TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PESSOAS

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FUMEC

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEA

ENGENHARIA DE PRODUÇAO CÍVIL

Prof : Antônio César Nunes Cruz

GESTÃO ESTRATÉGICA E DE PESSOAS

MARCELLE FERREIRA SANTOS

ATIVIDADE AUTOINSTRUCIONAL

Belo Horizonte / 2 de dezembro de 2016

1 – Conceitue e diferencie Grupos de Equipes

Equipes – São grupos de duas ou mais pessoas que interagem e influenciam umas às outras, que se consideram mutualmente responsáveis por atingir objetivos comuns associados aos objetivos organizacionais e que se percebem como uma entidade social dentro de uma empresa.

Grupos – Grupos incluem pessoas reunidas, tendo elas ou não interdependência ou objetivo focalizado na empresa. Esses grupos tendem a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos.

Todas as equipes são grupos, mas muitos deles não satisfazem a nossa definição de equipe. No grupo temos uma determinada quantidade de pessoas que têm funções similares e compartilham o mesmo meio, mas que realizam seus trabalhos de forma individual, sem que o trabalho de um dependa do outro. Já uma equipe está constituída por um grupo de pessoas que trabalham todas para conseguir o mesmo fim, fazendo com que o resultado do trabalho dependa da colaboração de todos. Seus membros não trabalham de forma individual exclusivamente, mas também em conjunto.

Outra diferença entre grupo e equipe é que no grupo se estabelecem metas e cada um trabalha para atingi-las de forma individual, a colaboração e coordenação entre seus membros não é obrigatória. Na equipe de trabalho por sua vez, é absolutamente necessária a coordenação entre todos os seus membros para atingir os objetivos.

2 - Explique cada um dos principais componentes do Modelo de Eficiência da Equipe e ao final informe a conclusão do grupo sobre o aspecto eleito como mais importante tendo em vista a percepção e experiência dos componentes.

- Ambiente da empresa e da equipe

- Formação da equipe

- Processos da equipe

- Eficiência da equipe

- Ambiente da empresa e da equipe

O ambiente da empresa e da equipe influência a sua eficiência por representar todas as condições da empresa. As recompensas são valorizadas por membros das equipes, fazendo com que os membros trabalhem mais satisfeitos e com melhor eficiência.

A comunicação é um fator de grande importância, onde interliga e faz com que as informações cheguem de forma completa, acarretando também no alinhamento de informações da equipe.

A estrutura organizacional faz parte do ambiente da equipe e da empresa, a organização faz com que as equipes se desenvolvam em torno dos processos de trabalho, aumentando a interdependência e a interação entre os membros.

O espaço físico contribui para melhor desenvolvimento do trabalho exercido e acomodação dos membros.

Os lideres organizacionais comprometidos com o objetivo, fornecem para os membros da equipe direção estratégica e apoio. Assim, os membros da equipe se concentram em seus afazeres, na flexibilidade e eficiência operacional.

- Formação da Equipe

Com um ambiente favorável a toda equipe, é necessário que os lideres formem a própria equipe, incluindo as características da tarefa e o tamanho, a composição e as funções da equipe.

Para um resultado positivo é preciso atribuir características da tarefa sempre bem organizadas. As equipes são particularmente bem adaptadas quando o trabalho complexo pode ser dividido em funções mais especializadas, nas quais as pessoas requerem coordenação frequente entre si. Com isso as equipes tendem a funcionar melhor, pois tem tarefas bem estruturadas porque é mais fácil coordenar esse tipo de trabalho entre várias pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com