TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento de Equilíbrio

Por:   •  21/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO 4

3. MÉTODOLOGIA 5

4. DESENVOLVIMENTO 6

4.1 TIMMELSJOCH EXPERIENCE PASS MUSEUM 6

4.2 CAPTAL GATE 7

4.3 BALANCING BARN 9

4.4 COILING DRAGON CLIFF SKYWALK 10

4.5 SHARP CENTRE FOR DESIGN 11

5. CONCLUSÃO 13

6. REFERÊNCIAS 14

7. APÊNDICE – Experimento de equilíbrio (equilibrador de garrafas) 15

1. INTRODUÇÃO

Com base em diversas pesquisas, este referido trabalho tem como objetivo reunir cinco construções que, aparentemente, desafiam a gravidade. Envolvendo conceitos de física, como equilíbrio. Além de ter maior ênfase nos métodos e materiais utilizados na construção. Através de estudos, foi possível chegar a conclusão das características que permitem que essas estruturas não venham a cair. Serão abordados conceitos de corpo extenso e ponto material e como atuam, na prática.

Neste trabalho serão abordadas as seguintes construções: Timmelsjoch Experience Pass Museum (um museu onde parece tocar o chão em um único ponto e descansar em um equilíbrio). Captalgate (considerado o prédio mais inclinado do mundo). Balancing barn (uma casa construída com a aparência de que metade do imóvel flutua). Coiling Dragon Cliff Skywalk (uma ponte construída a 1400 metros de altura com placas de vidro).

2. OBJETIVO

Visando ampliar os conhecimentos e despertar a criatividade de alunos, este trabalho tem como principal base às cinco pesquisas de projetos bastante incomuns, que serão estudados detalhadamente de modo a explicar os conceitos envolvidos na obra, como eles relacionam no cotidiano, além de abordar o local e os materiais presentes no processo construtivo.

3. MÉTODOLOGIA

4. DESENVOLVIMENTO

4.1 TIMMELSJOCH EXPERIENCE PASS MUSEUM

A passagem de Timmelsjoch é muito famosa entre amantes automobilísticos e ciclistas por conta da bela paisagem que oferece. Ela se localiza na fronteira entre a Áustria e a Itália, onde diversas estruturas arquitetônicas foram erguidas desde 2010. Com o objetivo de retratar a história e o ambiente da região, foi o criado o Timmelsjoch Experience Pass Museum. Feito de concreto, as cores da construção se assemelham as do ambiente e seu interior é projetado de modo a parecer uma geleira, exibindo a história da estrada através de fotografias.

Estruturalmente, o prédio é um tubo feito em concreto armado, que a seção retangular muda linearmente através de três perfis transversais principais, criando um volume volumétrico multifacetado. Um nível técnico subterrâneo, escondido em uma pequena colina artificial, constitui a base do edifício e contrabalança o peso da porção da construção que se sobressaia da encosta e sobre a estrada. Uma grande janela no extremo proeminente do museu oferece uma visão dramática sobre o vale Passeiertal abaixo.

O museu tem um charme peculiar, projetado pelo arquiteto italiano do Sul do Tirol, o mesmo celebrar o 50.º aniversário da estrada alpina timmelsjoh e concluído em junho de 2010, o museu foi concluído em junho de 2010, ele foi construído exatamente na fronteira entre austríaco e italiano, 2,509 metros cerca de 8,230 pés acima do nível do mar e devido a sua estrutura de 16 metros de comprimento, tem a entra na Austrália e a janela panorâmica oposta em Itália.

Esse edifício tubular em forma de rocha do museu parece tocar o chão em um único ponto como mostram as imagens 1 e 2, além de descansar em um equilíbrio aparentemente precário, com a extremidade em volatize que sobresale no ar.

O concreto foi feito misturando cuidadosamente o cimento com agregados e pigmentos naturais, de modo a obter uma tonalidade acastanhada semelhante à das formações rochosas ao redor.

4.2 CAPTAL GATE

Uma das construções que, sem dúvida, apresenta certo diferencial no seu desing. Considerado o prédio mais inclinado do mundo, Captal Gate localiza-se na entrada do “theCaptal Center”, em Dubai. O prédio tem aproximadamente 18° graus de inclinação e cerca de 160 metros de altura, quase duas vezes o tamanho da torre de pisa em Itália.

A construção deste edifício necessitou de cerca de 400 estacas que trabalham de dois modos diferentes. Para o lado que o prédio se inclina, as estacas têm a função de empurrar as forças para o chão. Ao passo que, no lado oposto, as estacas encontram-se mais aprofundadas no leito rochoso para resistir à força que puxa o edifício. Impedindo-o de cair, uma espécie de âncora. Para que as forças que empurram e puxam o solo, fiquem por iguais, foi preciso um reforço entre as estacas. Uma laje foi feita em cima das quase 400 estacas.

Nas construções comuns, um núcleo sustenta todo o prédio, este o impedindo que fique instável sob forças como o vento. Geralmente este núcleo é bastante forte e bem alinhado com o centro do prédio, mas o que chama atenção neste edifício é o núcleo, pois, este foi construído com uma curvatura voltada á direção oposta a inclinação, para que na medida que os andares forem construídos, o peso que eles acarretam endireitaria o núcleo, que no que lhe concerne, deslocar-se-ia cerca de 350 mm.

Ainda preocupados com a instabilidade do núcleo da construção, como garantia, os engenheiros introduziram 146 tendões de aço, com 20 metros no centro da parede do núcleo. Através de processos de tensões nos cabos, eles certificaram de que a gravidade não derrubaria o prédio. Imagem do caixa empilhado formando uma torre, ao inclinaras certamente desabarias, agora amarre um Fio na base de modo que ele passe pelo centro de todas as caixas e fique tencionado até chegar a última caixa, com exemplo possui praticamente a mesma idéia do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com