TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO E STAKEHOLDERS

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos

Módulo:

Aluno: Alex Silva Souza

Turma: 3

Tarefa: Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders

Introdução

A empresa W, tem como projeto atual e implantação de um parque de ciências no Estado do Pará, sendo contratada pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico, Científico e de Tecnologia do Estado. Esse projeto tem uma parceria da Universidade do Estado (Unest), a Prefeitura da cidade e o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Científico e de Tecnologia do Estado (DECTE), com o apoio do Fundo de Estudos e Projetos (FEP) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O projeto tem como escopo fornecer "inteligência", infraestrutura e os serviços necessários para o crescimento e fortalecimento das empresas locais de tecnologia intensiva. Nesse parque de ciências, espera-se que projetos inovadores, que visem a melhora desse segmento, sejam eles concentrados, conectados, organizados, articulados, implementados e promovidos.

Para realização do presente trabalho, será necessário identificar as ações necessárias para realização do projeto, tendo como foco principal o gerenciamento de stakeholders, atrelado a comunicação. Vale ressaltar que a implementação de um parque de ciências é um projeto de grande porte e que envolve muitos atores, cujos interesses particulares podem influenciar o resultado, e que cabe a empresa W, ter ações específicas de gestão, direcionadas ao foco principal o gerenciamento de stakeholders.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para realização do projeto, tendo como foco principal o gerenciamento de stakeholders

A empresa W, tem como objetivo a implementação de um Parque de Ciências no estado do Pará, como a introdução cita, se trata de um “projeto” de porte grande, para o plano de ação do gerenciamento de stakeholders, é primeiramente necessário saber o que é um projeto, segundo Stakeholders e então o que consiste no gerenciamento de Stakeholdes. A partir dessa visão, iremos caracteriza-los, para depois identificar as ações necessárias para realização do projeto, tendo o foco no gerenciamento de Stakeholders.

Projeto é um esforço temporário destinado a gerar um novo produto, serviço ou resultado (PMI, 2017a)

Segundo o Guia PMBOK (PMI, 2017ª) Stakeholders são pessoas, organizações, clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução e término do projeto. Ainda segundo o guia PMBOK, os stakeholders podem exercer influência sobre o projeto e suas entregas.

 

Gerenciamento dos Stakeholders ou Partes interessadas: O gerenciamento das partes interessadas do projeto inclui os processos exigidos para identificar todas as pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas, seu impacto no projeto e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o engajamento eficaz das partes interessadas nas decisões e na execução do projeto. Os processos apoiam o trabalho da equipe do projeto para analisar as expectativas das partes interessadas, avaliar o grau em que afetam ou são afetadas pelo projeto, e desenvolver estratégias para envolver com eficácia as partes interessadas em apoio a decisões, ao planejamento e à execução do trabalho do projeto. (PMBOK 6ª edição, pg. 503)

Após sabermos os conceitos básicos do gerenciamento dos stakeholders, será feito uma matriz de análise conforme modelo disponibilizado, a modo a identificar as ações necessárias para realização do projeto, mantendo o foco principal, já destacado. Além disso, será realizado um plano de gerenciamento para todos os stakeholders, por meio de, no mínimo, duas ações de comunicação para cada um deles, de modo a alcançar o nível desejado de envolvimento.

Para desenvolvimento dos itens citados acima, foi levado em conta as seguintes informações:

Nome do Projeto: Sistema Estadual de Parques de Ciência;

Empresa executora do projeto: Empresa W;

Local: Pará-Brasil;

Equipe de projeto: 10 Pessoas ao total;

Patrocinador: Departamento de Desenvolvimento Econômico, Científico e de Tecnologia do Estado (DECTE);

Principais Interessados: Empresas locais de tecnologia intensiva, Universidade do Estado (Unest) e o governo do Estado;

Segue anexo arquivo abaixo (excel), para melhor visualização, contendo a matriz de análise e o plano de gerenciamento para todos os stakeholders.

[pic 2]

O Método usado para definir o grau de poder e interesse, foi pelo mapa de stakeholders. Segue foto abaixo com exemplo do Stakeholder A.

[pic 3][pic 4][pic 5]

Figura 1 – Matriz de Poder X Interesse

Considerações finais

Podemos concluir que o plano de gerenciamento de stakeholders, identifica as possíveis partes interessadas, analisa as expectativas e impacto das mesmas em relação ao projeto, e assim tenta ao máximo satisfazer suas vontades, conforme necessidade e busca controla-los para não ter impactos negativos ao projeto. Por sua vez a implantação do projeto que será realizado pela empresa W traz a expectativa de um crescimento e desenvolvimento tecnológico para o estado do Pará, principalmente para o município que receberá o evento, os créditos serão voltados a universidade, o Estado, além do MCT. Podendo assim trazer mais investidores e oportunidades para o financiamento para as pesquisas na área da tecnologia.

Para o projeto recomenda-se um monitoramento para o gerenciamento do controle de mudanças, visto que por ter vários Stakeholders, poderão ter alterações no andamento do projeto. Vale ressaltar que não podemos afirmar que a empresa W terá % de sucesso em sua missão para implantação do projeto, mas podemos destacar que o plano de gerenciamento de stakeholders colabora para o sucesso do projeto.

Referências bibliográficas

Guide, PMBOK. Official brazillian portuguese language edition of a guide to the Projectmanagement body of knowledge (pmbok guide). In: Project Managemete Institute: Sixth Edition, 2017.

Chaves, Lúcio Edi, Gerenciamento da comunicação em projetos / Lúcio Edi Chaves...[et al.]. – 3. ed. - Rio de Janeiro : Editora FGV, 2014

Valle, José Ângelo Santos do,  Gerenciamento de stakeholders em projetos / José Ângelo Santos do Valle...[et al.]. – Rio de Janeiro : Editora FGV, 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (794.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com