TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA EFETIVIDADE DO PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO EM LINHAS CONTÍNUAS E SOB ENCOMENDA

Por:   •  29/6/2020  •  Artigo  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 11

O ESTUDO DA EFETIVIDADE DO PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO EM LINHAS CONTÍNUAS E SOB ENCOMENDA

Luís Henrique Reis Teixeira[1]

Sabrina Aparecida Resende de Sousa[2]

Sarah Danielly Oliveira Gomes[3]

Fabiano Silva de Carvalho4

resumo

A busca frequente das indústrias por redução em custos, desperdícios e prazos de entrega vem se tornando uma forma de sobrevivência ao mercado, cada vez com demandas mais exigentes. Este gerenciamento cabe ao Planejamento e Controle de Produção (PCP), que tem foco no atendimento da demanda de forma ágil, com a utilização mínima de recursos e processos otimizados.

Este trabalho propõe apresentar a utilização do planejamento a médio prazo, denominado plano mestre de produção (PMP), em um sistema de produção contínua e sob encomenda e mostrar em qual sistema o PMP é mais efetivo.

Palavras Chaves: Planejamento Mestre de Produção (PMP), Sistema de Produção, Processos, Gestão, Recursos, Planejamento e Controle de Produção (PCP).

INTRODUÇÃO

A evolução das tecnologias vem promovendo diversas mudanças na sociedade em geral, este fenômeno torna-se cada vez mais evidente e vem sendo observado por diversos estudiosos da área. Com isso o mercado vem buscando inovações e formas de atender à solicitação do cliente de forma ágil e eficaz.

Com a utilização do planejamento a médio prazo nas indústrias, o PMP possibilita realizar planos do que será produzido, quanto e quando, realizando-o para um determinado período normalmente destrinchado em semanas ou meses. O PMP compatibiliza as necessidades de produção com a capacidade disponível, podendo avaliar as necessidades de recursos, a capacidade produtiva, definir compras eventuais e também estabelecer prioridades.

A análise da efetividade do PMP será aplicada ao sistema de produção sob encomenda e sistema de produção de linhas contínuas, apresentando a importância da realização do planejamento a médio prazo seguindo o perfil de cada sistema, devido a apresentação de características altamente distintas dos dois sistemas em estudo.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Com este estudo pretende-se apresentar em qual dos sistemas de produção, seja ele sob encomenda ou linha contínua, terá uma maior efetividade ao utilizar-se o PMP, por meio do estudo bibliográfico.

  1. JUSTIFICATIVA

A justificativa é estudar e apresentar entre os sistemas de produção sob encomenda e contínua qual utiliza o PMP de forma mais efetiva, com base nos estudos a serem apresentados.

  1. OBJETIVOS

Relacionam-se os objetivos gerais e específicos descritos a seguir, para norteamento do estudo bibliográfico deste artigo.

  1. Objetivo Geral

O presente trabalho tem como objetivo geral mostrar a efetividade que um PMP apresenta nos sistemas de produção sob linhas contínuas e sob encomenda e em qual destes sistemas este planejamento a médio prazo mostra-se mais efetivo.

  1. Objetivos Específicos

O trabalho possui os seguintes objetivos específicos:

  • Apresentar as descrições de cada sistema de produção e sua comparação, utilizando o método indutivo;
  • Analisar os dados apresentados, indicando os fatores para comparação;
  • Apontar os indicadores de comparação que contribuem para o desempenho da efetividade do planejamento mestre de produção nos sistemas produtivos;
  • Estabelecer por meio da metodologia qualitativa a conclusão do estudo feito, buscando apresentar em qual sistema produtivo o PMP é mais eficiente;
  • Identificar pelo método bibliográfico, as fontes utilizadas no trabalho, que incluem: livros, artigos, dissertações e teses.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo de Maximiano (2000, p.175) o processo de planejar é uma atividade que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro, para que o processo seja totalmente completo deve-se seguir o processo administrativo das quatro funções básicas: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).

Conforme Chiavenato (2013, p.167), “Quando consideradas em um todo integrado, as funções administrativas formam o processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, o planejamento, a direção, a organização e o controle constituem funções administrativas”.[pic 1]

[pic 2]

Nas organizações nada pode ser feito de forma improvisada, tudo deve ser planejado antecipadamente, iniciando pelos seus objetivos, que são definidos para serem atingidos e detalhando os planos necessários para atingi-los da melhor maneira, determinando seus meios e fins.

  1.    PCP

Para TUBINO (1999), as atividades do PCP são exercidas nos quatro (04) níveis hierárquicos de planejamento e controle de atividades e consequentemente em três (03) níveis de planejamento, como pode ser verificado nos tópicos abaixo:

2.1.1 Níveis hierárquicos

  1. Planejamento estratégico, onde determina-se o planejamento a longo prazo analisando os períodos segundo as estimativas de venda.

  2. PMP, estabelecendo um planejamento com base nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira confirmado.

  3. Programação da produção, estabelecendo registros de controle de estoques, sendo analisado a curto prazo quanto, quando comprar, fabricar ou montar cada item necessário ao produto final.

  4. Controle da produção, utilizado por meio da coleta de dados e análise, realizando controle com intuito de garantir que o programa de produção emitido seja executado conforme planejado.

2.1.2 Níveis de planejamento

  1. No nível estratégico, o PCP formula o planejamento estratégico de produção, onde gera-se o plano de produção.
  2. No nível tático são definidos planos de produção de médio prazo, onde o PCP desenvolve o PMP.
  3. Nível operacional, são executadas tarefas e análises de curto prazo, sendo que PCP desenvolve a programação da produção.

De acordo com os prazos a serem analisados, são verificadas na tabela abaixo as particularidades no planejamento de cada um:[pic 3]

  1.    PMP

Segundo Albertin e Pontes (2016, p. 98) o PMP passa a ser realizado por produto e não em família de produtos. Para a realização do PMP, é necessário registrar o período e a quantidade a ser processada de cada produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (421.3 Kb)   docx (119.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com