TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerar reflexão para o desenvolvimento do TCC

Por:   •  31/3/2016  •  Artigo  •  4.203 Palavras (17 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – Campos Asa Sul

Engenharia Civil 5º semestre

Lucas Phelipe Sampaio de Assis C356590

SUSTENTABILIDADE

Trabalho acadêmico, Desenvolvido para a disciplina

De metodologia do Trabalho Acadêmico afim de

Gerar reflexão para o desenvolvimento do TCC

Turma Ec4Q30 Professor Luiz Correia

Brasília

31 de Março de 2016

[pic 2]

Lucas Phelipe Sampaio de Assis C356590

SUSTENTABILIDADE

Brasília

31 de Março de 2016

Sumário

Lista de Tabelas        

Lista de Símbolos        

Abstract        

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

Lista de Tabelas

Lista de Símbolos

Abstract

This work addresses some issues of sustainability in order to maximize the resources of the work seeks to eliminate waste, reducing environmental impact, minimizing the use of manpower and efficiency in the construction process in order of reflection and looking for changes in the traditional system the construction industry.

RESUMO

 Nesse trabalho abordará alguns temas da sustentabilidade, afim de maximizar os recursos da obra procura por eliminar resíduos, diminuição do impacto ambiental, minimização da utilização da mão de obra e eficiência no processo de construção, afim da reflexão e procura por mudanças no sistema tradicional da indústria da construção civil.

INTRODUÇÃO

        A busca pela Sustentabilidade em um processo de produção Civil, processo que gera um alto impacto ambiental é uma difícil tarefa, deve-se melhorar a utilização de recursos demandados por esse empreendimento, com novos estudos, recursos e implementações, ao ponto de não gerar resíduos e aumentar a reciclagem dos materiais e reutilizá-los, pois temos que ter a visão de que os recursos são finitos gerando um desgaste natural e isso pode constar como um marketing verde para empresa agregando valor ao produto. Para isso se faz necessário pesquisa e tecnologias, um acompanhamento desde a elaboração do projeto, acompanhamento do dia a dia da obra até a finalização e as melhorias que podem ser aplicadas para que o produto final possa apresentar.

 Alguns exemplos da implementação desse programa seriam de reutilização de água e tratamento se necessário dessa, de trituração dos detritos da obra para reutilização, chapiscadeiras e rebocadeiras que visem a diminuição do desperdício de agregados, utilização de produtos descartáveis na sociedade como plástico e borracha, reutilização de madeiras de projetos anteriores, sistemas de logísticas integrados, quando possível utilização de tijolos de barro, projetos que permitam uma boa iluminação no interior, uma boa ventilação, vedação térmica, técnicas que exijam menos matérias que agridam a natureza em sua retirada sem prejudicar a estrutura do edifício, utilização de processo autômatos e mecânicos de fácil manuseio desde que minimize o esforço e quantidade de funcionários e utilize energia limpa, aparelhos elétricos dentre outas opções levantadas durante a implementação da obra.

DESENVOLVIMENTO

Impactos ambientais retirada de pedras metais e madeira

Desmatação

RESÍDUOS E CANTEIRO

Apoderando-se dos recursos naturais, o setor é também, entre todas as atividades produtivas, o maior gerador de resíduos. Segundo Diana Scillag, diretora do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável -, de tudo o que extrai da natureza, apenas entre 20% e 50% das matérias-primas naturais são realmente consumidas pela construção civil. Dados revelam que o volume de resíduos gerado - entulho de construção e demolição -, chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. O economista e mestre em tecnologia ambiental Elcio Carelli, da empresa Obra Limpa, afirma que 60% do total de resíduos produzidos nas cidades brasileiras têm origem na construção civil. “Em São Paulo, estima-se a geração de 17 mil toneladas/dia de resíduos, sendo que 30% vêm da construção formal e o restante da informal”, diz ele.

A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa. Para cada tonelada de clinquer (componente básico do cimento) produzido, mais de 600 kg de CO2 são lançados na atmosfera. Junte-se o sedimento ambiental da produção de outras indústrias com o crescimento mundial da fabricação de cimento, o resultado é que a participação do insumo no CO2 total mais que dobrou no período de 30 anos, entre 1950 e 1980. Outros materiais usados em grande escala têm problemas similares.

Scillag afirma que “a reciclagem é prática ideal de transformação para reduzir o volume de extração de matérias-primas, através da substituição por resíduos reciclados, redução de áreas destinadas a aterros, redução de energia referente ao processo de extração, além de possibilitar o surgimento de novos negócios”.

ENERGIA E ÁGUA

“Hoje, aproximadamente 40% da energia mundial são consumidas pelos edifícios”, diz Scillag, explicando que o consumo energético nas edificações ocorre em dois momentos. Na etapa pré-operacional ou de energia embutida, aquela da extração e fabricação de materiais, do transporte até a obra e da construção do edifício. “Porém, a etapa em que a edificação mais consome energia é durante sua ocupação, em manutenção e demolição”, diz. O consumo de energia é diferente dependendo do setor - comercial, público ou residencial. O consumo de energia elétrica do setor residencial no Brasil é o mesmo que o consumo somado do setor público e comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (365.3 Kb)   docx (477.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com