TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado

Por:   •  30/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

Bacharelado em Engenharia Química

Fernando Machado Rocha

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO /

PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

Estágio em QSMS (Qualidade, Segurança do trabalho, Meio ambiente e Saúde ocupacional)

[pic 2]

Salvador

2016


Fernando Machado Rocha

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO /

PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

Estágio em QSMS (Qualidade, Segurança do trabalho, Meio ambiente e Saúde ocupacional)

Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Orientador (a): Prof. (a) GEORGE MUSTAFA

Salvador

2016

MÊS 01: 

DEPARTAMENTO: QSMS

DATA INÍCIO: 21/07/2016 

DATA TÉRMINO: 20/08/2016

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 30 horas

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESTE PERÍODO: 

Iniciei minhas atividades com estagiário em QSMS na globaltek no dia 21/07/2016, durante os dois primeiros dias fui apresentado a empresa e estudei os regulamentos, manuais e procedimentos da mesma.

Após isso, comecei aos poucos a desenvolver atividades operacionais no setor onde fazia o arquivamento de documentos.

Posteriormente, fiquei incumbido de fazer do controle de cronograma de treinamentos realizados pelos funcionários da empresa onde atualizava e completava uma planilha de controle, conforme as listas de presença de treinamento oferecidas dentro da empresa e certificados de treinamentos externos.

No mais tardar, desenvolvi atividades vinculadas a área de segurança do trabalho relacionadas aos equipamentos de proteção individual (EPI) da empresa. Durante esse período, fiquei responsável por preencher ficha e entregar os EPI a novos colaborados conforme a função exercida ou necessidade, bem como certificar se as fichas antigas estavam no conforme as leis trabalhistas (verificado o C.A dos equipamentos, validade e documento do ministério do trabalho a respeito do equipamento) e se os funcionários realmente possuíam os equipamentos descritos.

Também fiquei responsável pelo controle de calibração e monitoramento das datas para realização das próximas calibragens e fiz avaliações de fornecedores da empresa conforme os documentos apresentados e o formulário de avaliação conforme um formulário preestabelecido.

OBSERVAÇÕES DO SUPERVISOR TÉCNICO: 

PRINCIPAIS RESULTADOS:

Tendo em vista que esse foi a minha primeira atividade trabalhista, pude conhecer mais a dinâmica dentro de uma empresa bem como o funcionamento. Por meio das atividades prestadas durante esse período consegui ampliar minha visão a respeito dos ramos de um engenheiro bem como apreender quesitos vinculados a qualidade e segurança fundamentais para boa formação profissional.

ASSINATURA DO SUPERVISOR TÉCNICO:

MÊS 02: 

DEPARTAMENTO: QSMS

DATA INÍCIO: 21/08/2016 

DATA TÉRMINO: 20/09/2016

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 30 horas

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESTE PERÍODO: 

Após o primeiro mês de estágio comecei a exercer funções relacionadas a controle e desenvolvimento de indicadores, elaborando e desenvolvendo gráficos por meio Excel com os dados coletados. Nele comecei a trabalhar com indicadores relacionadas a qualidade em ralação a satisfação do cliente após as vendas dos produtos de emergência química e térmica levantando as pesquisas realizadas e transformado em indicadores, também realizei indicadores relacionados a área de segurança: indicador dos diálogos de segurança semanais (DSS), TFCA(taxa de frequência de acidentes com afastamento) , TFSA(taxa de frequência de acidentes sem afastamento , TG(taxa de gravidade) ; Relacionados ao RH em relação ao efetivo (indicador conhecido como TURN-OVER) .

Neste mês também comecei a trabalhar com o controle de FISPQ (Ficha de informação de segurança de produtos químicos) onde eu fazia o levantamento de todos os produtos químicos da empresa, registrava os números de registros da ANVISA e pesquisava as fichas obtendo as mesmas. Em seguida depois de obter as fichas, preenchia uma planilha de controle onde conta o número do registro do produto, o nome do produto, a revisão da ficha, a última data da revisão, a empresa que fabricou o produto e a distribuidora.

Neste período também participei na modificação dos formulários da empresa em ralação a rastreabilidade dos documentos inferindo a data de emissão documento (data em que o documento foi revisado pela última vez)

OBSERVAÇÕES DO SUPERVISOR TÉCNICO:

PRINCIPAIS RESULTADOS:

Durante a elaboração do relatório gerencial tive de estudar e entender melhor a norma ISO:9001 referente a parte de indicadores e metas voltadas a gestão, bem como conhecimentos de administração e qualidade para elaborar os indicadores da melhor forma possível.

ASSINATURA DO SUPERVISOR TÉCNICO:

MÊS 03

DEPARTAMENTO: QSMS

DATA INÍCIO: 21/09/2016 

DATA TÉRMINO: 20/10/2016 

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 30 horas

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESTE PERÍODO: 

Após o termino do segundo mês, continuei com a elaboração do relatório acrescentando um novo indicador em ralação ao marketing com os eventos programados e realizados da empresa e posteriormente procurando a averiguar o porquê dos resultados evidenciados seja ele positivo ou negativo.

Também elaborei um programa de objetivos e metas para esses indicadores buscando a melhor forma de quando e como atuar desses indicadores.

No mesmo período, também crie uma planilha de levando dos serviços prestados e equipamentos vendidos pelo setor de automação analítica da empresa, levando o numero da proposta, ano, valor e o conta que a globaltek tinha com cliente.

No mesmo período elaborei uma apresentação para a alta direção a respeito dos indicadores do globeltek e como esses são fundamentais para criação do planejamento estratégico da empresa bem a como sua influência na gestão.

Também vale ressaltar que neste perídio estive presente na tradução de documentos fornecidos pela prevor a fim de serem apresentados e pela ANVISA e crie estou elaborada mapas de risco de cada sala  e também a rota de fuga da empresa mediante a um incêndio

OBSERVAÇÕES DO SUPERVISOR TÉCNICO:

PRINCIPAIS RESULTADOS:

Esse período tem como principal reflexão um complemento em relação aos indicadores , pois antes o estava focado na elaboração dos indicadores sem levar em consideração o porquê dos resultados apresentados e como atuar para reverter essa situação , bem como a elaboração da  apresentação dos indicadores auxiliou meu aprendizado pois comecei a ler e aprender melhor  conceitos gestão : tais como planejamento estratégico , escolha de indicadores  , medição e controle , ação corretiva e melhoria continua.

ASSINATURA DO SUPERVISOR TÉCNICO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em suma, nesse três messe que venho estagiando na globaltek , percebi a importância de se conhecer e dominar softwares de informática que diferenciam muito determinados que me auxiliou bastante nos trabalho vinculados aos indicadores em atividades rotineiras que se tronaram mais automatizados pelo uso de fórmulas e conhecimentos de VBA e Dashboard apreendido em cursos de qualificação na real e dados .

Também foi de grande importância  essa jornada uma vez que conseguir ampliar mais visão de mundo e não somente ficar preso a parte técnica da engenharia e desenvolvendo assim conhecimentos ligados a área de administração , qualidade , segurança e saúde ocupacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com