TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manômetro de Pressão

Por:   •  1/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

O manômetro de pressão é o indicador encarregado por estimar e expor por meio de um mostrador com ponteiro, a verdadeira pressão no interior de um recipiente ou sistema fechado, como por exemplo: um sistema de ar comprimido, sistema hidráulico, entre outros. O manômetro de pressão é um precursor que não precisa de nenhum tipo de alimentação elétrica, ou seja, não é necessário ser conectado a nenhum sistema elétrico para funcionar. O manômetro de pressão pode ser aplicado em qualquer sistema ou recipiente que necessite ter a pressão monitorada ou controlada, como por exemplo, bombas e compressores, gases de solda, filtros de piscina, sistemas pneumáticos e outros.

Existem diferentes tipos de pressão como também tipos de manômetro. Temos 3 tipos de pressão, que são chamadas de:

  • Pressão manométrica: a pressão atmosférica é utilizada como referência. O sensor normalmente tem um respiradouro u câmara para acessar a pressão atmosférica. Ele faz a comparação desta pressão com a pressão do produto, indicando assim o valor de pressão correto.
  • Pressão absoluta: O vácuo é utilizado como referência, como o ponto de referência é estável o trabalho é mais simples e menos propenso a erros.
  • Pressão diferencial: A pressão entro dois pontos diferentes são comparadas.

É importante o conhecimento dos tipos de pressão por é um ponto fundamental para quando for utilizar qualquer tipo de instrumento de medição de pressão.

Manômetro de Bourdon

A área de aplicação destes manômetros com tubo Bourdon é em meios líquidos e gasosos. O tubo é preso via solda num soquete, que determina a conexão ao processo. O fluido do processo passa pelo soquete e enche o tubo. A outra extremidade é fechada com um End Piece e fica livre. Com a mudança de pressão do processo e assim dentro do tubo, a expansão do tubo muda, que gera um movimento no final livre. O tubo pode diversificar no design e material, dependendo da pressão e fluido do processo. O formato padrão é o tipo "C", com um ângulo de aproximadamente 270° e é fabricado em liga de cobre ou aço inoxidável. Para pressões mais elevadas são utilizados os tipos helicoidal ou espiral.

[pic 1]

Fonte: https://www.wika.com.br

Manômetro tipo fole

Uma relação que é possível ser feita é com o instrumento musical chamado de sanfona, onde ele se contrai ou expande dependendo do movimento realizado pelo sanfoneiro o mesmo acontece com o manômetro tipo fole onde tem a contração e expansão dependendo da pressão aplicada. Porem uma das extremidades se mantem fixa enquanto outra se movimenta. Há também a existência de uma mola que faz uma contra pressão, responsável por gerar uma medição mais precisa.

[pic 2]

Fonte: http://www.mecanicadosfluidos.blogspot.com

Manômetro de peso morto

Utiliza-se o manômetro de peso morto na calibração de outros medidores de pressão devido a sua precisão.
A pressão é obtida pela colocação de massas padronizadas sobre um pistão de área também conhecida. 
Para uma determinada força-peso sobre o pistão pode-se calcular a pressão exercida

[pic 3]

Fonte: www.ebah.com.br

 Manômetro tipo diafragma

Os diafragmas podem ser metálicos ou não metálicos. Os primeiros são em geral feitos de latão, bronze fosforoso, cobre - berílio, monel e aço inoxidável. Já os não metálicos podem ser feitos em couro, neoprene, polietileno e teflon.
A pressão aplicada produzirá a flexão do material enquanto seu retorno à posição de repouso será garantido por uma mola auxiliar no caso dos não metálicos ou pela elasticidade do metal que os compõe nos caso dos metálicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com