TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA EFETIVIDADE DO PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO EM LINHAS CONTÍNUAS E SOB ENCOMENDA

Por:   •  29/6/2020  •  Artigo  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 11

O ESTUDO DA EFETIVIDADE DO PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO EM LINHAS CONTÍNUAS E SOB ENCOMENDA

Luís Henrique Reis Teixeira[1]

Sabrina Aparecida Resende de Sousa[2]

Sarah Danielly Oliveira Gomes[3]

Fabiano Silva de Carvalho4

resumo

A busca frequente das indústrias por redução em custos, desperdícios e prazos de entrega vem se tornando uma forma de sobrevivência ao mercado, cada vez com demandas mais exigentes. Este gerenciamento cabe ao Planejamento e Controle de Produção (PCP), que tem foco no atendimento da demanda de forma ágil, com a utilização mínima de recursos e processos otimizados.

Este trabalho propõe apresentar a utilização do planejamento a médio prazo, denominado plano mestre de produção (PMP), em um sistema de produção contínua e sob encomenda e mostrar em qual sistema o PMP é mais efetivo.

Palavras Chaves: Planejamento Mestre de Produção (PMP), Sistema de Produção, Processos, Gestão, Recursos, Planejamento e Controle de Produção (PCP).

INTRODUÇÃO

A evolução das tecnologias vem promovendo diversas mudanças na sociedade em geral, este fenômeno torna-se cada vez mais evidente e vem sendo observado por diversos estudiosos da área. Com isso o mercado vem buscando inovações e formas de atender à solicitação do cliente de forma ágil e eficaz.

Com a utilização do planejamento a médio prazo nas indústrias, o PMP possibilita realizar planos do que será produzido, quanto e quando, realizando-o para um determinado período normalmente destrinchado em semanas ou meses. O PMP compatibiliza as necessidades de produção com a capacidade disponível, podendo avaliar as necessidades de recursos, a capacidade produtiva, definir compras eventuais e também estabelecer prioridades.

A análise da efetividade do PMP será aplicada ao sistema de produção sob encomenda e sistema de produção de linhas contínuas, apresentando a importância da realização do planejamento a médio prazo seguindo o perfil de cada sistema, devido a apresentação de características altamente distintas dos dois sistemas em estudo.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Com este estudo pretende-se apresentar em qual dos sistemas de produção, seja ele sob encomenda ou linha contínua, terá uma maior efetividade ao utilizar-se o PMP, por meio do estudo bibliográfico.

  1. JUSTIFICATIVA

A justificativa é estudar e apresentar entre os sistemas de produção sob encomenda e contínua qual utiliza o PMP de forma mais efetiva, com base nos estudos a serem apresentados.

  1. OBJETIVOS

Relacionam-se os objetivos gerais e específicos descritos a seguir, para norteamento do estudo bibliográfico deste artigo.

  1. Objetivo Geral

O presente trabalho tem como objetivo geral mostrar a efetividade que um PMP apresenta nos sistemas de produção sob linhas contínuas e sob encomenda e em qual destes sistemas este planejamento a médio prazo mostra-se mais efetivo.

  1. Objetivos Específicos

O trabalho possui os seguintes objetivos específicos:

  • Apresentar as descrições de cada sistema de produção e sua comparação, utilizando o método indutivo;
  • Analisar os dados apresentados, indicando os fatores para comparação;
  • Apontar os indicadores de comparação que contribuem para o desempenho da efetividade do planejamento mestre de produção nos sistemas produtivos;
  • Estabelecer por meio da metodologia qualitativa a conclusão do estudo feito, buscando apresentar em qual sistema produtivo o PMP é mais eficiente;
  • Identificar pelo método bibliográfico, as fontes utilizadas no trabalho, que incluem: livros, artigos, dissertações e teses.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo de Maximiano (2000, p.175) o processo de planejar é uma atividade que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro, para que o processo seja totalmente completo deve-se seguir o processo administrativo das quatro funções básicas: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).

Conforme Chiavenato (2013, p.167), “Quando consideradas em um todo integrado, as funções administrativas formam o processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, o planejamento, a direção, a organização e o controle constituem funções administrativas”.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (421.3 Kb)   docx (119.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com