TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Trabalho Escolar: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Examinaremos nesta produção textual, a empresa “Nossa Locadora de Livros”, em que o diretor e responsável o Sr. João Carlos vem mantendo o seus negócios a mais de duas décadas, desde 1990. Mas com o cenário dinâmico e altamente competitivo no qual as empresas disputam espaços atualmente, o Sr. João Carlos percebeu a necessidade de informatizar para que haja um processo de sucesso crucial em sua empresa.

Após algumas avaliações nas empresas especializadas, optou-se pela contratação do sistema de tecnologia da informatização TI, da empresa “ALUNOS UNOPAR”, que tem como meta atender as carências tecnológicas, incorporar a estratégia da empresa junto com os departamentos específicos, visando auxilia-los a alcançar seus objetivos.

2 OBJETIVO

Visando que a empresa “Nossa Locadora de Livros” ao entregar seus negócios aos serviços da empresa “ALUNOS UNOPAR” o mesmo sempre considere os objetivos da empresa contratante como a segurança, o desempenho, a adequação, as alternativas e soluções que mantenham a máxima disponibilidade e agilidade com menor custo.

3 DESENVOLVIMENTO

Com base no cenário proposto “Nossa Locadora de Livros”, elabore as atividades com as seguintes diretrizes.

3.1 Relacionar pontos positivos e negativos de locadoras de livros::

a) Pontos positivos:

_ A busca destas empresas em sempre alimentar a página (interface) em que os seus clientes navegam, com acervos atuais, assim mantendo sempre a comunicação entre a empresa e o cliente final. Para isso as empresas buscam pesquisa de melhorias constante da interação, ou seja, o foco das aplicações passa ser a facilidade nas operações, e Preece et al. (1994) complementa o objetivo do IHC, que é produzir sistemas utilizáveis e seguros, como também sistemas funcionais.

_ No caso destas empresas virtuais quando iniciaram os seus negócios não houve uma rápida necessidade de alugar uma loja (imóvel) especifica, as locadoras começaram a funcionar em sua própria residência, contanto com o computador e um sistema e um delivery (individuo para entrega e recolhimento dos livros).Assim podemos notar que através da tecnologia a ação inicial de empreendorismo para auxiliar são relacionados critérios por Raupp e Reiche (2003):

Eficiência: que é a menor relação possível entre custo e beneficio para atingir os objetivos de um projeto;

Impacto: que identifica o grau da eficiência com que o projeto esta contribuindo para o alcanço do objetivo geral;

Custo- efetividade: que é realizado por meio da comparação de formas alternativas da ação para obtenção de determinados impactos, com vistas a identificar ações que atendem aqueles objetivos pelo menor custo.

b) Pontos negativos:

_ Também vejo que trabalham da mesma forma, seus sites não possuem recomendações de livros, sendo assim o cliente final fica apenas com a opção de procura por ordem alfabética e autores, acredito que possuindo um sistema de recomendações podem sugerir mais opções, assim aumentando a receita da empresa e fidelizando o cliente;

_ Percebi também uma sobrecarga de informações nos sites.

Fontes de sites pesquisados: Balaio de Gato Livros e Loc. Livros.

3.2 Segurança da informação

A gestão da Segurança da Informação-GSI possui três pilares básicos:

Confidencialidade: é a garantia de que a informação será acessada apenas por uma pessoa autorizada;

Integridade: é a garantia de que a informação não sofreu nenhuma alteração após sua emissão;

Disponibilidade: é a garantia de que uma pessoa autorizada no caso o Sr. João Carlos tenha a acesso a uma informação integra, no momento que desejar.

Lembrando que a “Nossa Locadora de Livros” tem a disposição: políticas de senhas, de backup e de software.

As implantações da segurança da informação na locadora ira compor:

Identificação de recursos críticos;

Classificação das informações;

Definição em linhas gerais dos objetivos de seguranças a serem atingidos;

Análise das necessidades de seguranças (identificação das possíveis ameaças, análise de risco e impactos);

Discursão aberta com os envolvidos;

Apresentação de documentos a alta administração;

Aprovação;

Treinamento;

Implementação;

Avaliação e identificação das mudanças necessárias;

Revisão

A aplicação da Segurança da Informação deve ser clara o suficiente para ser bem compreendida pelos usuários em foco, aplicável e de fácil aceitação, a complexidade e extensão exagerada pode levar ao fracasso de sua implantação.

3.3 Humanização no contexto da tecnologia

Toda a profissão exige um mínimo de convívio social, quer dizer, é impossível para qualquer profissional interagir isoladamente. Portanto não e diferente com os profissionais na área de informática. Eles sempre estão atuando com outros profissionais, gerentes, usuários e clientes ou fornecedores. Para tanto se faz necessário que este relacionamento seja o mais educado e saudável possível, isto tudo somado ao fato de os profissionais de informática ter a fama negativa de serem nerdes, apáticos, rudes, frios e incomunicáveis. Para tudo isso o mercado hoje requer que o profissional desta área tenha habilidades para trabalhar em equipe, ter espirito de liderança, além de saber lidar positivamente com situações de conflitos e pressões de cronograma. O analista de sistemas, não rara as vezes, tem de lidar com profissionais que como ele, poderá estar sobre fortes situações de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com