TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Fernando Tigre

Monografias: Estudo De Caso Fernando Tigre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  1.674 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

1-Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

R- A desconfiança da diretoria e dos funcionários da empresa, pois já não acreditavam na capacidade de Tigre de reerguer a empresa.

2- Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

R- Conservação dos traços antiquados, estratégia ultrapassada, organização ineficiente, comunicação falha e centralização excessiva.

3- Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi o seu impacto no ambiente de trabalho?

R- Tigre encontrou uma equipe pouco unida, pois os membros estavam ligados apenas em decorrência das tarefas e pela autoridade e hierarquia que os regiam. Isso resultava em um ambiente de trabalho muito “pesado”, sem descontração alguma, gerando conflitos entre os membros.

4- Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

R- Tigre incentivou a aceitação de mudanças e estimulou a criatividade entre os funcionários.

5- Distinga entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

R- Herzberg verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.

"Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;

"Fatores higiênicos” (que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).

6- Quais as abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso ?

R- A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. De acordo com essas abordagens teóricas a Teoria da contingência (tecnologia e ambiente) é o modo de como adequar o comportamento do líder às circunstâncias da situação, tendo como fatores valores, experiências, expectativas dos líderes; maturidade; expectativas dos liderados; tipo de trabalho; cultura organizacional, expectativas superiores e pra este caso foi a melhor, pois o modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com