TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA, GESTÃO DE NEGÓCIOS E MEIO AMBIENTE

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

Análise de risco nas operações do deck principal de uma embarcação do tipo plsv

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA, GESTÃO DE NEGÓCIOS E MEIO AMBIENTE

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

PROFESSORA Drª. Sc. CLÁUDIA OSÓRIO

ALUNOS:

GUILHERME BATISTA

JOÃO NERY

LUDMILLA POTEL

LUCAS BERETTA

RODRIGO BAUMGARTEN

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCO        3

3.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        4

3.1        MAPEAMENTO DOS RISCOS        4

3.2        PLANO DE AÇÃO E MITIGAÇÃO DOS RISCOS        4

3.3        MAPA DE RISCO        5

4.        CONCLUSÃO        5


RESUMO

A atividade contempla as tarefas principais decorrentes das operações no deck principal de uma embarcação do tipo PLSV. Em primeiro lugar, serão avaliados os riscos químicos, fisícos, biológicos, ergonômicos e de acidentes das operações, para então graduarmos a agressividade do risco e ao fim criar o mapa de risco, sendo esta uma ferramenta visual para interpretação dos riscos encontrados. Para a atividade em questão, foram utilizadas as normas regulamentadoras aplicáveis, com atenção especial às NRs 5, 10, 11, 12, 17, 34 e 35.


  1. INTRODUÇÃO

Para a avaliação em questão foi utilizado um PLSV de construtora sul-coreana do tipo pipe laying support vessel. Construído no ano de 2014, de bandeira Bahamas. Seu peso gira em torno de 14.000 toneladas com calado de 8,50 metros, possui comprimento total de 145 m, sendo a área do Deck de 2.855 m2 com capacidade de 5t/m2. Seu número máximo admitido de tripulantes gira em torno de 120 pessoas. A embarcação possui salas de repouso, restaurantes, ginásio, auditórios, sala de jogos, hospital, internet disponível para toda a tripulação bem como tv a cabo.

Dentre as principais operações e atividades que ocorrem no convés principal, destacam-se as operações de instalação submarina a partir dos procedimentos executivos recebidos da equipe de terra, incluindo, elaboração de lingadas a serem utilizadas, posicionamento de conectores e acessórios no fundo do mar. Operações de ROV e posicionamento dinâmico junto às equipes de convés, incluindo: verificação das lingadas. Operações de manutenção e pintura da embarcação em geral. Operações de movimentação de carga com auxílio de guindastes.

Nota-se que as principais atividades do navio envolvem muita movimentação de carga, bem como trabalhos de manutenção e interação homem-máquina. Sendo assim, estes devem ser os principais pontos avaliados num mapa de risco para este projeto, dado que a exposição a estes riscos é constante.

Entre os riscos ergonômicos mais comuns que podemos citar, estão: postura inadequada durante as atividades, jornada de trabalho prolongada, situação de estresse, levantamento de peso, esforço físico, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa, trabalhos em período noturno e controle rígido de produtividade, cabines apertadas sendo muitas vezes um local abafado, prejudicando o repouso dos trabalhadores. Estes riscos estão intrinsecamente relacionados com a organização do trabalho, onde fatores respectivamente como, o conteúdo das tarefas, a exigência de tempo, o ritmo de trabalho, as normas de produção, o modo operatório e a determinação do conteúdo de tempo são conceitos que se relacionam com os riscos elencados acima.

Tais riscos ergonômicos no trabalho podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos, alterando o organismo e o estado emocional dos trabalhadores – o que afeta, obviamente, a sua saúde, segurança e produtividade. Alguns exemplos do que os riscos ergonômicos podem causar: Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT), dores musculares, alteração do sono, doenças nervosas, cansaço físico, diabetes, taquicardia, tensão, ansiedade, problemas de coluna, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), etc.

Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na concessão, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como estresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão. Eis alguns exemplos de condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais:

  • Cargas de trabalho excessivas;
  • Confinamento em alto mar;
  • Distância dos familiares;
  • Assédio psicológico ou sexual, violência de terceiros;
  • Exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções;
  • Falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controlo sobre a forma como executa o trabalho;
  • Má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral;
  • Comunicação ineficaz, falta de apoio da parte de chefias e colegas.

Os trabalhadores ficam condicionados a uma situação de estresse quando as exigências do seu trabalho são excessivas, superando a sua capacidade de lhes fazer face. Além de problemas de saúde mental, os trabalhadores afetados por estresse prolongado podem acabar por desenvolver graves problemas de saúde física, como doenças cardiovasculares ou lesões músculo-esqueléticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (348.4 Kb)   docx (189.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com