TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODULADOR AM – POR CHAVEAMENTO

Por:   •  20/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

¬¬INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA

PROFESSOR: LUIS MIGUEL

DISCIPLINA: ELETRÔNICA

AYRTON SILVA SANTOS

PATRÍCIA LIMA PEREIRA

THALITA RAYANE FREITAS

MODULADOR AM – POR CHAVEAMENTO

IMPERATRIZ

2018

INTRODUÇÃO¬

A modulação é definida como o processo de transformar a informação que está em sua forma original em uma forma adequada para que seja realizada a transmissão. É a alteração sistemática de uma forma de onda (portadora) de acordo com as características de outra forma de onda (sinal modulante). A modulação em amplitude (AM) consiste em modificar a amplitude da onda portadora para transmitir a informação.

A transmissão de informação utilizando-se da modulação possui várias vantagens, tais como a facilidade de radiação do sinal de informação que se deseja transmitir, grande número de sinais que podem ser transmitidos simultaneamente através de um mesmo meio de transmissão, recepção destes sinais sem que haja interferência entre eles, entre outras.

A forma mais simples de se usar um transistor é como chave, significando uma operação na saturação ou no corte e em nenhum outro lugar ao longo da reta de carga. Quando o transistor está saturado, ele se comporta como uma chave fechada. Quando o transistor está na região de corte, funciona como uma chave aberta.

2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

2.1 Materiais

Para a montagem do circuito foram utilizados os seguintes componentes:

Resistores 100Ω e 1k Ω;

Diodos 1N4007;

Protoboard;

Osciloscópio;

Transistor BC548B;

Gerador de sinais;

Fios;

Rádio AM/FM.

2.2 Procedimentos de montagem do circuito

De início o circuito foi simulado no Multisim (Fig.1) para verificar seu funcionamento. No laboratório, inicialmente foram ajustados dois geradores de sinais, o primeiro para gerar um sinal triangular (portadora) com frequência de 877.83 kHz e amplitude 5V, o segundo um sinal senoidal (modulante), com frequência de 530 Hz e amplitude 4.4V. No circuito o transistor foi utilizado como uma chave, funcionando como chave fechada na região de saturação e aberta na região de corte. Para essa aplicação os sinais aplicados no transistor, tanto de portadora quanto o modulante, deveriam receber um offset para assegurar que o transistor fosse polarizado corretamente.

A ausência no laboratório de um gerador de sinais capaz de gerar um sinal com frequência superior 530 KHz (frequência mínima de sintonia do rádio) com offset, levou ao uso de um diodo como um filtro para barrar os semiciclos negativos do sinal triangular.

O circuito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com