O Relatório Estágio
Por: Alexandrec64 • 8/11/2025 • Relatório de pesquisa • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 4 Visualizações
Alexandre da Cruz Dangelo
Bat Brasil
33.009.911/0021-82
RELATÓRIO DE ATIVIDADES -2025
Identificação do aluno
- INTRODUÇÃO:
O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever a experiência profissional do aluno no período do estágio obrigatório para complementar sua formação profissional ao concluir o curso de Técnico em Mecânica. As atividades foram realizadas no setor da manutenção da industria BAT Brasil na unidade de Uberlândia. A empresa possui seis das dez marcas mais vendidas no Brasil, produzindo cerca de 80 bilhões de cigarros por ano.
Na produção de fumo, são 30 mil produtores rurais integrados, que recebem assistência técnica da companhia. Além do processamento de fumo para a fabricação própria de cigarros, destinada ao mercado nacional, o sistema de produção integrada da mesma produz mais de 120 mil toneladas de fumo para exportação, atendendo a mais de 40 países nos cinco continentes. Mais do que milhares de empregos, sendo assim uma geradora de riqueza. É um dos maiores grupos empresariais brasileiros, uma companhia aberta cotada na bolsa de valores de São Paulo (BOVESPA) e que integra o grupo estrangeiro, presente em 180 países
Sua história começa lá atrás quando o jovem Albino Souza Cruz , chegou ao Brasil em 1885 vindo do interior de Portugal com 15 anos, trazendo o irmão menor e uma carta de recomendação para o seu primeiro emprego, justamente em uma fábrica de cigarros. O empreendimento tinha o nome de Imperial Estabelecimento de Fumo e era responsável pela produção de um famoso fumo. Após ter guardado algumas economias e acumulado muita experiência no ramo, o mesmo resolveu abrir seu próprio negócio. No dia 3 de fevereiro de 1903 foi à Junta Comercial do Distrito Federal no Rio de Janeiro para dar a entrada na petição de registro da primeira marca da empresa.
Dois meses e vinte dias depois, no dia 25 de abril do mesmo ano, com quase duas dezenas de funcionários e uma inovadora máquina de produzir cigarros já enrolados em papel, na cidade do Rio de Janeiro, foi então o primeiro produto da então nascente empresa. A revolucionária máquina conseguia a proeza de produzir 5 cigarros simultaneamente. Como o sucesso do produto foi rápido e grande nas tabacarias da capital federal, devido a isso seu proprietário teve que expandir seu negócio. Em 1910, a então empresa comprou a imperial estabelecimento de fumo, transferindo então suas instalações industriais onde funcionava essa nova empresa adquirida.
Com essa mudança, foram necessários mais recursos para investimentos em tecnologia a fim de acelerar seu ritmo de crescimento. Em 1914, seu proprietário transformou a companhia em uma sociedade anônima, passando o controle acionário a um grupo estrangeiro. Esta mudança alavancou o crescimento da mesma, levando-a ao posto de maior indústria de fumo da América latina. A partir daí, aumentou sua produção, internacionalizou-se, evoluiu tecnologicamente e tornou-se líder absoluta de mercado.
Seus produtos são de alta qualidade e inovadores neste segmento, esta empresa passou a possuir uma atuação internacionalmente voltada para os consumidores, proporcionado a liderança absoluta no mercado brasileiro de cigarros com cerca de 75% de participação no mercado formal. Como prova desse sucesso, a 21 / 24 a empresa conquistou três certificações, a ISO 9001 – qualidade, ISO 14001 – meio ambiente e a OHSAS –18001 – segurança e saúde ocupacional. Suas marcas são campeãs de vendas. A empresa é líder do mercado nacional. Além das marcas que concentram os esforços estratégicos da companhia, a empresa comercializa também outras marcas de excelente aceitação pelo mercado.
A matriz localiza-se no Rio de Janeiro. Possui usinas de processamento de fumo em Santa Cruz do Sul (RS), Blumenau (SC), Rio Negro (PR) e Patos (PB). Possui uma fábrica sendo ela em Uberlândia (MG). Possui também um centro de pesquisa e desenvolvimento mais avançado do setor, um departamento gráfico, seis centrais integradas de distribuição, vinte e três centros operacionais de distribuição e oitenta e um postos de abastecimento.
- ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES:
- Desempenho de todas as atribuições do Operador de Produção.
A empresa adota a estratégia de utilizar a mão de obra dos mecânicos e técnicos para a operação dos equipamentos e execução de relatorios operacionais e informações do equipamento
2.2 Execução da manutenção corretiva, preventiva e/ou preditiva
Consertando,montando, ajustando e/ou regulando máquinas e equipamentos, conforme plano de manutenção, identificando e analisando defeitos, recuperando ou substituindo peças e subconjuntos danificados;.
2.3 Requisição de materiais de consumo ou sobressalentes necessários ao funcionamento da área
Através de ordem de serviço, solicitações de orçamentos e/ou requisições de compra, para posterior aprovação
2.4 Execução do fluxo de informação do DMS de MP&S, DH e DBE, realizando o registro de tais informações no SAP.
Após a execução das atividades de manutenção, seja elas corretivas ou preventivas foi feito o prenchimento de relatórios online para registros e históricos para que haja comprovação que a ação da manutenção foi executada.
2.5. Conservação dos desenhos, diagramas, manuais, catálogos, informativos e outros impressos devidamente ordenados e catalogados
Conservação do armário de
2.6. Desenvolvimento do time operacional quanto as melhores práticas operacionais.
...