TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO - ROSALINA E O PIANO

Por:   •  3/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  2.495 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DE CASO – ROSALINA E O PIANO

Nomes:__Eduardo Cardoso, Eduardo da Silva, Matheus Nicolao, Sergio Lourenço Rossi Jr.  

Preâmbulo

  1. – Como caracterizar o perfil profissional de Rosalina?

Rosalina era uma profissional considerada muito competente e com grande experiência em gerenciamento de projetos, razão pela qual foi escolhida para a tarefa. No entanto, não tinha experiência com transporte de pianos, o que dificultou a tarefa.

  1. – Qual a carga de trabalho de Rosalina naquela semana?

Rosalina tinha uma carga de trabalho bastante expressiva para aquela semana, inclusive sendo necessária a realização de horas extras para o cumprimento das tarefas.

  1. – Rosalina entendeu o encontro fortuito com o Presidente da Empresa no elevador como uma oportunidade ou como uma ameaça? Porquê?

Rosalina ficou receosa em primeiro momento, uma vez que nunca havia sido procurada pelo próprio dono da empresa sobre outros projetos. Apesar disso, viu na conversa uma oportunidade de visibilidade do seu trabalho, podendo ser muito benéfico para a sua carreira se o projeto acabasse bem sucedido. A ponderação de Rosalina a respeito dos prós e contras da sua participação no projeto tiveram de ser muito rápidas, considerando a pressa do chefe.

  1. – Quanto tempo ela teve para aproveitar o momento de contato pessoal com o Presidente da Empresa?

Foi necessário ponderar a respeito da oportunidade oferecida em um prazo quase imediato, correndo o risco da oportunidade ser repassada a outro profissional em caso de uma resposta muito demorada ou não tão positiva. Foi necessária intuição de Rosalina para ajudar na decisão, considerando não haver tempo suficiente para as devidas ponderações de prós/contras.

Iniciação

  1. – Ficou claro para Rosalina o que estava sendo solicitado?

Rosalina realizou vários questionamentos baseados principalmente na sua experiência em projetos e considerando a sua falta de experiência neste projeto específico, a fim de extrair o máximo de informações úteis para que pudesse realizar a tarefa, demonstrando ter conhecimento sobre projetos e conseguindo extrair as informações importantes que podiam ser obtidas com o presidente da empresa.

  1. – O que estava em jogo caso o piano não chegasse a tempo ao auditório? Rosalina conhecia previamente as consequências?

O piano era considerado pelo chefe como peça chave para o entretenimento dos convidados, a fim de criar um clima agradável que possibilitasse a ele convencer os acionistas e clientes a respeito de suas estratégias. Rosalina estava ciente das consequências tanto do sucesso do projeto quanto do seu fracasso.

3 – Rosalina tinha experiência prévia em transporte e carregamento de pianos?

Não, Rosalina não possuía qualquer experiência anterior com carregamento de pianos.

4 – Rosalina sabia como fazer para levar o piano do subsolo para o 18º andar?  

Não sabia, precisando solicitar o auxílio de outros funcionários que pudessem auxiliá-la ou ter conhecimento de se e como havia sido realizada a tarefa anteriormente.

5 – Quais foram as primeiras providências de Rosalina depois de aceitar a incumbência?

Avaliar o estado do piano e levantar informações sobre outras oportunidades em que foi necessário o seu transporte para outros locais, bem como procurar outros funcionários que pudessem auxiliar na tarefa.

6 – Você pode imaginar qual o grau de autoridade formal (funcional) de Rosalina sobre o Gerente de Instalações? E sobre o Zelador? E sobre os especialistas em “carregamento de pianos”? Por que será que todos estavam lhe ajudando?

Nenhum dos profissionais respondia diretamente a Rosalina, tratando-se de setores diferentes da empresa, embora esta estivesse hierarquicamente em nível inferior ao gerente de instalações e superior ao zelador. No entanto, considerando ser uma tarefa que afetaria a toda a empresa, houve a colaboração dos funcionários de diferentes setores para a conclusão com sucesso da tarefa. O papel de Rosalina enquanto gerente de projetos lhe conferia autoridade para formal para a execução de suas atribuições frente aos demais colaboradores da empresa, autoridade a ela conferida pelo presidente da empresa. Ademais, a sua forma de abordagem também contribuiu para que os funcionários aceitassem ajudar com mais facilidade.

Planejamento

  1. – Tomadas as primeiras providências, quais profissionais estavam presentes na reunião? Algum deles tinha a capacidade de cumprir a missão do projeto sozinho? Você saberia identificar as especialidades e o trabalho que seria requerido de cada um deles?

Estavam presentes Rosalina, o gerente de instalações, o zelador o representante da empresa de içamento e o Capitã do Corpo de Bombeiros. Nenhum deles tinha capacidade para executar o trabalho sozinho. O gerente de instalações auxiliou no conhecimento da estrutura do prédio, bem como suas características de segurança; o zelador possuía conhecimento a respeito de oportunidades anteriores onde foi necessário o transporte do piano; o representante da empresa de içamento auxiliou com soluções  para o içamento do piano do térreo ao 18º andar; o Capitão auxiliou na autorização para içamento do piano, bem como na parte de segurança dos pedestres e carros estacionados na rua.

  1. – Qual o critério usado por Rosalina para identificar os recursos humanos requeridos para carregar o piano dentro do prédio? Quem a apoiou nesse momento?

Ela utilizou conhecimento conceitual do trabalho, em outras palavras, educação e especialização formal junto com a experiencia anterior na condução de trabalhos parecidos. O gerente de Recursos Humanos a apoiou nesse trabalho.

  1. – Como Rosalina conduziu o trabalho de planejamento do projeto? Afinal, nenhum dos participantes sabia, individualmente, fazer o trabalho completo.

Rosalina foi bastante participativa, sempre explicando o objetivo do trabalho e seus resultados, bem como explicando a todos os envolvidos todas as etapas da tarefa, liderando debates entre a equipe e orientando todos na elaboração de um projeto viável.

  1. – Quem foi que elaborou o plano do projeto? Qual o papel e qual o mérito de Rosalina na elaboração desse plano?  

Pela forma como Rosalina conduziu, toda a equipe foi responsável pela elaboração do plano, cada um na sua especialidade, fazendo com que o projeto fosse elaborado coletivamente. Rosalina coordenou e orientou a todos para que o plano pudesse ser elaborado no tempo necessário e com todas as informações necessárias para a correta execução do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com