TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Mediação - Estratégias Práticas para Resolução de Conflitos

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento: O Processo de Mediação - Estratégias Práticas para Resolução de Conflitos (2ª Edição)

Autor: Christopher W. Moore

Capítulo 1: Abordagens para Administração e Resolução de Conflitos

É muito comum encontrar conflitos tanto interpessoais quanto organizacionais. Existem diferentes formas e ferramentas de lidar e solucionar esses conflitos, cada uma delas podendo direcionar a resultados diferentes. Esse é o assunto de análise deste capitulo.

A Disputa entre Sigson e Whittamore

Cenário de uma clinica que contrata dois novos médicos, Janelle e Andrew Whittamore, que eram casados. Ao serem admitidos, assinaram um pacto de não competição, que impede que algum médico forme clientela na clínica, saia e monte seu próprio negócio atendendo esses clientes.

Conflito: O casal começou a passar por problemas e decidiram se separar. Para não atrapalhar o relacionamento da equipe da clínica, decidiram que um dos dois sairia. Andrew, que era pediatra decidiu sair em benefício da clínica e, por isso, acreditava que tanto a multa de recisão do contrato, quanto a cláusula que o impedia de montar outra clínica fossem desconsideradas pelo chefe, Sigson. No entanto, o chefe de Andrew previu que a longo prazo isso poderia trazer um impacto negativo ao seu negócio, e decidiu não desconsiderar as cláusulas.

Componentes: relacionamento entre os Whittamore, relacionamento com os outros funcionários da clínica, conflito potencial entre os pacientes e relacionamento com Sigson.

Abordagem Para Administração e Resolução de Conflitos

A resolução de conflitos pode variar em termos de formalidade do processo, particularidade da abordagem, pessoas envolvidas, autoridade da terceira parte, tipo de decisão e quatidade de coerção exercida.

No caso da clínica, o primeiro passo foi iniciar as discussões informais. Ao falhar, esse método levou os envolvidos no conflito a uma disputa. A partir dai existem diferentes opções de solucionar o conflito: procurar meios mais formais, recorrer a tomada de decisão de uma terceira pessoa ou negociação.

A negociação é um relacionamento de barganha. Para sair de um impasse, a mediação é um aperfeiçoameto do processo de negociação, que traz a uma terceira parte o poder de tomada de decisão limitado, mediando a disputa, mas as pessoas envolvidas tomam as decisões. É usada quando as duas partes envolvidas acreditam que não podem mais lidar com o conflito.

Voltando ao caso da clínica, eles poderiam apelar a um conselho de diretores para uma decisão da terceira parte, mas Andrew não acredita que eles serão justos com ele.

A arbitragem adiciona ao conflito uma terceira parte imparcial, cuja decisão pode ser consultiva ou compulsória, desde que externa ao relacionamento em conflito. As pessoas escolhem esse método geralmente por ser mais informal e rápido que um processo judicial.

Uma abordagem judicial envolve a intervenção de uma autoridade institucionalizada e socialmente reconhecida em uma disputa. Decisão baseada em jurisprudencia e legislação, que deve ser cumprida.

Ambos estão dispostos a escolher esse caminho, mas veêm risco.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com