TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Projeto - Organizador Giratório

Por:   •  6/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Esse é o relatório da tarefa da disciplina de Metodologia de Projeto do período 2022.1, dado pela professora Luiza Rebello, realizado pelos alunos mencionados na capa, que tem a finalidade de mostrar passo a passo do projeto Organizador Giratório. A atividade é propor um produto de escritório. Nesse documento, se encontram as propostas e a decisão definida pelos integrantes do projeto.

1.1. Problematização

O problema observado é a falta de espaço que se encontra no local de trabalho, atrapalhando a produção da tarefa. Isso, porque ter um local de trabalho organizado ajuda na sua produtividade, diminui a chance de acontecer um imprevisto e ter um ambiente visualmente poluído faz perder o foco daquilo que deve ser feito. Além de ter a falta de praticidade, causando uma demora na produção, pois você acaba não sabendo onde estão as coisas. Isso tudo não só atrapalha em seus afazeres, como também traz problemas de saúde. Estar em um local bagunçado causa estresse, que por consequência atrai vários malefícios à saúde.

1.2. Objetivo

O objetivo do nosso projeto é disponibilizar uma forma de organização nas bancadas de trabalho. Seja no escritório, seja na sua bancada de casa, é de suma importância haver um organizador para itens de mesa, principalmente em profissões que podem exigir materiais de papelaria como arquitetura, design, engenharia, área de vendas e etc. A ideia seria facilitar e agilizar o alcance dos materiais enquanto os mantém organizados através de um porta papelaria giratório, com capacidade maior de armazenamento dos materiais.

1.2.1. Requisitos

- Ferramenta giratória funcional

- Estrutura firme à mesa

- Organizar os materiais necessários

1.2.2. Restrições

- Material frágil

- Base instável na bancada

2. Levantamento de dados

Conhecer o público e o mercado é essencial no desenvolvimento de um novo produto, não só para garantir que não está sendo criado algo que já está saturado, mas também para entender as necessidades dos consumidores. Baseando-se nisso, foi feito um levantamento buscando produtos semelhantes a partir de pesquisas feitas no Google, prestando atenção nas avaliações, críticas e sugestões dos consumidores. Também foi publicado um questionário feito pelo Google Formulários com o intuito de estudar o público alvo do produto.

2.4. Questionário com usuário

O questionário com usuários foi feito por meio do Google Formulários, lançado no dia 27 de junho de 2022 e os resultados foram conferidos no dia 04 de julho de 2022, quando haviam 35 respostas. Foi percebido que o público majoritário (14 pessoas) está na faixa de 18 a 30 anos e que, dentre estes, apenas dois usuários não estão dispostos a investir em um organizador de papelaria, estando ambos trabalhando em Home-Office.

3. Análise de dados

Na análise de dados, tanto os similares quanto os materiais serão analisados individualmente, atentando-se aos pontos positivos, negativos e às características notáveis. Foi feita também uma análise com três similares e o conceito do produto ideal em uma tabela com pares de conceitos opostos.

4. Síntese do projeto

4.1. Modelagem verbal do produto

Ao observar o espaço de trabalho dos integrantes do grupo, observamos um ponto em comum: a falta de espaço. Pensando nisso, imaginamos um produto que pudesse caber em um local de trabalho compacto e facilitar a organização e, consequentemente, a produtividade do usuário. Para isso, deverá ter um tamanho mediano com compartimentos sustentados por uma base giratória facilitando no momento de recolher algum objeto para uso.

● Campo de influência: Materiais como organizador de papelaria padrão e materiais de organização giratórios, por exemplo os baleiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com