TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO ESTADO DO PIAUI NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES E METAS LEGAIS DA LRF

Por:   •  15/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 8

AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO ESTADO DO PIAUI NO CUMPRIMENTO DOS LIMITES E METAS LEGAIS DA LRF

RIO DE JANEIRO

2015

1 INTRODUÇÃO

A Lei de Responsabilidade Fiscal foi tratada como um programa de estabilização fiscal, seguindo princípios do planejamento, transparência, controle e responsabilidade. O período anterior a LRF está diretamente ligado aos códigos de boas práticas de gestão disseminados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que incluiu essa e outras exigências para a concessão de novos empréstimos ao país, depois de uma grave crise cambial em 1998-99. (ARAUJO; DOS SANTOS; GOMES, 2015)

Segundo Linhares, Penna e Borges (2013), a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi criada para impor limites ao endividamento público e a vários outros aspectos das finanças públicas. Esperava-se que houvesse um ajuste fiscal que levasse a uma maior disponibilidade de recursos a serem aplicados na melhoria dos serviços públicos e a uma redução do déficit fiscal. Apresentou-se como um grande avanço trazido não apenas para o saneamento eficaz das finanças da União, dos estados e dos municípios, como também para a realização de um ajuste fiscal definitivo, indispensável ao crescimento econômico sustentável, à geração de renda e ao bem-estar social.

Para Mello, Slomsk e Corrar (2009), a LRF estabelece normas de finanças públicas voltadas à responsabilidade na gestão fiscal, em que um dos objetivos, dentre os inúmeros nela definidos, é controlar o avanço do endividamento com a fixação de regras e limites. Assim, fixa limites para algumas despesas, como com pessoal, para dívida pública, determina que sejam criadas metas para controlar receitas e despesas, foca as ações dos governantes na transparência e equilíbrio das contas públicas.

Mais de uma década de sua sanção, o cumprimento dos limites e metas da LRF em sua plenitude, ainda são obstáculos para todos os entes da federação, principalmente porque o não cumprimento geram penalidades também previstas em seus artigos. (MELLO; SLOMSK; CORRAR, 2009)

Nesse contexto, o presente trabalho tem como problema principal responder a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades encontradas pelo estado do Piauí no cumprimento de limites e metas estabelecidos pela LRF?

O objetivo principal é identificar as dificuldades encontradas pelo estado do Piauí no cumprimento de limites e metas estabelecidos pela LRF.

Lovatti (2006) denomina a LRF como código de procedimentos fiscal administrativos, com objetivo de: Estabelecer princípios norteadores para gestão fiscal responsável; Fixar limites para o endividamento público e para a expansão de despesas continuadas; Instituir mecanismos prévios para assegurar o cumprimento de metas, visando o equilíbrio orçamentário entre receitas e despesas, para a geração de desenvolvimento sustentável.

A contribuição do estudo reside no aprimoramento, utilização e obediência dos limites impostos pela lei, não apenas para o Estado em estudo, visto que todos os Estados da Federação estão sujeito à lei em questão, no intuito de permitir que ações preventivas e/ou corretivas sejam tomadas a fim de aumentar a transparência nos órgãos públicos, melhorando o planejamento e controle, visando facilitar a avaliação e tomadas de decisão para uma correta prestação de contas.

Serão levantados dados do período de 2012 à 2015 do estado Piauí e indicadores trazidos da LRF, juntamente com métodos estatísticos e equações, para assim determinar evolução e maiores dificuldades encontradas no cumprimento da citada lei e mostrar a melhoria na qualidade da gestão fiscal quando as metas são atingidas. Gráficos e tabelas indicarão também os resultados.

O estudo possui cinco capítulos: o primeiro e presente, a introdução, inicia-se com a contextualização do tema trabalhando a relevância, o problema, o objetivo e sua justificativa teórica e prática. No segundo capítulo foi apresentada a revisão teórica utilizada no estudo trabalhando os principais limites a serem seguidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O terceiro capítulo trata dos aspectos metodológicos utilizados na pesquisa. O quarto capítulo apresenta as informações referentes à análise aos resultados obtidos e por fim, o quinto capítulo com as conclusões do trabalho apresentado.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Buscando qualidade nas finanças públicas, melhor uso dos recursos públicos, e uma maior transparência, evitando-se desperdícios e desvios, através do equilíbrio entre receitas e despesas públicas, a Lei de Responsabilidade Fiscal surgiu como uma forma básica para a adequada manutenção da atividade financeira do estado e atendimento os anseios da sociedade (Brito; et al, 2014).

O trabalho será realizado através da análise dos principais limites e metas da lei de responsabilidade fiscal - objeto de estudo desse trabalho - trazidos por Azevedo (2013): o planejamento voltado a resultados; a limitação de gastos e do endividamento; a limitação nos gastos com pessoal; as regras rígidas para a renúncia de receita; a preservação do patrimônio público; e a transparência das contas públicas.

Azevedo (2013) diz que ao se tratar de planejamento para resultados a Lei Complementar 101/200 (LRF) determina que o dinheiro público seja dispendido atraves de ações planejadas e transparentes. Sobre o endividamento, segundo Mello; Slomsk e Corrar (2009, p.4) tem-se que:

O endividamento dos Estados e Municípios Brasileiros tem muitas explicações, uma delas é citada por Lopreato (2000, p. 9) como sendo decorrente da liberdade dos governadores usarem a articulação financeira entre o Tesouro, os bancos estaduais e as empresas na alavancagem de recursos, onde os bancos estaduais concentraram elevada parcela dos empréstimos nos próprios Estados, compensando a redução do crédito dos agentes federais, além de comprometerem parte de seus ativos no carregamento dos títulos da dívida mobiliária, sobretudo nos principais Estados responsáveis pela expansão das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com