TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE ERGONOMIA NO SETOR DE USINAGEM

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA EDUCACIONAL TECNICA SATC

ABEL VELHO

MARCOS CROTTI

VALDEMIRO PIGNATEL FILHO

TRABALHO DE ERGONOMIA

ORLEANS – 2012

INTRODUÇÃO

SATC

O objetivo desse trabalho é avaliação do ambiente dos setores, usando métodos como a antropometria, as orientações ergonômicas, como a má postura e a boa postura.

Alguns conceitos de Ergonomia, LER, postura, fatores ambientais, acessibilidade serão destacados neste trabalho, para que possa se alcançar um melhor ambiente, buscando a orientação aos trabalhadores sobre os conceitos ergonômicos, riscos .

Assim a segurança ocupacional irá alcançar objetivos competentes

ERGONOMIA

A palavra ergonomia originou-se do grego: ERGON: trabalho e NOMOS: legislação, normas

Ela definida como um conjunto de conhecimentos e tecnologias que procuram a adaptação recíproca entre o trabalho e o seu trabalho, de forma a se obter o binômio conforto e produtividade, procurando adaptar as condições de trabalho, que visa o objetivo de analisar situações de trabalho, a fim de definir parâmetros e propostas de transformação que viabilizam o conforto, a segurança e a eficiência no trabalho. Assim, projeta ou adapta situações de trabalho compatíveis com as capacidades e os limites do homem.

Então, o relacionamento entre o homem e seu trabalho envolve, não apenas máquinas e equipamentos utilizados para transformar materiais, mas também o ambiente físico como um todo, a organização de como este trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados.

LER

O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER.

Possíveis causa da LER

1. Posto de trabalho inadequado e ambiente de trabalho desconfortável;

2. Atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos, e com os membros do corpo;

3. Posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações;

4. Repetição de um mesmo padrão de movimento;

5. Jornada dupla ocasionada pelos serviços domésticos; dentre outros.

Tratamento

A conduta terapêutica utilizada para tratamento das LER é bastante variada, podendo ser utilizadas condutas de fisioterapia, terapia ocupacional, medicações, acupuntura, laserterapia e homeopatia, entre outras, sempre a critério médico.

ANTROPOMETRIA

O termo antropometria é de origem grega, sendo que que anthropo=homem e metry = medida.

A antropometria serve para a determinação objetiva dos aspectos referentes ao desenvolvimento do corpo humano, assim como para determinar as relações existentes entre físico e performance . Então, a antropometria trata das medidas físicas do corpo humano. As medidas humanas são muito importantes para a determinação de diversos aspectos relacionados ao ambiente de trabalho no sentido de manter uma boa postura.

Existem dois tipos de antropometria a extática e a dinâmica: A extática esta relacionada com as medidas do corpo parada (estatura) e a dinâmica esta relacionada com as medidas das pessoas quanto executam alguma função, e para realizar esta função, os membros do corpo não operam independentemente mas em conjunto.

POSTURA

A postura pode ser definida como a organização dos diferentes segmentos corporais no espaço. Sua função não é apenas manter o equilíbrio do corpo, é também um elemento fundamental da atividade de trabalho. A postura é um suporte para ação, meio de localização das informações exteriores e de ordenação dos segmentos corporais possibilitando a execução do trabalho.

A postura pode ser definida como arranjo relativo das partes do corpo, envolvendo um complexo mecanismo para atingir o equilíbrio nas diversas atitudes corporais, assumidas no dia a dia. Vários fatores podem afetá-la, dentre eles os maus hábitos posturais de repouso, de trabalho e lazer.

Boa Postura

É o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de suporte do corpo contra lesão ou deformidade progressiva, independentemente da atitude ( ereta, deitada, agachada, encurvada) nas quais essas estruturas estão trabalhando ou repousando.

Má Postura

Relação defeituosa entre várias partes do corpo que produz numa maior tensão sobre as estruturas de suporte e onde ocorre um equilíbrio menos eficiente do corpo sobre sua base de suporte.

Fatores Ambientais

Iluminação X Cores

1-Sintomas

Quando à vista, é imprescindível trabalhar com luz branca, sem sombra.

A má iluminação ou excesso de luz causam cansaço visual e diminuição do rendimento no trabalho.

Fadiga visual, efeitos psicológicos

Irritação nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com