TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇA DE LAYOUT APLICANDO O MÉTODO SLP: Uma contribuição das ferramentas fluxograma e 5W2H

Por:   •  27/9/2021  •  Monografia  •  4.646 Palavras (19 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 19

APLICAÇÃO DA SEGURNÇA DO TRABALHO EM USINAS HIDRELÉTRICAS DO BRASIL, E AS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DAS OPERAÇÕES NO AMBIENTE DE ESTUDO

Caio Vinícius Costa Matias[1]

Marcos Vinícius da Silva[2]

RESUMO

O exercício de atividades em ambientes insalubres é extremamente prejudicial à saúde dos trabalhadores, mesmo que estes ambientes de trabalho não sejam perigosos, ocorrerá a presença de riscos ocupacionais, ainda que estes riscos tenham influencias sutis. Os riscos ocupacionais agirão diretamente sobre os funcionários, fator que contribuirá para que problemas de saúde se manifestem nos mesmos, causando danos como: doenças ocupacionais, lesões, problemas ergonômicos e sociais, chegando até a morte. A segurança do trabalho é um campo onde se busca ao máximo a redução dos riscos ocupacionais existentes nos ambientes laborais. Nas hidrelétricas, os riscos ocupacionais possuem um grau elevado de periculosidade, portanto, este estudo tem por objetivo a busca da realidade da segurança do trabalho nas hidroelétricas brasileiras, onde serão identificados e analisados minuciosamente os principais riscos à saúde dos funcionários, além das sugestões de medidas preventivas aos acidentes e doenças ocupacionais que são consequentes do exercício nesses ambientes.

Palavras-chave: Hidrelétricas, segurança do trabalho, riscos ocupacionais.

ABSTRACT

The exercise of activities in unhealthy ambiences is extremely detrimental to the health of workers, even though these work ambience are not hazardous, will occur the presence of ocupacional risks, even though these risks subtly influence. Occupational risks will act directly on employees, a factor that will contribute to health problems on employees, generating damages such as: occupational diseases, injuries, ergonomic and social problems, or death. The safety work is a field which looking for the maximum reduction of the occupacional risks existing in work ambiences. In hydroeletric dams, occupational risks have a high degree of dangerousness, so, this study has a search of the reality of work safety in Brazilian hydroelectric dams, where the risks to the health of employees were identified and analyzed in detail, besides the suggestions of preventive measures to the accidents and occupacional diseases and that are consequent of the exercise in these ambience.

Keywords: Hydroelectric dams, safety work, occupational risks.

1 INTRODUÇÃO

Para a Aneel (2008 apud MONTERO et al., 2013, p. 2) a energia é extremamente necessária para a sobrevivência e evolução da humanidade, e com o passar dos tempos é necessária a descoberta de novas fontes energéticas devido ao esgotamento dos recursos, ou seja, com o esgotamento ou a insuficiência de uma fonte energética, esta tende a ser substituída por uma nova, juntamente com as suas tecnologias.  A eletricidade, portanto, tornou-se uma fonte energética bem versátil, fator que tornou este recurso estrategicamente indispensável para o crescimento socioeconômico da humanidade, momentaneamente.

A eletricidade é um recurso que é adquirido por meio de diferentes fontes, no Brasil, é obtida principalmente por meio da força hidráulica, devido a vastidão dos recursos hídricos do país, um dos maiores potenciais deste tipo existentes. As usinas hidrelétricas formaram uma base importante para a industrialização e crescimento econômico (MONTERO et al., 2013, p. 2).

Mas o exercício das atividades neste ambiente é prejudicial à saúde dos trabalhadores, para Silveira et al. (2003, p. 261), seja qual for o ambiente de trabalho existirão riscos ocupacionais, os quais contribuem para o surgimento de problemas de saúde nos empregados, causando danos adversos de forma sutil ou nítida.

Portanto, este artigo tem por finalidade explorar a realidade da segurança do trabalho nas hidrelétricas do Brasil, além de identificar e analisar os principais riscos, sugerindo também medidas preventivas aos acidentes e informando as doenças ocupacionais provenientes do exercício nesses ambientes. Assim, para atender ao objetivo tratado, foi necessário o estudo dos dados relacionados aos principais riscos nos quais os trabalhadores estão sujeitos, durante o exercício de suas funções nas hidrelétricas.

2 ACIDENTE DE TRABALHO, DOENÇAS OCUPACIONAIS E A SEGURANÇA DO TRABALHO

Segundo Michel et al. (2008, p. 29) o acidente de trabalho é um determinado evento que surge a partir da realização de uma função a serviço de uma empresa, ou pela prática do trabalho dos segurados especiais, que resultam em lesões corporais ou perturbações funcionais que podem ocasionar a perda ou redução da disposição para o trabalho (de forma permanente ou temporária), ou até mesmo morte.

Como mencionado anteriormente, as perturbações funcionais resultam em consequências permanentes ou temporárias que são denominadas doenças ocupacionais/do trabalho. Sendo assim, as doenças ocupacionais são adquiridas ou desencadeadas através de condições especiais ou insalubres nas quais os trabalhos são realizados e pelo modo que estas se relacionam diretamente com os colaboradores (MICHEL et al., 2008, p. 48).

Segundo Barbosa e Barsano (2014, p. 21) ao se concretizar um episódio indesejado (acidente de trabalho), que consequentemente prejudique à integridade física, psíquica ou o patrimônio em um determinado ambiente de trabalho é denominado perigo. Mas, por sua vez, existe também a probabilidade de ocorrência e concretização desse determinado evento indesejado (perigo) que é chamado de Risco ocupacional.

Para Rojas (2015, p. 108-111) os riscos ocupacionais são classificados em:

  • Físicos: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, calor, frio, pressões anormais, umidade, iluminação inadequada;
  • Químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias compostas, produtos químicos em geral;
  • Biológicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos;
  • Ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade;
  • Riscos de acidentes: Arranjo físico inadequado, maquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos.

A necessidade de conter os riscos nos ambientes passa pelo gerenciamento de riscos, que para Rojas (2015, p. 91-92) trata-se de um segmento que é desempenhado em todo o mundo por empresas de cunho organizacional adequado, com o intuito de avaliar, prevenir, controlar e reduzir os riscos por meio da criação e do implante de medidas e metodologias técnicas e administrativas, ou seja, o gerenciamento de riscos irá dirigir, orientar e regular as atividades, o que requer de consideráveis investimentos nas áreas de recursos humanos, materiais e tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com