TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Módulo de Produtividade

Por:   •  10/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

APLICAÇÃO DE VIABILIDADE PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL UNIMED GUARULHOS, PARA REDUÇÃO DE ESPERA NO TEMPO DE INTERNAÇÃO E FALTA DE LEITOS COM AUMENTO DA DEMANDA COM A ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS DE CONVÊNIO MÉDICO.  

Rosemeire Rodrigues da Silva

rosesilva_sp@yahoo.com.br

Sulivan Rodrigues

sulivan8230@hotmail.com

Ana Paula

206512011@eniac.edu.br

Orientador: Prof. Esp. André Lucena

andrelucena@eniac.edu.br

Com a crise que se instalou no país nesses últimos anos, empresas tiveram que se readequar ao no novo quadro que o mercado apresentou. A Unimed Guarulhos por sua vez abriu mercado para novas operadoras de convênios médicos. Porém sua estrutura física e quadro de funcionários não foi projetado para essa nova etapa. Obrigando-a a pensar em como se readequar ao novo momento que vive, com superlotação de clientes sem ter onde acomoda-los em seu período de internação. Reformando uma área desativada do hospital, abrirá novos leitos para acomodar esses novos clientes, e futuramente aumentar a estrutura do prédio para trazer a unidade II para o mesmo local, economizando com aluguel dessa segunda unidade e aumentando sua lucratividade à médio/longo prazo.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................3
  2. OBJETIVOS...................................................................................................................4
  3. METODOLOGIA...........................................................................................................5
  4. DESENVOLVIMENTO.................................................................................................6
  5. RESULTADOS E DISCUSSÕES..................................................................................7
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................8
  7. REFERÊNCIAS.............................................................................................................9

1. Introdução

Com o país vivendo um momento crítico em seu cenário econômico/financeiro, as empresas tiveram que abrir novos horizontes para evitar prejuízos ainda mais catastróficos. Assim sendo a empresa Unimed Guarulhos não ficou para trás. Abrindo suas portas para novas seguradoras de saúde, agregando mais lucros em sua empresa. Porém não se preparou, nem e programou para essa entrada de novos clientes. Se deparando com uma demanda maior que sua capacidade de suporte e espaço físico.

Sendo assim acabou gerando uma fila de espera igual ao SUS, pois, não havendo leitos para acomodar essa demanda, ficam clientes em espera nos leitos de observação e poltronas. Ou esperando transferência para Unidade II que teria alguns leitos extras para clientes menos complexos e sua UTI de retaguarda que não comporta clientes críticos de pós-operatório.

O prédio mantém uma ala desativada de comportaria mais 14 leitos de internação, propomos um estudo de viabilidade para reforma desses quartos desativados, para poder acomodar temporariamente esses novos clientes, até que se faça um projeto de construção de mais pavimentos, pois a intenção da empresa é fazer mais pavimentos, para desocupar o prédio da Unidade II, pois gera um gasto com aluguel mensal, centralizando todo corpo clínico em um único complexo hospitalar. Mantendo as especialidades de Clínica Geral, Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Maternidade e Centro Obstétrico e Pediatria, CME, Farmácia Central e Satélite, Centro de Diagnóstico e Laboratório em um único local.

Para fazer esse estudo de viabilidade, primeiro vimos as perdas geradas pela Unidade I por dia de clientes que tem sua internação prorrogada por falta de leitos.  Depois, o que poderia ser feito de imediato, e logo após a longo prazo.

Uma reforma em uma ala desativa seria a solução mais rápida, porém, ainda assim geraria um custo elevado, pois terá que rever toda parte elétrica, redes de fluxômetros, compras de móveis e contratação de funcionários, que aumentaria seu gasto mensal. E seu retorno é um pouco demorado, porém, com o aumento de seguradoras de saúde se associando, poderá reduzir o tempo de retorno com a reforma e gerando fundos para o investimento a longo prazo. Tendo um retorno mais rápido e maior.

  1. Objetivos

Objetivos gerais  

A base do desenvolvimento desse trabalho foi estudar a viabilidade para o aumento da produtividade. Considerando que a empresa em questão está passando por um processo de mudanças na troca de diretoria e administração. Assim abrindo portas para novas seguradoras e tendo mantendo seus atendimentos de emergência particular que gira em torno de 2% do seu faturamento total. Esse dado não divulgado pela empresa.

Objetivos específicos

• Reduzir tempo de espera para procedimento de internação;

• Aumentar a produtividade e lucratividade;

• Reduzir a demora nos remanejamentos de clientes, quando possível;

• Utilizar o espaço físico desativado e futuramente aumentar seus pavimentos.

  1. Metodologia

A metodologia utilizada foi o estudo de viabilidade para aumento de produtividade na nova demanda “mau planejada” pela empresa. Pois não obteve um estudo prévio com a nova diretoria antes de dar um passo tão grande e importante para a mesma.

ESTUDO DE VIABILIDADE

DESCRIÇÃO DE INVESTIMENTOS EM R$

REFORMA / MÃO-DE-OBRA

10.000,00

COMPONENTES / MOBILIA

131.653,48

EQUIPAMENTOS

24.497,40

CONTRATAÇÕES / CUSTO MENSAL

51.588,00

TOTAL

217.741,88

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com