TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Sistemas Mecânicos

Por:   •  16/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO TECNOLÓGICO

Departamento de Engenharia Mecânica

Disciplina: Laboratório de Sistemas Mecânicos II

7º Período

Relatório




 Autor

Vitória

2021

  1. Objetivo

        Este relatório objetiva realizar a determinação do coeficiente de amortecimento e a frequência do sinal, a partir de dados extraídos da base experimental disponibilizada na disciplina.

  1. Introdução Teórica

Para que os projetos voltados à área da engenharia sejam eficientes durante o seu funcionamento é necessário estudar e analisar o fenômeno da vibração estrutural.

A análise de qualquer problema  que  tenha  como  foco  principal  de  estudo  a vibração, pode ser abordado tanto na parte teórica, quanto na parte experimental. Existem  casos em  que  somente  o  estudo  experimental  pode  ser  feito  devido  à complexidade do problema, fazendo com que o modelo matemático não represente de forma real o experimento.  Em muitos casos, somente a análise teórica pode ser estudada, devido a fatores climáticos que impossibilitam a realização experimental. Dessa forma, o comportamento dinâmico real de uma estrutura é acompanhado de análise teórica e experimental.

Vibração é um movimento oscilatório de uma partícula, sistema de partículas ou de um corpo em torno de uma posição de equilíbrio. Todo corpo possui uma vibração, sabendo disso, pode-se definir sua frequência natural, ou seja, a relação entre rigidez e massa do corpo. Um método de identificar esta frequência consiste em impactar o objeto em análise e, com isso, excitar sua frequência de ressonância.

Se  um  sistema,  após  uma  perturbação  inicial,  continuar  a  vibrar  por  conta  própria,  a vibração resultante é considerada como livre. Uma vez que o sistema estiver sujeito a uma força externa, a vibração resultante é considerada forçada. Se nenhuma energia for perdida ou dissipada durante a  oscilação,  a  vibração  é  denominada  como  vibração  não  amortecida.  Entretanto,  se qualquer  energia  for  perdida  dessa  maneira  ela  é  conhecida  como  vibração  amortecida  (RAO. 2008).

        Neste relatório será abordado a vibração em uma viga com uma extremidade engastada e deseja-se obter o comportamento vibratório da mesma,  visando obter as suas respectivas propriedades de maneira experimental e analítica.

  1. Metodologia

Fornecida a base de dados responsável por disponibilizar parâmetros experimentais de tempo t[s] e posição x[m], além de dados referentes a geometria,  foi possível determinar por fim a frequência natural experimental. Inicialmente, com auxílio da ferramenta computacional Python, uma função para efetuar a procura dos pontos máximos (picos) na curva foi utilizada.

Com a localização dos picos disponíveis, adotou-se o método do decremento logarítmico para em sequência obter o fator de amortecimento experimental estimado , utilizando as equações 1 e 2 abaixo.[pic 1]

                                             (1)[pic 2][pic 3]

                                              (2)[pic 4][pic 5]

As frequências naturais experimentais amortecidas e não amortecidas foram por fim adquiridas com base na equação (3) abaixo .

                              (3)[pic 6][pic 7]

Para fins comparativos, a frequência natural analítica também foi encontrada, mas utilizando a equação (4). Em complemento a equação analítica, a figura 1 abaixo foi utilizada para adotar os valores da constante equivalente k*l, para os três modos naturais de vibração descritos na mesma figura.

.                                          (4)[pic 8]

[pic 9]

Figura 1 - Modos de vibração natural, viga

        Tratando de dados experimentais, cada medida realizada no experimento tem junto uma  incerteza que deve ser apresentada. A incerteza pode ser do tipo A ou do tipo B, sendo a incerteza de tipo A aquela vinda de cálculos estatísticos e a incerteza do tipo B de erros físicos dos instrumentos de medição.

Neste experimento foi estabelecido que somente incertezas do tipo A serão consideradas. Sendo assim, foi calculado o desvio padrão pela equação (5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (261.4 Kb)   docx (717.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com