TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PCP Planejamento

Por:   •  4/5/2016  •  Seminário  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Confiabilidade nos reporta à capacidade de um sistema, produto ou serviço desempenhar sua função como esperado durante um tempo. Em outras palavras, mede a probabilidade de executar sua operação sem falhas. Em nosso estudo, se trata da produção, instalação e manutenção de um sistema de segurança que pode ser usado em estações de trens metropolitanos, composto por uma porta de segurança feita de material plástico e um sistema de automação que atue para a porta abrir somente quando um trem estiver na estação, visando evitar acidentes com pessoas que podem causar danos físicos e atrasos na operação dos metrôs. As falhas nesse sistema de segurança podem acarretar em transtornos e acidentes com pessoas, então, por se tratar de um sistema de segurança em um local que há um trânsito muito grande de pessoas, é de extrema importância que as falhas no sistema sejam as mínimas possíveis.

Os gerentes de produção estão sempre buscando a melhoria da confiabilidade de sua produção e de seus produtos e serviços que produzem. É importante estabelecer estratégias para minimizar as probabilidades de falha, pois isto significa operar com continuidade, com pouca intervenção da manutenção e baixo custo de operação, além da satisfação do cliente por conta da entrega no prazo determinado e mantendo qualidade dos produtos. Portanto, para termos um sistema de produção e produtos com alta confiabilidade é necessário iniciar essas estratégias desde o projeto do processo produtivo até a entrega ao cliente.

A concepção do projeto de um processo produtivo pode ser a primeira causa de falha. Tanto por conta de um erro no cálculo de demanda, fazendo que a capacidade de produção da fábrica seja inferior à demanda do mercado; erros na concepção do layout que pode causar lentidão e confusão no processo de produção ou escolha equivocada das matérias primas.

A falha também pode ser por conta dos equipamentos, que podem quebrar, por conta de falhas pessoais, falhas de fornecedores e clientes. As falhas podem resultar tanto em uma redução ou parada de produção.

A escolha do material para a fabricação da porta de segurança deve levar em consideração à resistência ao peso das pessoas que pisaram nela para adentrar aos trens e também escolher um fornecedor que entregue a matéria prima com qualidade. A falha na escolha do material acarretará na redução do tempo de vida da porta de segurança e alto custo com manutenção para reparos.

Para reduzir as falhas humanas é importante que os engenheiros e técnicos elaborem procedimentos operacionais e instruções de trabalho para que os operadores e ajudantes estudem. Com relação a falhas em equipamentos, é fundamental ter um planejamento de manutenção preventiva nas máquinas, para evitar paradas não programadas por conta de falhas em equipamentos. Falhas que envolvem o mau uso dos produtos pelos clientes também devem ser evitadas, para isso é imprescindível fazer um manual de instrução para que o cliente fique ciente dos modos de uso do produto.

No caso da fabricação das portas de segurança, deve-se fazer uma análise de riscos e falhas escolhendo alguma metodologia como FTA, por exemplo, para se conhecer os pontos críticos do processo, sua probabilidade de falha, possíveis riscos à operação, e assim, atuar com uma possível mudança no processo, como alteração do projeto ou troca de equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com