TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso com foco em gerenciamento de risco – Expansão de Negócio

Por:   •  10/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual*

Módulo:

Atividade:

Título: Estudo de caso – Expansão de Negócio

Aluno: Bruno Todesco

Disciplina: Gerenciamento de Risco

Turma:

Introdução: explique no que consiste a estratégia de eliminação dos riscos

            O gerenciamento dos riscos deve estabelecer o conjunto de atributos de possíveis riscos (incertezas) para que a organização possa gerenciá-los. Dentro deste gerenciamento deve-se estabelecer o plano de resposta ao risco, que de acordo com o PMI (2004) é o processo de desenvolvimento de opções e determinação das ações para melhorar oportunidades e reduzir ameaças para os objetivos do projeto. Segundo (KENDRICK, 2003), “em projetos, um risco pode ser qualquer evento indesejável associado com o trabalho e é o produto de dois fatores: os impactos esperados de um evento e a probabilidade de que o evento possa ocorrer”.

             Os riscos podem ser classificados dentro de dois grupos: os riscos positivos e os negativos. Sendo que os positivos serão aqueles que se ocorrerem trarão benefícios à empresa e, consequentemente, os negativos são os que impactam negativamente, tornando-se ameaças ao projeto.

               Para cada risco mapeado deve-se definir uma estratégia de resposta, principalmente em se tratado de riscos negativos. Segundo (AUGUSTINE, 1982), “o processo de planejar as respostas aos riscos visa definir o que será feito a respeito de cada risco principal que foi identificado e classificado nos processos anteriores. No planejamento das respostas aos riscos temos que encontrar formas de reduzir a ameaça ou eliminá-la por completo”. Dentre as estratégias de resposta ao risco, uma possível é a de eliminação do mesmo. Normalmente se utiliza essa resposta aos riscos que têm potencialmente impacto negativo relevante para empresa em conjunto com uma probabilidade considerável de que o mesmo ocorra, tornando-o uma ameaça aos objetivos do projeto. Tal estratégia consiste basicamente em alterar o plano do projeto para eliminar totalmente o risco, protegendo os objetivos do projeto dos impactos desta incerteza.

Desenvolvimento: identifique pelo menos dois riscos negativos no caso apresentado

            Um risco negativo que se pode citar quanto à expansão da empresa construtora para o setor de construção de portos é relacionado à questão financeira. Normalmente esse tipo de obra tem como patrocinadora o setor público, seja ele estadual ou federal, e como se sabe, o poder público por diversas vezes deixa de cumprir com suas obrigações financeiras junto aos seus contratados. Logo, existe o risco de que a empresa sofra com atrasos nos pagamentos a serem efetuados pelo contratante. O não recebimento dos aportes financeiros acarretaria num grave problema de fluxo de caixa na empresa, ainda mais agravado por se tratar de uma empresa de médio porte que está no início do seu processo de expansão.        

            O segundo risco que pode ser citado é relacionado com a mão de obra para execução das atividades da construtora. Já se sabe que existe um problema de qualidade de mão de obra local, então é possível considerar que um risco é o de não possuir mão de obra qualificada suficiente para suprir a demanda inicial necessária para execução das primeiras etapas do projeto. As causas para esse risco são claras, podendo-se citar a própria dificuldade de encontrar qualificação nos profissionais locais, a escassez de tempo para se treinar profissionais para suprir a demanda e também a possibilidade de que a etapa de qualificação de mão de obra local a ser desenvolvida no projeto de expansão de negócios não seja eficaz e não traga os resultados necessários ou esperados. Já como efeitos consequentes desse problema pode-se mencionar a dificuldade ou impossibilidade de atingir os objetivos técnicos do projeto, não obter a qualidade esperada, atrasos nas entregas ou então acréscimo de custo de mão de obra devido à necessidade de se “importar” equipes para suprir a demanda.

Desenvolvimento: proponha um planejamento de resposta para cada risco identificado

            Uma estratégia de resposta possível e viável para mitigar o risco de problemas financeiros causados por atrasos nos pagamentos a ser feitos pelo contratante é o de já se ter um pré-contrato com instituições financeiras que possam emprestar o valor necessário para suprir esse não cumprimento financeiro por parte da contratante, de modo a não interferir no fluxo financeiro do projeto e consequentemente no andamento das obras. Outra possibilidade que pode se somar, ou quem sabe até substituir, à primeira opção, seria a de que a empresa mantenha uma reserva financeira em seu caixa para conseguir absorver por si só tal defasagem no fluxo financeiro do projeto.

            Quanto ao risco de não se ter a quantidade de mão de obra qualificada suficiente para suprir a demanda no início do processo executivo do projeto pode-se estabelecer como estratégia de resposta a inclusão de uma folga no cronograma nas as primeiras etapas do projeto de modo que o atraso decorrente da deficiência momentânea na mão de obra possa ser suprido por essa folga, não atrasando o projeto como um todo. Outra opção, que aí envolve a questão financeira, é a de se remanejar uma verba orçamentária que possibilite a “importação” de mão de obra. Ou seja, custear a contratação de equipes de trabalho de outras localidades de onde, de preferência, já se tenha conhecimento da qualificação e produtividade.

Conclusão

             Riscos positivos e negativos circundam os projetos de qualquer empresa. Conhecendo todos os riscos é possível se planejar qual a melhor forma de reagir a eles. De acordo com Ferreira (2014), para se obter sucesso no projeto, as empresas devem estar comprometidas com uma abordagem proativa e consistente do gerenciamento dos riscos durante todo o projeto. O autor ainda completa que é necessário optar por escolhas conscientes em todos os níveis da organização para identificar ativamente e buscar o melhor e mais eficaz plano de respostas dos riscos durante o ciclo de vida do projeto.

            Projetos bem gerenciado deve contar com um plano eficaz para o Gerenciamento de riscos e consequentemente com um plano de respostas aos riscos mapeados, de modo a administrar de forma coerente as incertezas.

            No estudo de caso da construtora em expansão pôde-se observar que há um processo de crescimento bem gerenciado, com um plano de expansão em desenvolvimento, assim como um plano gerencial para os riscos. O importante é que a empresa tente manter um gerenciamento de risco proativo de modo a possibilitar uma melhor administração das ameaças e oportunidades inerentes, acarretando numa maior probabilidade de sucesso para o projeto.

Referência bibliográfica

AUGUSTINE, N.R., American Institute Of Aeronautics and Astronautics Augustine’s Laws, Nova York, NY, (1982).

FERREIRA, Hernandes F. dos Santos. Gestão de Projetos: Plano de Resposta a Riscos, Faculdade Pitágoras de Betim, (2014).

Kerzner, H., Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling (8a ed.). New Jersey, USA: John Wiley & Sons, (2003).

 PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to The Project Management Body of Knowledge. Four Campus Boulevard, Newtown Square, PA, EUA. 405p. (2004).

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (338.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com