TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência com Micrômetro

Por:   •  7/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Este relatório tem como objetivo a apresentação de um experimento sobre a utilização de um micrômetro.

O micrômetro é geralmente utilizado em medições externas por possuir uma alta precisão, entretanto, pode ser utilizado na medição de diâmetros internos, profundidades, pequenas espessuras e ressaltos, além de poder ser encontrado em diferentes versões. Suas características são semelhantes em todos os modelos, apenas modificando os formatos de acordo com a finalidade de sua utilização. Possui também diversas capacidades, divididos em escalas de 0,01mm ou 0,001mm, podendo ser digitais ou não.


Sumário

Introdução Teórica.................................................................................................. 3

Experimento............................................................................................................ 3

Conclusão............................................................................................................... 5

Refêrencias............................................................................................................. 6

Introdução Teórica

O micrômetro é o segundo instrumento mais utilizado em oficinas automotivas, possuindo uma resolução de 0,001 milímetros. Embora o cálculo de suas medidas seja semelhantes as do paquímetro, o micrômetro realiza medições lineares, internas, externas e de profundidade, utilizando também um princípio diferente de medir.

[pic 1]

Figura 1.1 – Partes do micrômetro.

  1. Arco
  2. Ponta fixa
  3. Fuso
  4. Trava
  5. Escala de divisão 0,001mm
  1. Tambor
  2. Parafuso de fricção (catraca)
  3. Escala de divisão 0,01mm
  4. Escala de divisão 0,5mm

Experimento

Por ser um instrumento de precisão, o micrômetro deve ser manuseado com suavidade. Antes de ser utilizado, é necessário se certificar se as hastes móveis estão limpas, após aproxime a haste móvel da peça. Sua medição é realizada pelo deslocamento de um parafuso micrométrico no sentido longitudinal por uma rosca regulável que realiza um movimento relativo de um passo a cada volta completa. A volta completa é subdividida pelos traços do tambor (ligado ao parafuso). Esse movimento se traduz na variação da distância entre duas superfícies de medição.

Depois do contato com a peça, dê dois toques suaves na catraca, e certifique-se se as superfícies estão totalmente em contato, em seguida trave o instrumento e afira a medição. Para calcular o valor do princípio, verifique até onde o tambor se deslocou. O primeiro valor que vier atrás do tambor é o inteiro. Em seguida, observe à medida que estiver mais próxima do zero do tubo de medição. Depois é só somar os valores.

Caso o micrômetro possua vernier, procure a medida do vernier que coincide com o tambor e adicione ao valor encontrado.

Conclusão

Depois de aprendermos usar o instrumento e fazer as medições nas esferas, podemos concluir que o micrometro é uma ferramenta muito útil para medir objetos com alta precisão, e para profissões coo engenharia que necessitam de ferramentas desse tipo é uma peça fundamental.

Mesmo sendo uma ferramenta pouco utilizada, é fundamental que alunos de engenharia e afins tenham o conhecimento de como utilizá-la corretamente.

Referências

DIAS, A. Tudo o que você precisa saber sobre micrômetro. Acesso em: 23/09/2017. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com