TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Kátia

Ensaios: Estudo De Caso Kátia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso

1) Com base no ambiente de trabalho da Kátia, descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica.

Kátia possui em seu ambiente de trabalho, incluindo o trabalho propriamente dito, dois problemas perfeitamente identificados:

1) Quantidade de trabalho;

2) Condições de trabalho.

O problema “condições de trabalho” é mais relevante, pois ele influencia diretamente o problema “quantidade de trabalho”.

Ao se proporcionar melhores condições de trabalho para Kátia, a sensação da quantidade de trabalho deverá ser minimizada, porém não solucionada e a redefinição das tarefas bem como dos postos de trabalho deve ser obrigatoriamente tratada pelo empregador.

Verifica-se um rol de reclamações por parte da Kátia em relação ao seu ambiente físico de trabalho tais como balcão de atendimento, software comercial, cadeira, mesa, impressora etc.

Sob o ponto de vista ergonômico a solução desses problemas se torna facilitada pela aplicação do preconizado na NR17 que dispõe sobre as características do mobiliário do posto de trabalho, dos equipamentos e da organização do trabalho.

A adequação do mobiliário e dos equipamentos e ferramentas (software) deve ser ação imediata e prioritária, cabendo a partir desta, a avaliação dos recursos humanos disponíveis para as atividades.

Caso a quantidade de trabalho seja incompatível com o número de trabalhadores, esse número deverá ser adequado com novas contratações, temporárias ou não. Do texto deduzo que a distribuição de tarefas não condiz com o número de trabalhadores, vejamos:

“Kátia realiza uma série de tarefas que são muito diferentes entre si, as mais frequentes são:

1. trocar as mercadorias; 2. Emitir as notas fiscais; 3. Controlar a venda de cartão da loja (novos associados); 4. Tirar dúvidas sobre promoções, produtos e serviços; e 5. Embalar produtos para presentes.

Além disso, ela deve “zelar pelo posto de trabalho”, assegurar a manutenção dos equipamentos, operar o sistema de som para transmitir recados para o interior da loja.”

“Suas principais queixas se relacionam ao que ela chama de “quantidade de trabalho”. Ela diz que não consegue terminar uma tarefa sem ter outra para fazer, e essa outra é frequentemente muito diferente da primeira.”

Fica visível a sobrecarga de trabalho, sendo necessária a contratação de novos postos de trabalho bem como uma coerente distribuição das tarefas.

Temos também a necessidade de se implantar uma política de treinamento uma vez que o mesmo é atribuído aos mais experientes e provavelmente durante a jornada de trabalho, do texto temos também:

“Algumas tarefas são atribuídas aos trabalhadores mais experientes e que têm contrato por tempo indeterminado, como é o caso de Kátia (emissão de nota fiscal, entrada no sistema). Em muitas situações, eles também ajudam aos que chegaram interinamente, pois existe muita coisa para os de contrato por tempo determinado aprender.”

Esta condição gera, com certeza, uma carga de stress desnecessária, pois o treinador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com