TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Google

Trabalho Universitário: Estudo De Caso: Google. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 9

- A repercussão do Google foi rápida e avassaladora. Hoje, podemos dizer que a marca atinge seu sucesso quando perguntamos por algo e lembramos direto sua marca. Por exemplo, o Google como pagina de busca.

- O Google foi fundado por Sergey Brin e Larry Page, que se conheceram na universidade Stanford. Eles descobriram que o desafio de filtrar informações importantes em grandes conjuntos de dados era um interesse em comum e isso resultou em uma maquina de busca denominada como backrub que produzia resultados de busca com base em links que apontavam para uma pagina web particular.

- A maquina combina as tecnologias do sistema Pagerank de Larry Page que avalia a importância de uma página com bases nos links externos que apontam para ela. E o web crawler de Sergey Brin, que visita sites e registra um resumo de seu conteúdo. Eles incorporaram seus projetos sob o nome de Google em 1998.

- No fim de 1998 o Google que estava ainda em fase de testes beta, recebia cerca 10 mil consultas por dia. A reputação do Google disseminou rapidamente. Em 1999, o site já recebia cerca de 500 mil consultas por dia sem ter feito nenhuma propaganda. A AOL/Netscape escolheu o serviço para suas próprias buscas, aumentando a taxa para 3 milhões de buscas por dia. E logo saiu do estágio beta. Em 2000, incluía 1 milhão de páginas na web e isso era só o começo. Em 2005, era 8 bilhões de página na internet, 1 bilhão de imagens e mensagens de grupos de discussão Usenet. Sem contar na possibilidade de buscar arquivos PDF, Postscript, Microsoft Office, Lotus, PowerPoint e Shockwave. O Google passou a ser um dos cinco sites mais populares da internet.

- Duas fontes respondem pela maior parte do Google: a publicidade on-line e os serviços de busca on-line. O Google search services possibilita as organizações incluirem a máquina de busca em seus sites. Trata-se de um contrato simples que é lucrativo. O lado do Google que impulsionou seus lucros e seu crescimento foi a publicidade. A ferramenta Google pode avaliar milhões de variáveis para seus anunciantes e usuários ao relacionar seus anúncios e apresentar a mensagem certa para o usuário com mais probabilidade de reagir a favor dela. O Google faturou cerca de 6 milhões de dólares com anúncios.

- Em 2000, o Google lançou o Adwords, um programa de publicidade self-service ao quais os fornecedores aderem online usando um cartão de crédito. Os anunciantes pagam para terem seus anúncios exibidos na barra lateral dos resultados de busca por palavras chaves especificas. Em 2002, essa ferramenta introduziu o conceito de preço de custo por - clique (CPC) para que os anunciantes pagassem pelos anúncios somente quando os usuários clicassem sobre eles. O Google determina a exibição dos anúncios por meio de uma combinação entre as taxas de CPC e número total de cliques assim, os anúncios apareciam nas posições exatas. Porém, essa prática era vulnerável à praticas mal intencionadas de manipulação. Empresas inescrupulosas podem usar uma prática conhecida como ‘fraude do clique’ para aumentar os custos dos anúncios de seus concorrentes, pois uma empresa que o anúncio recebe centenas de cliques de fonte que não tem intenção de comprar pode esgotar seu orçamento de marketing, sendo obrigada a suspender qualquer forma de publicidade ficando em DESVANTAGEM COMPETITIVA. O problema cresceu e surgiram empresas dedicadas a detectar cliques fraudulentos. Mas, são criticadas por sua irresponsabilidade e ineficiência diante do problema. O Google reembolsa os clientes pelos cliques inválidos além de manter um sistema para detectar fraudes antes que os clientes sejam cobrados. E não expõe o sistema adotado para sua segurança.

- Concorrência: A MICROSOFT que tem por hábito abalar e destruir seus concorrentes explorando o fato de 6 bilhões de computadores existentes no mundo possuem Microsoft Windows. Bill Gates está dirigindo reações estratégias de sua empresa. Ele viu o Google como a tecnologia do momento e houve até migração de funcionários da Microsoft para o Google. O MSN portal da web terceirizou seus mecanismos de busca. A tecnologia de busca até então nunca foi considerada lucrativa, até que o Google desenvolveu seu rentável sistema de anúncios direcionados. Então, Gates aprovou um projeto de 100 milhões de dólares para desenvolver a própria máquina de busca da Microsoft. O MSN search foi lançado em 2004, que foi um fracasso, recebia cerca de 13% das solicitações de busca e tinha muitas falhas. Mas, podia crescer com introdução do sistema operacional Windows vista. A Microsoft planeja incorporar a tecnologia de busca no Windows vista e nas futuras versões do Office. Duas outras áreas que a Microsoft pode desbancar o Google são as buscas contextualizadas e as buscas na web oculta. Ao personalizar sua tecnologia de busca, uma maquina de busca pode retornar resultados precisos com o contexto da pesquisa. O Google lançou uma ferramenta de busca personalizada que leva em conta as buscas anteriores do usuário ao retornar os resultados. O conceito de web oculta refere-se a uma imensa quantidade de dados e documentos que existem nos serviços do mundo todo que não estão disponíveis para o público em geral. Estima-se que a web oculta seja 500 vezes maior que a web visível. Como Gates dispõe de capital para comprar direitos do material protegido e sua empresa possui sofisticados softwares de gestão de direitos digitais, ela é vista como grande candidata para se tornar um portal de web oculta. Outra concorrente é a DIPSIE que alega poder rastrear uma grande parcela dos 99% da web que maior parte das páginas de busca não consegue acessar. A Yahoo que é uma empresa norte-americana de serviços de Internet com a missão de ser "o serviço de Internet global mais essencial para consumidores e negócios". Opera um portal de Internet, uma diretória web, e outros serviços, incluindo o popular Yahoo! Mail. De acordo com a Alexa Internet, uma empresa de tendências da web, a Yahoo! é a segunda página mais visitada da Internet nos Estados Unidos depois do Google. Enquanto a popularidade do Yahoo! crescia, novos serviços iam surgindo. Estes incluem: o Yahoo! Messenger, um mensageiro instantâneo, o Yahoo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com