TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEAN MANUFACTURIN

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

LEAN MANUFACTURING: PRODUÇÃO ENXUTA COMO PROPOSTA DE MODELO DE MELHORIA PARA EMPRESAS DE MANUFATURA

SILVA, Luanna Laís Santos

Dissertação da 1ª Etapa da disciplina Estágio Supervisionado no curso de Engenharia de Produção.

Discente do curso de Engenharia de Produção

(IBRATEC) –  Faculdade de Tecnologia Ibratec Jaboatão dos Guararapes – PE.

:luannalaiis@outlook.com

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo relacionado à Engenharia da Produção sobre a utilização do Sistema de Produção Enxuta tratando das práticas de capacitação para a implantação da mesma. Por meio de pesquisa bibliográfica em sites especializados, livros e artigos, objetiva desenvolver habilidades e capturar conhecimento mostrando que é possível melhorar a qualidade e a flexibilidade de produtos e serviços com o uso dessa filosofia “Produção enxuta”. O trabalho apresenta informações importantes que podem ser aplicados permitindo às empresas ampliar sua capacidade de produzir e de competir no cenário globalizado..

Palavras-Chave: Produção enxuta. Desperdícios. Melhoria contínua. Lean manufacturing

  1. Introdução

O Lean Manufacturing tem como sua principal função diminuir custos, eliminar o desperdício, otimizar o processo sem afetar o comprometimento do preço do produto para o cliente. Essa filosofia foi fundamentada em relação ao modelo realizado pela Toyota para o controle da qualidade e para executar as atividades da melhor maneira possível, tendo como finalidade o desenvolvimento de produtos competitivos e ao mesmo tempo aumentar a satisfação dos clientes e até mesmo superando-as. A metodologia quando bem aplicada é uma poderosa arma para em curto prazo, reduzir os prejuízos no produto, garantindo assim, excelentes resultados para empresa gerando lucros , tais como: melhorias e a satisfação dos clientes, minimização dos desperdícios de materiais, redução dos custos com a produção, e melhorias na qualidade dos trabalhos operacionais. É essencial para uma empresa buscar maior competitividade no mercado, identificar e corrigir erros em seus processos produtivos, e implementar métodos que garantam uma melhor qualidade e eficiência. A ideia é que um processo somente comece a produzir, após receber a ordem de serviço do processo posterior. Um dos fundamentos da produção enxuta é o Just In Time. Ele têm como função auxiliar redução de estoque fazendo com que a matéria-prima seja utilizada somente quando necessário, evitando que estoques fiquem parados.  O sistema facilita a integração dos diversos sub processos, criando um fluxo continuo mais. Outras ferramentas japonesas, tais como Kanban, kaizen, Jidoka, 5S, Heijunka, pokaioca, andon, procedimentos operacionais, entre outras, são utilizadas na filosofia da produção enxuta. Todas têm como finalidade principal, melhorar os processos de produção. Neste trabalho irá disserta-se sobre a importância do modelo desenvolvido pela Toyota, que é conhecido atualmente por Produção Enxuta ou em inglês, Lean Manufacturing. Mostrando também como esse sistema de produção foi desenvolvido e melhorado no decorrer do tempo, podendo através da valorização e desenvolvimento dos trabalhadores do chão de fábrica, agregar valores aos processos e produtos de forma a aumentar o crescimento das indústrias.

  1. Objetivo

O principal objetivo deste trabalho é dispor como fonte de estudo e de explicação da filosofia da Produção enxuta e a importância que se aplicar a esta metodologia nos processos produtivos para tornar as industrias cada vez  mais competitivas.

  1. Objetivo especifico. Argumentar sobre as diversas formas de aplicação desse sistema, para ter mais flexibilidade nos processos produtivos de indústria, reduzir custos e resultando no  aumento da produtividade.

  1. Metodologia

As técnicas e métodos utilizados são baseados na leitura prévia de obras  sobre lean manufacturing. A seleção dos 5 artigos, serviu como guia de estudo para esse trabalho dissertativo . Consultas a livros sobre melhoria, qualidade, gestão, padronização, glossário do pensamento sobre produção enxuta e pesquisas em sites nas áreas relacionadas. Levando em conta a história por trás da metodologia onde a experiência e trabalho desenvolvidos na Toyota em seus sistema produtivo implementados, segundo os princípios lean manufacturing e o desenvolvimento de lay-out’s produtivos, ajudou na adaptação destes conceitos á realidade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU DISCUSSÕES

O sistema de Produção em massa procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produção elevados.

No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto. Uma grande vantagem deste tipo de produção é a grande flexibilidade que ela permite, pois, o produto pode ser confeccionado exatamente no modelo, cor, tamanho e qualquer outra característica que o cliente desejar.

A maioria das empresas em qualquer segmento utiliza este tipo de produção, já que os estoques permitem maior segurança ao trabalho, impedindo que o cliente solicite o produto e não o encontre. Já no Sistema Toyota de Produção, os lotes de produção são minimizados, permitindo uma grande variedade de produtos.  

No Sistema Produção enxuta à preocupação com a qualidade do produto é muito maior do que no sistema de produção americano. Desenvolveram diversas técnicas simples porem extremamente eficientes para alcançar os resultados esperados.. A Produção enxuta almeja a flexibilidade de produção, permitindo assim um poder de escolha ao cliente e ao mesmo tempo não repassa o custo referente a esta possibilidade, tendo ainda uma busca pela redução de custos e aumento de produtividade.

 A Produção enxuta pode ser resumidamente definida como um sistema de produção focado na redução do tempo de processamento dos produtos, também chamada como lead time, através da eliminação de desperdícios ao longo da cadeia produtiva, podendo desta forma, ser considerada, uma produção JIT – Just in time

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os princípios tradicionais ligados aos sistemas de Manufatura Enxuta propõem a eliminação dos desperdícios que ocorrem durante o processo produtivo. A Produção mais limpa de uma forma concreta beneficia-se dessa metodologia, pois através de ferramentas exclusivas da origem do Sistema Toyota de Produção, ela consegue tornar-se evidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com