TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As tecnologias da educação no Ambiente Escolar

Por:   •  10/4/2015  •  Dissertação  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

As tecnologias da educação no Ambiente Escolar

A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e a os tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. Esse reconhecimento favorece a incorporação de diferentes tecnologias (computador, Internet, TV, vídeo...) existentes na escola à prática pedagógica e a outras atividades escolares nas situações em que possam trazer contribuições significativas. As tecnologias são utilizadas de acordo com os propósitos educacionais e as estratégias mais adequadas para propiciar ao aluno a aprendizagem, não se tratando da informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. No processo de incorporação das tecnologias na escola, aprende-se a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo. Os artigos apresentados neste capítulo, Tecnologias na escola, têm foco em experiências de uso das tecnologias na escola e em teorias que as fundamentam. O terceiro artigo , Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente, de autoria de Marilda Aparecida Behrens, defende a necessidade de um paradigma inovador que supere a educação centrada na transmissão de informações, na segregação de alunos e professores a um espaço de aprender e ensinar limitado pelas paredes de uma sala. Behrens, fundamentada em Lévy, propõe o encontro da era digital com a escrita e a oralidade propiciado pelo uso de TIC como ensejo à comunicação interativa, à aprendizagem colaborativa e ao desenvolvimento da criatividade. O primeiro artigo, Internet na escola e inclusão, de Marco Silva, foca a problemática da escola inclusiva sob o ponto de vista da utilização da interface digital. Essa prática apresenta-se como exigência para a apropriação do novo ambiente comunicacional-cultural, que proporciona ao professor superar a pedagogia da transmissão ao permitir planejar percursos, criando oportunidades para o aluno desenhar suas trajetórias, escolher pontos de parada e produzir significados.

Introdução à educação virtual

  1. 1-Quais as principais características da nova sociedade da informação que impactam diretamente na educação?

R:A complexidade, a interdependência o contexto das atividades humanas, que as condicionam e por sua vez condicionado pó elas, não é mais o contexto físico imediato nos quais estas surgem e se desenvolvem, mas um contexto mais amplo sujeito a uma densa rede de inter-relações de envolvimento e influências mutuas.

Acesso de informação e ruído a informação é a matéria prima da SI.AS TIC e especialmente as tecnologias de informação.

A rapidez nos processos e suas consequências, a rapidez com que ocorrem as mudanças e transformações. A rapidez afeta praticamente todos os processos e aspectos envolvidos na SI, rapidez na transmissão da informação na sua caducidade e na sua renovação.

A escassez de espaço e de tempo para a abstração e a reflexão e a rapidez dos processos e transformações próprios da SI,juntamente com os fenômenos de excesso,obsolência  e renovação contínuos da informação.

A preeminência da cultura e da imagem e do espetáculo.As TIC,e especialmente as tecnologias áudio visuais e multimídia tem contribuído para configurar e consolidar uma autêntica cultura do espetáculo.

As transformações das coordenadas especiais e temporais da comunicação o espaço e o tempo tem sido sempre dois condicionantes básico com os quais os seres humanos se confrontam nas suas tentativas de melhorar sua capacidade de comunicação,a educação das tecnologias e nos meios de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com