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JOGOS MATEMÁTICOS COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISE A PARTIR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE MATEMÁTICA E ENGENHARIA

Por:   •  15/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  228 Visualizações

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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

PROJETO DE PESQUISA

JOGOS MATEMÁTICOS COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

ANÁLISE A PARTIR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE MATEMÁTICA E ENGENHARIA

Fortaleza, 17 de Julho de 2014

ALUNO

Jefferson Pinheiro Amorim Moura

TEMA

JOGOS MATEMÁTICOS COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

ANÁLISE A PARTIR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE MATEMÁTICA E ENGENHARIA

Orientador (a): Professora Doutora Laodicéia Amorim Weersma.

Fortaleza, 17 de Julho de 2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 01

2. PROBLEMATIZAÇÃO 03

3. JUSTIFICATIVA 04

4. OBJETIVOS 06

4.1 Objetivo Geral 06

4.2 Objetivos Específicos 06

5. HIPÓTESES 08

5.1 Hipótese Primária 08

5.2 Hipótese Secundária 08

6. QUESTÕES A INVESTIGAR 09

7. REFERENCIAL TEÓRICO 10

8. METODOLOGIA DA PESQUISA 13

9. CRONOGRAMA 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

Diante da crescente demanda por educação superior que caracteriza as sociedades contemporâneas, as metodologias de ensino-aprendizagem tornam-se um fator estratégico para o plena formação do conhecimento.

Segundo Neves (2007) as novas expectativas de formação pressupõe ruptura com padrões e modelos rígidos, o que implica em mudanças no perfil de formação, qualificando-a no tocante ao domínio de conhecimento, na capacidade de aplica-los criativamente na solução de problemas concretos, na maior adaptabilidade a mudança tecnológica, de informação e comunicação

Sob essa perspectiva, tem-se os jogos lúdicos como uma das importantes metodologias de ensino-aprendizagem. Friedman (2000) argumenta que os jogos lúdicos se encontram na gênese da construção do conhecimento, da apropriação da cultura e da constituição da criança como sujeito humano, como aspecto fundamental do processo de formação.

O autor ainda afirma que os jogos tendem a aumentar a capacidade de fruição e criação das alegrias culturais e para poder recriar cotidianamente a realidade nas faculdades.

Entretanto, nota-se que a utilização dos jogos lúdicos ainda é um tema pouco explorado pelo ensino superior, tendo em vista que o modelo tradicional de ensino enfatiza de forma mais abrangente os conteúdos que os esquemas de aprendizagem construtivos. Na visão tradicional o jogo na educação de jovens tende a ter uma conotação negativa, por ser entendida apenas como atividade recreativa.

Em se tratando da disciplina de matemática, XXXX (xxx) diz que a investigação em educação matemática tem mostrado que no Brasil as práticas de ensino da matemática no nível de ensino superior continuam a ser dominados por uma visão tradicionalista.

Fato este que se torna um contraponto a argumentação de XXXX (xxx) ao afirmar que a matemática apresenta múltiplas relações com os jogos lúdicos e permite ao educador realizar múltiplas atividades empíricas para favorecer ao educando a compreensão da lógica matemática.

Corroborando com essa perspectiva, Oliveira (2007) apud Silva et al. (2013) advogam que os educadores matemáticos deveriam procurar alternativas para aumentar a motivação na aprendizagem desenvolvendo a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.

Neste contexto, é apresentado o projeto intitulado jogos matemáticos como método de ensino-aprendizagem: análise a partir dos cursos de graduação de matemática e engenharia para compor a pesquisa de mestrado do Curso ........... .

2. PROBLEMATIZAÇÃO

As mudanças tecnológicas torna o ambiente lúdico alinhados a proposta de jogos lugicos

Novas expectativas dos jovens

Números reprevação dificuldades

O problema de socialização dos jovens nas universidades públicas reflete-se na diversidade cultural, fazendo com que o trabalho pedagógico do professor se torne ainda mais difícil quando seus alunos são oriundos das classes populares. Aos educadores de bairros periféricos que se deparam com imensas diversidades culturais, o ensino qualitativo requer uma visão da necessidade de novas experiências educativas que tenham por base os componentes socializadores e integradores para situar o jovem no espaço da universidade.

O índice de evasão universidade é explicado por Castro (1992) como uma falta de capacidade da instituição de ensino superior de constituir um universo escolar socializado, participativo e interativo, pelo contrário a universidade o modelo educativo escolar é seletivo e fragmentário nas atividades educativas.

Neste sentido, o jogo lúdico pode ser considerado como uma estratégia de interação social em situações diversas para a promoção de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre os jovens, de forma a que possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a auto-estima.

Portanto, este projeto de pesquisa tem como questão orientadora:

● Quais as formas de inserção dos jogos lúdicos como recurso pedagógico para as aprendizagens em matemática nos cursos de graduação de matemática e engenharia numa perspectiva construtivista correlacionada aos jogos lúdicos aos conteúdos de forma teórico-prática no

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