TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório De Estágio Ferroport

Por:   •  13/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 9

IFF - INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO

BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

FERROPORT

ESTAGIÁRIA: YASMIM CAETANO FILADELPHO PERÍODO: AGOSTO DE 2021 A MAIO DE 2023

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  3. CONCLUSÃO        8
  4. ANEXOS        9
  5. BIBLIOGRAFIA        11

APRESENTAÇÃO

Dados pessoais

Nome: Yasmim Caetano Filadelpho.

Endereço: Av. Lourival Martins Beda, 1162 - Donana - Campos dos Goytacazes/RJ. Curso: Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Turno: Integral.

Ano de ingresso no campus: 2018/2.

Período de estágio: agosto de 2021 a maio de 2023.

Dados da empresa

Nome: Ferroport.

Endereço: Fazenda Saco Dantas, S/Nº, Porto do Açú - São João da Barra/RJ. Nome do chefe imediato: Vagner José dos Santos.

Setor que realizou estágio: Coordenação de Manutenção Elétrica (CME)

  1. INTRODUÇÃO

O processo para ingresso na empresa Ferroport foi realizado através da plataforma de empregos Vagas.com, que empregou algumas ferramentas como testes de português, conhecimentos gerais e lógicos, bem como solicitou a gravação de um vídeo respondendo duas perguntas.

Tomei conhecimento dessa oportunidade de estágio através do grupo da engenharia - IFF no WhatsApp, a qual compartilharam a publicação feita pela Ferroport através da plataforma LinkedIn que é a única plataforma oficial da empresa fora o seu próprio site.

Meu processo de admissão aconteceu durante a pandemia do Covid-19, visto que ocorreu em agosto de 2021. Dessa forma, a ambientação com as normas da empresa e com os colaboradores foi realizada parte de forma remota e parte presencial.

A Ferroport é uma joint-venture formada pela Prumo Logística e Anglo American, duas empresas que são referência no mercado. Ela atua realizando o embarque de minério de ferro em navios do mundo todo. Esse minério que transportamos vem da extração em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais, na mina da Anglo American. De lá, o minério é transportado até aqui através de um mineroduto, onde passa pelo processo de filtragem realizado pela Anglo. Quando filtrado, o minério é armazenado no pátio de estocagem, onde aguarda pela  chegada dos navios de carga.

Apesar de relativamente nova, fundada em 2014 para operar no Porto, a empresa possui uma quantidade de funcionários razoável, o que a possibilita reter os melhores colaboradores existentes no mercado. Pude perceber que no Porto do Açu existem pessoas de todos os lugares do Brasil, de Norte a Sul, profissionais extremamente qualificados e experientes, o que agrega muito o conhecimento dos demais e da própria empresa.

Na Ferroport, todos os valores são rigorosamente respeitados, sendo que a segurança fica em primeiro lugar. Aqui todos trabalham em conjunto, como um grande time que olha na mesma direção em busca do mesmo objetivo. Essa união faz refletir sobre o quão essencial é colaborarmos por um bem maior, respeitando as individualidades e somando nossas ideias. Isso fez com que eu me sentisse parte dessa grande engrenagem, e que o meu trabalho fazia toda a diferença.

Outro ponto muito abordado é o “sentimento de dono”. Quando você se sente dono de algo se sente motivado a continuar, pois sabe que o resultado que impacta na sua vida vem do

seu esforço. Esse sentimento vem atrelado a características muito marcantes do ambiente corporativo da Ferroport, como responsabilidade e comunicação. Todos têm suas responsabilidades e sabem que os demais contam com aquilo para realização de outras atividades, então você se empenha em conseguir êxito em tarefas. Uma ajuda nunca é descartada, e é sempre muito bem acolhida por todos aqueles que compõem a equipe.

A comunicação é sempre clara e eficaz, sem margens para dúvidas ou outras interferências. Como ela é uma via de mão dupla, não só aprendemos a falar bem como a ouvir, e isso faz a diferença.

Me sinto feliz e grata por ter tido a oportunidade de iniciar a minha vida profissional em uma empresa tão acolhedora e enriquecedora, que confia no meu trabalho e me dá possibilidade de crescimento.

  1. DESENVOLVIMENTO

Na Ferroport, fui inserida no setor de manutenção elétrica. No início, as principais ferramentas utilizadas por mim foram Excel, PowerPoint, Word, Onedrive, SharePoint, nesse período todas as atividades eram supervisionadas pelo Engenheiro Eletricista responsável por mim, chamado de “padrinho” na empresa, bem como pelo coordenador da elétrica e supervisores do setor. Todos colaboraram ativamente para que o meu crescimento fosse gradual até o ponto em que comecei a me sentir mais confiante para tomar decisões.

Até o momento eu não me imaginava ingressando em um setor de manutenção, até mesmo porque dentro da engenharia temos apenas uma matéria na nossa grade curricular que aborda o tema, e a mesma é totalmente teórica e não chama a atenção dos alunos.

No estágio eu pude perceber como a área de Manutenção é vasta e completamente essencial para o bom desempenho de uma empresa. Vi também o abismo entre a faculdade e o mercado de trabalho, e por isso o estágio foi tão enriquecedor na minha formação.

Como o estágio era da área de engenharia, vi o quanto esse grupo é influente dentro de uma empresa, é responsável por muitas atividades que a mesma realiza. Sendo assim, tive contato com ferramentas gerenciais e de orçamento, algo burocrático, mas que também fazem parte das atividades dos engenheiros.

Atuei acompanhando as metas e investimentos CAPEX da área, os quais são investimentos de melhoria anuais que a empresa propõe. Dentro desses projetos pude acompanhar todo o processo desde o início até a sua finalização. Assim, entendi e participei

de todo processo para contrato de prestação de serviços ou de aquisição de equipamentos. Abaixo cito, de forma resumida, todo processo que cada um desses itens englobam:

  • Contrato de prestação de serviço: Elaboração de Especificação Técnica, abertura de solicitação de compra, análise de proposta técnica, visita técnica, levantamento de campo, kick-off, elaboração de boletim de medição, TLF, NF, etc.
  • Aquisição de material: Abertura de solicitação de compra, análise de proposta e datasheet, acompanhamento de entrega, NF, etc.

Na empresa, temos duas metas de projetos: meta física e financeira. Na meta física, todos os projetos têm que estar com avanço físico de 100% até o último dia do ano do projeto. Na meta financeira, temos percentagens de economias para bater aceleração, target, redução ou zerar a meta. Na área de Manutenção Elétrica, eu fazia o controle de todos os projetos (em média uns 10 projetos por ano) para que no final do ano pudéssemos bater a meta, o que impacta na bonificação de cada colaborador ao final do ano (PLR). Participar deste processo foi enriquecedor pra mim como futura engenheira, pois essa vivência é bem além do que só os cálculos que aprendemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (603.9 Kb)   docx (444.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com