TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Artigos Científicos: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 12

unidade 3 Etapas iniciais de um relatório de pesquisa

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade lhe fornecerá subsídios para:

- conhecer a estrutura do relatório de pesquisa para o estudo de caso;

- desenvolver as primeiras etapas de um estudo de caso.

Seções de estudo

Seção 1 Planejamento

Seção 2 Estrutura de um relatório de pesquisa

Seção 3 Introdução

Seção 4 Tema

Seção 5 Objetivos

Seção 6 Procedimentos metodológicos

Página 48

Para início de estudo

O estudo de caso, como toda pesquisa, tem início com a definição dos temas e problemas a serem estudados. A esta etapa chamamos de planejamento da pesquisa, ou, de acordo com alguns autores como projeto de pesquisa. Mas, independente da nomenclatura, o momento inicial é o que consideramos crítico para a identificação da relevância da pesquisa, sua justificativa, contextualização, pois remete à abordagem dos principais aspectos que envolvem o ponto de partida para uma pesquisa científica.

Ao produzir o seu relatório de pesquisa, tenha em mente que as etapas iniciais (tema, objetivos e procedimentos metodológicos) constituem a lógica que une os dados a serem coletados (e as conclusões a serem tiradas) às questões iniciais de um estudo. Cada estudo empírico possui um projeto de pesquisa implícito, se não explícito. Para Heerdt e Leonel (2006, p. 112), “o projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar certa realidade”.

Um planejamento de pesquisa é uma série de etapas estabelecidas pelo pesquisador, que direciona a metodologia aplicada no desenvolvimento da pesquisa. O pesquisador obedece a um plano de etapas metodológicas necessárias ao desenvolvimento da pesquisa científica. Ele tem como prioridade demonstrar as atividades indispensáveis para o desenrolar da pesquisa, segundo

nos conta Fachin (2003).

— Sendo assim, estudaremos agora a estrutura de um relatório de estudo de caso em duas etapas. Na unidade 3, veremos as etapas iniciais (tema, objetivos e procedimentos metodológicos) e, na unidade 4, as etapas de execução, análise, sugestão e conclusão. Mantenha-se atento(a) a leitura e anote os pontos chaves!

Página 49

Seção 1 - Planejamento

As etapas iniciais do relatório de pesquisa podem ser entendidas como o planejamento da pesquisa, ou seja, o projeto de pesquisa, que na UnisulVirtual se apresenta de forma IMPLÍCITA e está integrado com o documento oficial da pesquisa: Relatório de estudo de caso.

Segundo Vieira (2004), a partir do estabelecimento da questão a ser estudada, afloram os problemas que ela envolve, justificam-se sua relevância e a viabilidade, traçam-se objetivos, caracteriza-se o estudo, localizam-se as variáveis, aponta-se o caminho a seguir (método) e, ainda, o tempo para fazer o percurso, designam-se os meios (ou recursos) para sua efetivação e, enfim, faz-se uma listagem das obras (livros, revistas, monografias e outras publicações, amplas ou restritas) que serão consultadas.

Ao planejarmos uma pesquisa firmamos a pretensão de realizar uma atividade de investigação científica. Em outros termos, isto implica um plano elaborado para responder a uma ou mais questões pertinentes ao tema investigado. Compreende uma construção lógica e racional que se baseia nos postulados da metodologia científica a serem empregados no desenvolvimento de uma série de etapas, de modo a facilitar a execução do plano de trabalho.

De forma simplista, podemos dizer que o projeto é a descrição do que será necessário para a consecução de uma pesquisa.

Importante!

A elaboração das etapas iniciais do relatório de pesquisa tem influência direta sobre os resultados a serem obtidos e a validade das conclusões tiradas do trabalho. O relatório serve de guia para todo o trabalho do investigador.

Jung (2003) esclarece que o planejamento da pesquisa correspondente a um processo onde a partir de uma necessidade, se escolhe um tema e, gradativamente, define-se um problema e as formas para solucioná-lo:

Página 50

Figura 3.1 – Projeto de pesquisa.

(inicio da descrição da figura)

A figura exemplifica o que foi citado pelo autor, ou seja, que se parte de uma necessidade para a escolha do tema, assim, se definindo um problema e posteriormente a solução:

Necessidade: Fome

- A partir de uma necessidade podem surgir diversos tipos de problemas e, existem várias soluções que podem suprir a necessidade.

Tema: Alimento

Problema: onde comer – o que comer

- A eficácia de uma pesquisa está relacionada a qualidade da Solução?

Solução: ir ao restaurante / ir a cozinha – Pão, feijão, filé...

(Fim da descrição da figura)

Fonte: Jung (2003, p. 151).

Assim, como mostra Jung (2003), o projeto de pesquisa deve, fundamentalmente, ser constituído em cima de 3 passos, apresentados no esforço de responder às seguintes questões: O que? Como? Quando?

a) O que?

Qual o tema?

Qual o problema?

Quais os subproblemas?

Qual a justificativa?

Quais os objetivos?

Quais os pressupostos teóricos?

b) Como?

O que será feito para solucionar o problema?

Qual será o universo a ser pesquisado?

Como serão coletadas as informações?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com