TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Por:   •  27/7/2021  •  Seminário  •  8.097 Palavras (33 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 33

Globalização pós-industrial e ambientes locais: uma tipologia

Resumo

Em termos de desenvolvimento regional, vamos chamar o período até 2008 de era industrial.

Até então, o desenvolvimento das regiões dependia de sua integração à globalização por meio da produção, e seu posicionamento na divisão espacial do trabalho: isso ilustra o conceito de competitividade. Agora, a globalização também desempenha um papel em termos de consumo.

Esta dimensão é discutida na literatura, por exemplo por Markusen (Markusen, 2007, Markusen & Schrock, 2009) e os proponentes das chamadas residenciais e presenciais tendências econômicas na França (Davezies, 2009, Davezies & Talandier, 2016): isso ilustra o conceito de atratividade.

Esta pesquisa melhora muito a compreensão dos processos de desenvolvimento atuais das regiões, na medida em que considera tanto o consumo como fluxos produtivos. No entanto, a questão de compreender a dinâmica do desenvolvimento com base na competitividade e atratividade ainda surge.

Este artigo propõe uma análise baseada na estrutura analítica da ideia apresentada na conceituação de Camagni (2005) da região como ponto de encontro de diferentes suprimentos e demandas. Propomos uma tipologia de fluxos de renda e atividades regionais e urbanas que considerem as demandas local e extra-local, bem como o abastecimento local, em primeiro lugar como aglomeração produtiva e, em segundo lugar, como ao mesmo tempo um local de consumo e um ambiente de vida.

O conceito de um "meio inovador" (por exemplo, clusters, distritos industriais, etc.) permitiu que o contexto industrial fosse levado em consideração da capacidade local para renovar a competitividade; sugerimos que o "meio local pós-industrial" modelo de desenvolvimento deve abranger a capacidade de uma cidade ou região de gerir tensões e explorar as sinergias entre os vários tipos de atividades e pessoas na região que resultam da integração da região em várias formas de globalização.

Palavras-chave: desenvolvimento territorial, teoria da base de exportação, economia residencial, meio, desenvolvimento baseado na demanda.

Introdução

Durante o período de modernização da sociedade ocidental, até o fim do fordismo, as economias foram estruturadas pela produção industrial e consumo de massa amplamente na escala dos estados nacionais.

Nesse contexto, a demanda por manufaturados exportados da cidade estimulada mecanicamente, através do fenômeno da multiplicação de renda, uma demanda local para a cidade, alimentada pelos salários de trabalhadores locais (Hoyt, 1939, 1954).

O contexto evoluiu gradativamente, embora ainda dentro do quadro do capitalismo industrial, a ser marcado pela crescente mobilidade das empresas e da mão-de-obra. Sob tal sistema, reduções de impostos para empresas e economias potenciais de localização atraíram empresas e trabalhadores. Por diversos meios, as regiões melhoraram sua competitividade.

Tensões sociais e cidade desenvolvendo desafios centrados principalmente no trabalho (salários, redistribuição, treinamento, etc.). Esse padrão corresponde às trajetórias de desenvolvimento da maioria das cidades e regiões ocidentais nos séculos 19 e 20.

Conforme observado por Scott & Storper (2015), seguindo as ondas do capitalismo industrial (o primeiro associado com o sistema artesanal e industrial do século XIX, e o segundo associado ao fordismo em século 20), houve uma "terceira onda de urbanização, baseada no capitalismo cognitivo-cultural"[a], o que levanta novas questões.

Para nós, essas questões não são apenas sobre competitividade, mas também atratividade.

Em primeiro lugar, existe a importância generalizada de certas tensões nas cidades e regiões, como como o fenômeno da gentrificação [b](Atkinson & Bridge, 2004, Lees, Slater, & Wyly, 2013, Smith & Williams, 2013, Smith, 2002) e o deslocamento da atividade artesanal e industrial devido a pressões residenciais e turísticas (Biagi, Brandano, & Lambiri, 2015). Em segundo lugar, cidades e regiões são cada vez mais confrontados com a necessidade de resolver problemas de crescimento insuficiente. Muitos deles fazem isso por promoção dos setores comercial e turístico (Brida, Cortes-Jimenez, & Pulina, 2016).

O seguinte paradoxo também é observado: apesar da alta produtividade, algumas cidades e regiões industriais estão entre os espaços nacionais mais pobres (Davezies & Pech, 2014, Segessemann & Crevoisier, 2015). A observação geral é a seguinte: uma região com alta produtividade em termos de produção, mas um baixo intensidade de consumo terá menor crescimento e menores níveis de desenvolvimento em comparação com outras. Boltanski e Esquerre (2017) recentemente concordam com essas observações do geógrafo e as consideram sociologicamente tão cruciais.

Na literatura de estudos regionais, apesar dessas observações, a maior parte da literatura continua a postular essa competitividade (integração da região à globalização através da distribuição de trabalho e conhecimento) é necessário e suficiente para o desenvolvimento. Este paradigma, que chamamos "produtivo", supõe que a inovação (e, em particular, a inovação tecnológica) resulte em competitividade e, portanto, desenvolvimento. Uma discussão que vai além do "paradigma produtivo" é necessário.

Turismo, mobilidade residencial, deslocamento diário, crescimento do número e mobilidade de alunos, a proporção de aposentados (móveis) na população, etc. são todos fenômenos cujo papel no desenvolvimento das cidades e regiões não pode mais ser ignorado. O contexto pós-industrial mostra as limitações do paradigma produtivo existente, uma vez que o espaço de consumo de um indivíduo é agora independente de seu espaço de trabalho (Talandier, 2016). Limites de recreação espacial e temporal no o contexto industrial, incluindo férias em "estâncias turísticas", está agora fragmentado.

Agora, morar é cada vez mais multilocal (Duchêne-Lacroix, Hilti, & Schad, 2013; Frelat-Kahn & Lazzarotti, 2012; Stock, 2004). Do ponto de vista econômico, pode-se dizer que as condições espaço-temporais dos gastos do consumidor são diversos. O impacto dessas mudanças no desenvolvimento das regiões foi destacado, em particular na França, por uma série de pesquisadores seguindo o exemplo de Davezies (Davezies & Lejoux, 2003) (ver ponto 1.3).

A economia da experiência (Guex & Crevoisier, 2015; Lorentzen, Schrøder, & Topsø Larsen, 2015; Pine e Gilmore, 1999; Sundbo & Sørensen, 2013) também reflete a importância do "turismo" em sentido amplo, incluindo sob esta bandeira atividades como esporte, arte, cultura, música, gastronomia, design, arquitetura, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.7 Kb)   pdf (239.9 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com