentos aplicados nesse processo, podendo ser considerada inviável no curto prazo a substituição integral de componentes dessa estrutura.

Porém através da determinação dos locais críticos será possível priorizar trechos onde o desgaste e as condições adversas se apresentem de maneira mais severa e quais os fatores mais críticos através de parâmetros e limites. Para que as condições seguras de circulação sejam mantidas e que não seja necessário reduzir a velocidade máxima autorizada, é preciso que os processos de manutenção sejam realizados de maneira eficiente e de acordo com as determinações prévias. Por isso é necessário ter um planejamento eficiente com informações rigorosas e precisas para priorizar uma certa atividade que se diz ser mais crítica, para levantamento de dados com uso de inspeções e por meio dessas direcionar as equipes de manutenção ferroviária.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivos

Esse estudo terá como objetivo mapear uma determinada região com inspeções mensais através do Carro Controle EM100 para verificar e comparar com os parâmetros estabelecidos pela VALE e normas federais ideias para circulação dos trens na linha férrea, buscando analisar os parâmetros para manutenção preventiva, pois os que são para manutenção corretiva deve ser feita a manutenção imediatamente segundo o planejamento das equipes, em seguida direcionar as equipes de manutenções de via permanente para garantir a geometria ideal ao longo da vida útil da ferrovia. Para isso serão abordados os principais aspectos

relacionados à geometria de superestrutura ferroviária e manutenção de via permanente e indicadores de prioridade, a fim de se ter eficiência na tomada de decisão.

4. FUNDAMENTAÇÃO

4.1 Fundamentação

O presente trabalho apresenta teoricamente conceitos relacionados a estrutura das linhas férreas existentes no Brasil, em especial no trecho sob concessão da VALE S/A, que liga o estado do Maranhão e Pará a Estrada de Ferro Carajás. Por esses estados escoam grande parte da produção de mineiro extraído no país, além de produtos siderúrgicos e componentes agrícolas. Dado o alto volume transportado por essa empresa e as projeções de crescimento para os próximos anos, surge a necessidade de realização de procedimentos de manutenção e identificação dos fatores que influenciam os indicadores de priorização, que além de manterem as especificações técnicas dos ativos envolvidos, aparecem como forma de garantir a eficiência do transporte. Realizando inspeções em períodos em um determinado bloco ou região da ferrovia será possível mapear e verificar problemas fora do limite ideal para circulação através da comparação com parâmetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com