TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estados Limites

Por:   •  18/8/2020  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

ESTADOS LIMITES

Estado limite é a condição que expressa a incapacidade de utilização da estrutura devido as suas condições de segurança, funcionalidade, potencial estrutural corrompido, bem como a cessão de desempenho por motivos de degradação de seus elementos. Ou seja, é o momento em que a estrutura deixa de estar apta para um uso seguro. São critérios definidos pela ABNT NBR 6118:2014 Projeto de estruturas de concreto. O Estado Limite pode ser classificado como:

Estados Limites Últimos – ELU: É o momento que a estrutura já não pode ser mais utilizada devido ao seu estado de extinção da capacidade resistente e apresenta altos riscos de segurança.

Estados Limites de Serviço – ELS: São parâmetros de segurança que são referentes a conforto, estética, conservação da estrutura, ou seja, seu uso completo.

1. Ações permanentes: ocorrem com valores constantes ou de pequena variabilidade, durante praticamente toda a vida útil da construção.

Ações permanentes diretas: peso próprio da estrutura, alvenarias, revestimentos, peso de equipamentos fixos, etc.

Ações permanentes indiretas: recalques de apoio, retração e fluência do concreto, protensão, imperfeições geométricas de pilares.

2. Ações variáveis: ocorrem com valores que sofrem significativas variações durante a vida da construção. Exemplos: cargas acidentais (peso das pessoas, móveis, veículos, etc.), forças de frenação, de impacto e centrífugas, efeitos do vento e das variações de temperatura, pressões hidrostáticas e hidrodinâmicas.

3. Ações excepcionais: possuem uma duração muito curta e uma probabilidade de ocorrência muito pequena durante a vida da construção (explosões, choques de veículos, incêndios, enchentes, sismos).

1. Ações permanentes: são aquelas que acontecem com valores de forças constante ou com pequenas variações que acontecem no decorrer da vida útil da estrutura.

1.1 Ações permanente diretas: peso da estrutura, alvenarias, revestimentos, peso de equipamentos fixos, entre outros.

1.2 Ações permanentes indiretas: recalques de apoio, retração e fluência do concreto, protensão, imperfeições geométricas de pilares.

2. Ações variáveis: são aqueles que acontecem com variação significativa nos valores das forças que atuam durante a vida da obra. Podendo ser: cargas acidentais, efeitos do vento e das variações de temperatura, pressões hidrostáticas e hidrodinâmicas, forças de frenação, de impacto e centrífugas, entre outros.

3. Ações excepcionais: Aquelas que podem acontecer casualmente e com curta duração durante a vida útil da obra. Podendo ser: explosões, choques de veículos, incêndios, enchentes, sismos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com