TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MELHORIA DO PONTO DE ÔNIBUS AO LADO DA GALERIA A D MOREIRA

Por:   •  12/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

 

MELHORIA DO PONTO DE ÔNIBUS AO LADO DA GALERIA A D MOREIRA

NA AVENIDA PRESIDENTE WILSON NO BAIRRO DO GONZAGA NA

CIDADE DE SANTOS

SANTOS

2015

RESUMO

O estudo representa uma análise de melhoria de um determinado espaço  público na Cidade de Santos de um setor essencial para a sociedade que é o transporte publico.

Consideramos o item Ponto de Ônibus localizada no bairro do Gonzaga conhecido informalmente como ponto da Galeria AD Moreira.

Os problemas encontrados são baseados em dados de pesquisa produzida presencialmente pelo grupo de alunos junto a população usuária , onde pudemos abordar assuntos como estrutura física, mobiliário urbano e a relação com o sistema de transporte urbano.

Palavras chaves : Ponto de Onibus , Espaço Publico ,

ABSTRACT

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................... 0

1 JUSTIFICATIVA ............................................................................................ ..0

2 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA...................................................................... ..0

3 OBJETIVO..................................................................................................... ..0

4 METODOLOGIA...............................................................................................0

5 ANÁLISE DE DADOS ......................................................................................0

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................0

7 BIBLIOGRAFIA.................................................................................................0

1.    INTRODUÇÃO

 

 

Os espaços públicos são considerados como aqueles locais que, dentro do território urbano, estão abertos a toda a sociedade, deve ser entendido como de uso comum ou posse coletiva dentro do território urbano ou não, onde o direito de ir e vir deve ser obrigatoriamente respeitado por todos, indistintamente, e que são administrados pelo poder público1. Incluem-se nesse grupo as ruas, as avenidas, estradas, praças, jardins, ciclovias, pontos de ônibus, locais de lazer e preservação, como os grandes parques, reservas ecológicas e de contemplação como os jardins públicos, etc2.

A caracterização dos espaços públicos é bastante variada. Os espaços públicos podem ser definidos como:

·         Livres: São os espaços públicos onde o usuário pode circular livremente, como em vias públicas e praças;

·         Lazer e recreação: São os espaços públicos onde o usuário pode realizar atividades de lazer e recreação, como parques urbanos e praias;

·         Contemplação: São os espaços públicos onde o usuário pode observar a paisagem, seja ela interna ou externa ao espaço público;

·     Preservação ou Conservação: São os espaços públicos que proporcionam aos usuários a possibilidade de descansar. Nem sempre são dotados de mobiliário urbano, como bancos, por exemplo, muitas vezes o atrativo está na beleza nativa, como reservas ecológicas.

Nesses locais, o direito de ir e vir é total. Existem ainda espaços que, ainda que possuam certa restrição ao acesso e à circulação, pertencem à esfera do público, portanto nestes espaços, a presença do usuário deve ser teoricamente controlada e, até mesmo, evitada. Em geral, esses locais são: os edifícios públicos, instituições de ensino, hospitais, centro de cultura, etc3.

A utilização dos espaços públicos também funciona como um meio de inclusão e integração das pessoas na sociedade. A demanda de espaços urbanos mais utilizáveis e adequados para a comunidade é cada vez maior, tendo em vista fatores como o envelhecimento da população e também o consequente aumento de pessoas portadoras de necessidades especiais3.

Atualmente, 920 municípios brasileiros com mais de 30 mil habitantes possuem sistema de transporte publico, ou seja, os serviços estão disponíveis para mais de 120 milhões de brasileiros, sendo considerado um sistema de essencial para a população, pois cerca de 40% dos deslocamentos para o trabalho e para a saúde são feitos com transporte publico.4 O ônibus é o principal modo de transporte publico de passageiros das cidades brasileiras, sendo que em grandes cidades do Brasil e em países desenvolvidos o metrô também é muito utilizado. No Brasil a frota de ônibus é considerada uma das maiores do mundo, com cerca de 120 mil veículos, além dos 2.500 vagões de metro e trens urbanos4.

Nesse contexto, as paradas de ônibus, pontos de ônibus ou abrigos de ônibus, são importantes elementos que representam um tipo de espaço público no ambiente urbano. Estão dispersos por todas as cidades brasileiras, em grandes quantidades (centenas os milhares de unidades). Tem por função, permitir o acesso ao embarque de desembarque dos usuários do transporte publico5. De acordo com a SPTrans, administradora do transporte público da cidade de São Paulo, os pontos de parada tem como principal objetivo dar suporte ao sistema municipal de transporte urbano de passageiros, de forma  a assegurar abrigo e conforto ao usuário, organizar o embarque e desembarque de passageiros e fornecer informações sobre o sistema de transporte6.

Diante disso, o presente trabalho apresentará uma proposta que ofereça melhorias nas condições atuais dos pontos de ônibus da cidade de Santos-SP, sendo utilizado para estudo de caso, o ponto de ônibus situado na Avenida Presidente Wilson, 35 - Santos-SP. Com o intuito de atender às reais necessidades dos usuários, foram realizadas pesquisas de campo com a comunidade, obtendo dados importantes para o desenvolvimento do projeto.

 

1. JUSTIFICATIVA

 

A simples tarefa de se deslocar de um lugar ao outro utilizando o transporte publico, se torna muitas vezes uma desconfortável aventura pela cidade, estressando ao longo do dia os usuários deste sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com