TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Tema Lean Manufacturing

Por:   •  6/2/2019  •  Monografia  •  10.935 Palavras (44 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 44

SUMÁRIO

DEDICATÓRIA.................................................................................ii

AGRADECIMENTO ........................................................................iii

1 INTRODUÇÃO 1

1.1 Importância do Tema 1

1.2 Objetivos 2

1.3 Metodologia 2

1.4 Organização dos Capítulos 2

2 LEAN MANUFACTURING 4

2.1 Definição do Lean Manufacturing 4

2.2 Histórico e Ascensão do Lean Manufaturing 4

2.3 Concepções Iniciais sobre o Sistema Toyota de Produção 9

2.3.1 Os Sete tipos de desperdício 11

2.4 Ferramentas da Manufatura Enxuta. 15

2.4.1 5S 16

2.4.2 Poka Yoke 18

2.4.3 SMED (Single Minute Exchange of Die – Redução do Set up) 18

2.4.4 Mapeamento do Fluxo de Valores (VSM – Value Stream Mapping) 19

2.4.5 Fluxo continuo de produção e balanceamento de Linha 22

2.4.6 Takt Time 25

2.4.7 Kaizen 27

2.4.8 Trabalho padronizado 29

2.4.9 Gestão Visual 30

2.4.10 Manutenção Produtiva Total (TPM) –Total Productive Maintenance 31

2.4.11 Kanban 34

3 APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO. 38

3.1 Apresentação da empresa 38

3.2 Situação inicial de uma linha de usinagem 40

3.3 Aplicação do Lean e resultados 43

4 CONCLUSÃO 46

Bibliografia 48

1 INTRODUÇÃO

Um dos principais problemas das empresas hoje é a intensa competição que existe em todos os mercados e em todos os países. Essa concorrência se tornou global, principalmente no final do século XX. Isso quer dizer que qualquer empresa, em qualquer país, que produza os mesmos produtos que outra empresa, pode batalhar pelo mercado com de igual para igual. O fenômeno que isto gera é uma intensa batalha não só pela preferência dos consumidores, mas também uma correria interna, com o objetivo primordial de se reduzir custos, garantindo ao mesmo tempo um produto competitivo, de qualidade, seguro e na hora e do jeito que o consumidor final deseja. Isso faz com que as empresas busquem diversas alternativas para garantir que essas exigências sejam atendidas. Uma das alternativas é a Manufatura Enxuta, ou Lean Manufacturing, a qual será alvo deste trabalho.

O Lean Manufacturing, que é uma ferramenta que surgiu no Japão, desenvolvida pela Toyota, significa manufatura enxuta, e propõe a busca por altos níveis de qualidade, produtividade e competitividade por meio da criação de fluxos contínuos, alinhando na melhor seqüência as ações que criam valor sem a necessidade de interrupções e na demanda real do cliente, sempre que este necessitar.

Esse trabalho propõe uma revisão bibliográfica do Lean Manufacturing (Sistema Toyota de Produção), analisando seus conceitos, estudando o começo de sua introdução nas indústrias, quais são suas ferramentas. Posteriormente, é apresentado um estudo de caso, com o intuito de se apresentar uma experiência bem sucedida de aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing em uma empresa de autopeças. Nesse estudo de caso serão avaliados os pontos de mudança de lay out industrial, cronoanálise, balanceamento de linha e fluxograma.

1.1 Importância do Tema

Um terço das maiores montadoras do mundo hoje perde dinheiro ano após ano. Em 2006, a Toyota lucrou 13,8 bilhões de dólares, o que representa mais do que as 12 principais concorrentes juntas. Isso se deve, principalmente, pelo desenvolvimento, aplicação e manutenção de seu sistema de produção, chamado Sistema Toyota de Produção, responsável pela redução de todos os desperdícios nas fábricas da montadora, garantindo mesmo assim a qualidade e a satisfação de seus clientes. Este trabalho apresenta esse sistema, através de um levantamento bibliográfico e um estudo de caso, mostrando quais são os resultados possíveis de se atingir com a adoção de tal ferramenta.

1.2 Objetivos

São objetivos do trabalho mostrar o estudo da teoria do Lean Manufacturing, verificar suas aplicações e realizar um estudo de caso em uma empresa no setor automotivo a fim de analisar a capacidade produtiva da linha de produção, estudo de cronoanálise e verificar a necessidade por demanda (Takt time). Para a implementação da teoria no estudo de caso tem que se analisar o lay out da linha de produção e onde podem estar ocorrendo situações que não agregam valor ao produto. Em suma, o trabalho mostra como funcionam as ferramentas do Lean Manufacturing e sua dependência umas com as outras.

1.3 Metodologia

Para a realização deste trabalho foram feitas pesquisas bibliográficas em vários textos disponíveis em livros e na internet.

Para o estudo de caso as informações foram retiradas do próprio chão de fábrica de uma empresa de autopeças, sendo feita toda análise de implementação e savings.

1.4 Organização dos Capítulos

O segundo capítulo é composto por uma revisão bibliográfica do Sistema Toyota de produção (Lean Manufacturing), seu surgimento e sua ascensão. Também mostra suas principais ferramentas e como são aplicadas.

O terceiro capítulo contempla o estudo de caso que foi realizado em uma empresa de autopeças do setor automotivo. Mostra seu desenvolvimento, análises, aplicações e quantificação dos ganhos. O principal foco é eliminar tudo o que não agrega valor ao cliente final.

O quarto e último capítulo é a conclusão do trabalho de graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.9 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com