TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Ensaios: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Finanças são as aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio. Mais especificamente, ao usar o valor presente liquido (fluxo de caixa futuro, descontado o valor presente menos os custos originais) para medir a rentabilidade , uma empresa maximiza a riqueza investindo em projetos e adquirindo ativos cujos retornos combinados produzem os lucros mais altos possíveis com os menores riscos. Na realidade ninguém realmente sabe quando a riqueza máxima é atingida, embora ela seja entendida como a meta final de toda empresa. Uma maneira de descobrir a riqueza de uma empresa é por intermédio do preço de sua ação ordinária. Quando o preço de das ações de uma empresa aumenta, diz-se que a riqueza de seus acionistas está aumentando. Por que o preço das ações reflete a capacidade de uma empresa criar e aumentar a riqueza? Por que o mercado de ações é um mecanismo muito eficiente. Portanto, o preço das ações reage muito rapidamente a todas as informações disponíveis como também a perspectiva de mudanças futuras na riqueza da empresa. Atualmente , o mercado é ainda mais eficiente porque os investidores estão mais bem informados e os administradores utilizam métodos melhores e estratégias mais eficazes para evidenciar seu desempenho.

A proliferação de computadores tem propiciado uma base mais ampla para selecionar os melhores alternativas de investimento. Naturalmente, o advento da internet revolucionou as formas de procura, coleta e difusão de informações apartir das quais são tomadas decisões empresariais mais seguras.

Atualmente, os administradores financeiros dispõem de muitas ferramentas sofisticadas para solucionar difíceis problemas empresariais. Mas nem sempre foi assim. Antigamente a ênfase incidia sobre as novas formas de atingir eficácia na administração do capital de giro, melhorando os métodos para manutenção de registros financeiros e de interpretação dos balanços patrimoniais e demonstrativos de resultados. Os horizontes das finanças se ampliam desde então, e a ênfase hoje recai sobre as formas de orçar com eficácia os recursos escassos e investir os capitais no ativo ou projetos que apresentam o melhor balanceamento de risco/retorno. A atenção tem voltado aos estudos das diferentes alternativas e do efeito de cada uma delas sobre o valor da empresa. O foco mais importante são as opções da proteção contra os riscos de uso de derivativos financeiros.

O conhecimento de finanças não deve se restringir aos tesoureiros, controladores e planejadores financeiros. Em qualquer empresa, se contadores, estatísticos e profissionais de marketing possuírem uma avaliação e um etendimento dos princípios de finanças, poderão participar mais efetivamente do processo decisório. Diferentes departamentos devem participar da finalização dos planos elaborados pela área financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com