TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  1/9/2015  •  Artigo  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 11

O MARKETING COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO: APRESENTAÇÃO E DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE FASTFOOD.

Ana Caroline Araújo Sousa¹

Brenda Araújo Pinto²

Isabela Marçal Martins³

Jessica Ferreira de Sousa Nascimento4

José Guttemberg de Sousa5

Mirya Maria Andrade de Oliveira6

Manoel Wagner Teixeira dos Santos7

Eldelita Águida Porfírio Franco8

 

RESUMO

O marketing é o fator diferencial de uma empresa, traçando um plano de marketing podem-se estabelecer objetivos, missões e metas de onde se pretende chegar. Envolver a instituição como um todo nesse processo de melhoria contínua e de relação com o cliente. Inovar nos produtos, inserir pesquisas de marketing no plano operacional da empresa e com isso saber o que o consumidor precisa o que ele almeja no momento, como podemos aderir a novos desafios de satisfazer os desejos do público alvo. Investir na publicidade e propaganda também faz parte de um bom plano de marketing, um fator importante como a publicidade que traz benefícios para o sucesso competitivo da empresa. O fast-food não é apenas guloseimas e comida rápida, é envolvido todo um processo na cadeia de restaurantes fast-food, processos de administração e marketing. Envolvendo desde os nomes dos sanduíches oferecidos até a cor do ambiente. E boa parte disso é marketing, são estratégias traçadas – e bem-sucedidas – com o objetivo de conquistar o consumidor, de fazer com que ele veja um diferencial no serviço oferecido que outras empresas não possuem. Portanto, foram abordadas todas as estratégias mais importantes de marketing, que podem ser utilizadas em uma empresa de fast-food tendo como referencial geográfico a cidade de Teresina-PI, considerando demanda e público alvo. O objetivo principal é pesquisar como o marketing bem estruturado pode consolidar uma empresa no mercado.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégias. Marketing. Empresas de fast-food 

1 INTRODUÇÃO

Compete ao marketing disponibilizar a satisfação para todas as partes do processo operacional do mercado, tanto clientes e consumidores como empresa e tudo que a envolve. Não é apenas vendas, vai além disso, ele lida com a parte da comunicação, da pesquisa, da forma que aquele produto vai ser apresentado à sociedade e de como isso irá repercutir positivamente, trazendo benefícios para a empresa.

Como são diversas as áreas em que o engenheiro de produção pode atuar dentro de uma empresa, a ABEPRO definiu algumas áreas específicas e de fácil definição, sendo elas: Área de operações; Área de planejamento; Área financeira; Área de logística; Área de marketing.

A pesquisa apresentada trata da área de atuação do departamento de marketing em uma empresa de fast-food, foi um trabalho exigido aos acadêmicos da disciplina de Introdução à engenharia de Produção (IEP), do curso de Engenharia de produção (EP) da Faculdade Santo Agostinho (FSA).

Quanto ao objetivo, foi pesquisar as ações de marketing de uma empresa de fast-food, identificando as estratégias mais adequadas para a sua consolidação no mercado de Teresina-Pi, atendendo a demanda do seu público alvo.

O artigo está estruturado da seguinte forma: Primeiramente o resumo da pesquisa é apresentado juntamente com seu objetivo, logo após é apresentada a introdução ao assunto e alguns dados metodológicos da pesquisa. Depois a metodologia adotada na pesquisa é exposta. Na parte seguinte está a revisão de literatura e o referencial histórico; define-se marketing segundo a literatura; apresenta-se o entrelaçamento entre marketing e redes de fast-food; define-se plano de marketing; apresentam-se as estratégias investigadas; e por fim apresentam-se as considerações finais, recomendações e referências.

2 METODOLOGIA

A metodologia adotada para o desenvolvimento da investigação foi uma pesquisa bibliográfica, que foi desenvolvida por meio de pesquisas sobre o tema em questão. Sendo feita a análise de livros e informações já publicadas que tenham um maior alcance metodológico sobre o tema e o problema escolhido.

Quanto ao objetivo foi uma pesquisa exploratória, por ter a intenção de investigar as estratégias de marketing de uma empresa de fast-food.

Forão utilizados os métodos:

  1. Observacional: estará presente desde a delimitação do tema até a elaboração do seu relatório, permitindo que seja encontrada a resposta doo problema pesquisado;
  2. Monográfico: por se pesquisar apenas um tema e um problema de forma mais aprofundada

3 REVISÃO DE LITERATURA

A revisão da literatura baseou-se em trabalhos que tivessem o direcionamento para as definições buscadas. Dentre as metodologias buscadas nenhuma apresentou uma abordagem completa do marketing em uma empresa de fast-food.

No entanto foram encontrados em vertentes eletrônicas e em livros a definição de Marketing e suas estratégias e aplicações. Assim então auxiliando em todo o desenvolvimento do trabalho.

3.1 Referencial histórico do Marketing

Embora o marketing seja datado em mais ou menos 1900, sua história começa bem antes disse. Tendo assim seu início com a troca, considerada a primeira atividade de “mercar”. A busca por novas técnicas de mercado surgiu da necessidade de administrar a nova situação que surgiu com a Revolução Industrial. Nessa fase o marketing ainda é inseparável da economia e da administração, pois sua preocupação era apenas de logística e produção, para aumentar a lucratividade. Os consumidores não questionavam muito os preços e a concorrência quase não existia.

Segundo Chauvel (2001) o Marketing nasceu no início do século XX, momento em que a economia de mercado se generalizava no mundo ocidental. As leis de mercados começaram a surgir e não eram mais dominadas por estrutura social. Surgindo então a relação entre o vendedor, o cliente e os colaboradores.

Então Polanyi (1980) conclui que: O Marketing surge no momento em que essa ruptura se torna definitiva, quando a idéia de mercados autorreguláveis dirigidos pelos preços do mercado, e nada além dos preços de mercado, se impõe definitivamente ao Ocidente, liberando a economia dos limites impostos pela estrutura social. O Marketing apareceu, assim, devido à questão econômica, e conquistou seu lugar quando os mercados passaram a ser independentes e não  determinados e controlados por determinadas classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com