TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo sobre Aterro Sanitário

Por:   •  23/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

                                        Resumo sobre Aterro Sanitário

O município de Uberlândia com uma população de 608.369 (IBGE 2007).

O serviço de limpeza urbana é administrado pela Prefeitura e operado pela empresa Limperbras Engenharia Ambiental Ltda. A população atendida por este serviço é toda a população urbana, correspondente a 593.525 habitantes (IBGE, 2007), sendo coletado diariamente cerca de 450 toneladas de lixo, domiciliar e público, em todos os seus bairros de Uberlândia. Os resíduos coletados são domiciliares, público e comerciais, os quais se classificados, conforme ABNT NBR 10.004/04, como pertencentes à Classe II A (não inertes). A destinação final de todo o resíduo coletado na cidade é o aterro sanitário.

O Aterro Sanitário de Uberlândia localiza-se na vertente da margem direita do rio Uberabinha, distando cerca de 6 km do centro urbano. Está em operação deste agosto de 1995 e obteve Licença de Operação em 24 de setembro de 1997.

O aterro sanitário tem estrutura composta por guarita, balança, escritórios, sala de reuniões, refeitório, vestiários, viveiro de mudas, posto de abastecimento e área de manutenção de máquinas. Para a operação, conta com dois tratores de esteiras, uma retro- escavadeira e dois caminhões D60.

O empreendimento encontra-se em área urbana, conforme Lei Municipal n. 5.969/94. A área total do empreendimento é 31,4921ha, com capacidade volumétrica do maciço estimada em 2.600.000m3 . O volume aterrado até outubro de 2008 era de aproximadamente 1.461.976m3 , com vida útil restante de cerca de 1 ano e 6 meses para o empreendimento em questão (julho de 2010).

Tanto no terreno quanto no maciço não há registro de focos erosivos. Os taludes são revegetados com grama cuiabana. A drenagem de águas pluviais é executada vertical e horizontalmente. Os drenos horizontais acompanham o pé de talude e os verticais acompanham a descida do próprio talude.

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS ATUAIS

Na entrada do empreendimento existe uma balança rodoviária que pesa todos os caminhões que vão depositar o lixo no aterro. Conforme descrito no RADA, após essa pesagem, os caminhões seguem até a frente de serviço onde descarregam os resíduos e na saída esses caminhões são pesados novamente para que se obtenha o peso real dos resíduos a serem aterrados

Após a descarga do lixo, este é compactado por um trator de esteiras até que atinja a altura de cinco metros. Depois de compactado ele é coberto com material inerte (entulho e terra). Então essa área é reservada para descanso e passa a se utilizar outra área para a disposição do lixo. Este processo se repete até que a plataforma fique completamente cheia.

Então outra plataforma é construída por cima desta e assim sucessivamente. Interessante destacar que o lixo após compactação é coberto com uma lona e, à medida que sofre recobrimento com material inerte, a lona vai sendo retirada pouco a pouco. Esta medida evita que o lixo permaneça exposto até a etapa de recobrimento, evitando-se assim a atração de moscas e aves (urubus, gaviões, anus).

Os taludes recebem cuidado com grama e adubação, estes tem inclinação de 1:3.

A base do aterro tem o solo compactado e também recebeu uma camada de argila para sua completa impermeabilização. Na seqüência, foi instalado o sistema de drenagem, com drenos horizontais de chorume constituídos por tubos perfurados de PVC de 100 mm (cem milímetros) de diâmetro. Tais tubos são colocados em valas de aproximadamente 0,5 m (meio metro) de largura por 0,5 m (meio metro) de profundidade, protegidos com pedra de mão e capim, os quais também funcionam como um filtro, evitando o entupimento dos drenos. Os drenos verticais de biogás são construídos em tubos de concreto perfurados de 30 cm (trinta centímetros) de diâmetro, envolvidos por pedra de mão, que é sustentada por uma tela de metal. A brita tem como objetivo evitar o entupimento do tubo que drena o gás gerado no interior do maciço de lixo. Finalizada a execução do dreno de biogás, um tubo de cerâmica é colocado em sua parte superior formando o queimador (no aterro o biogás é queimado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com